sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Pequenos e Notáveis em Tibau do Sul

Workshop Pequenos e Notáveis - Ferramentas de Gestão Estratégica para Pequenos Meios de Hospedagem

O workshop em Tibau do Sul foi finalizado com a participação de 13 profissionais ligados à gestão de 10 pequenos meios de hospedagem de Tibau do Sul e região.

A região tem como principal destino turístico Pipa e suas belíssimas praias recortadas por falésias.

Pipa é um destino internacional com forte presença de turistas europeus. No contexto atual de crise econômica na Europa, os empreendimentos locais buscam alternativas para um reposicionamento no mercado para que possam atrair um novo público ao destino, visando suprir a baixa que houve na demanda européia.

Nessa perspectiva, o workshop contribuiu significativamente com os participantes ao abordar temas como marketing e competitividade. A abertura do evento contou com a presença de Mariana Carvalho da ABIH.

Importante ressaltar o apoio do Hotel Ponta do Madeiro, que hospedou a equipe do projeto.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Pequenos e Notáveis em Brasília

Acontece em Brasília o Workshop Pequenos e Notáveis – Ferramentas de Gestão Estratégica com o apoio do Ministrério do Turismo, da Secretaria de Turismo do DF e ABIH DF.

No evento, que já ocorreu em outros 10 destinos, contamos em Brasília, também com representantes de pequenos meios de hospedagem do Núcleo Bandeirante, Samambaia, Guará, Recanto das Emas, Taguatinga, Aguas Claras e Formosa.

Além da abordagem dos temas competitividade e sustentabilidade, previstos para o primeiro dia, o Workshop em Brasília teve a participação especial da Coordenadora de Serviços Turísticos do MTur, Sra. Rosiane Rockenbach que discorreu sobre o Cadustur e o Sitema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem. Em sua palestra Rosiane abordou o que é o o Cadastur e o Sistema e as oportunidades e benefícios de obter a chancela oficial do MTur.

Amanhã, o evento continua com a apresentação de programas e ferramentas do Sebrae com foco na realidade dos pequenos meios de hospedagem e com a abordagem sobre Marketing.

O workshop foi aberto pela coordenadora do programa, Leonora Guedes. Deram as boas-vindas aos participantes o Secretário de Estado de Turismo, Sr. Luís Otávio Neves, a representante do Sebrae-DF, Jackeyline Reis Mapurunga e o presidente da ABIH DF, Sr. Tomaz Ikeda que convocou os empresários a atuarem em colaboração no esforço de preparar o destino Brasília e aproveitar a oportunidade do Workshop para incrementar seus negócios. Segundo Ikeda, receber com hospitalidade é uma exigência que deverá ser suprida pelo destino desde já.

Empresários e gestores de pequenos meios de hospedagem
Workshop Pequenos e Notáveis em Brasília
Manual de Sustentabilidade para pequenos meios de hospedagem
conteúdo inédito no Brasil

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Problemas?

Qual é a natureza dos problemas na gestão e na operação do seu pequeno negócio de hospitalidade? Eles são insolúveis? Grandes ou pequenos? Bons ou ruins? Hum? Como assim, bons problemas?

Vamos a explicação. Água é um custo importante no seu pequeno meio de hospedagem? Provavelmente, porque todos os seus hóspedes tomam banho, usam a desgarga do sanitário, escovam os dentes, usam a piscina, etc. Seu paisagismo inclui grama, jardins horizontais e verticais. Muitos pratos, talheres e copos. Muita roupa de cama e de banho.

Portanto, independente do número de UHs que o seu PMH possua, o impacto disso no balanço das suas contas será alto. E lembre-se de que ainda pagamos muito pouco por serviços de água e esgoto, mas isso não dura muito. Teremos mudanças nesses serviços públicos em breve.

Legal. Pensando nisso, já cogitou a possibilidade de utilizar um reservatório de alguns mil litros d'água para coletar e armazenar água da chuva? Sabe o que pode acontecer se fizer isso? Sua conta de água vai diminuir consideravelmente. Legal, um bom problema resolvido, porque agora você tem outros problemas a resolver com a solução entregue.

Agora, pode aumentar sua competitividade com aquela vantagem que planejava. Instalar ofurôs nas suas melhores suítes, porque os custos com água agora diminuiram consideravelmente.

Pode construir aquela horta em formato mandala para servir alimentos orgânicos em seu restaurante, porque agora água não é mais um problema.

Veja que ainda sequer falamos sobre sustentabilidade.

Quer se inspirar para as soluções que estão por vir. Então, com vocês Denis Russo Burgierman no TEDxSP 2009.





O TED surgiu em 1984 como uma conferência anual na Califórnia e já teve entre seus palestrantes Bill Clinton, Paul Simon, Bill Gates, Bono Vox, Al Gore, Michelle Obama e Philippe Starck. Apesar dos mil lugares na platéia, as inscrições esgotam-se um ano antes. Cerca de 500 das palestras estão disponíveis no site do evento e já foram acessadas por mais de 50 milhões de pessoas de 150 países. A cada ano a organização elege um pensador de destaque e repassa a ele 100 mil dólares para ele que possa realizar “Um Desejo que Vai Mudar o Mundo”. Com essas 4 ações, TED Conference, TED Talks, TED Prize e TEDx a organização pretende transformar seu mote “ideias que merecem ser espalhadas” cada vez mais em realidade. “Acreditamos apaixonadamente no poder das ideias para mudar atitudes, vidas e, em última instância, o mundo”, dizem os organizadores do TED. Nós também. E você?


No espírito das ideias que merecem ser espalhadas, o TED criou o programa chamado TEDx. O TEDx é um programa de eventos locais, e organizados de forma independente, que reúne pessoas para dividir uma experiência ao estilo TED. O TEDxSudeste é uma conferência sem fins lucrativos que reunirá mais de 30 pensadores de áreas de conhecimento tão diversas quanto arte e tecnologia, ciência e negócios, para falar sobre suas melhores ideias em palestras com duração de 5 ou 15 minutos.

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Pequenos e Notáveis em Morro de São Paulo

Morro de São Paulo e região estabelecem recorde
Workshop Pequenos e Notáveis - Ferramentas de Gestão Estratégica para Pequenos Meios de Hospedagem


Começa bem o Workshop Pequenos e Notáveis em Morro de Sao Paulo, na Bahia.

Muito por força da mobilização feita por ABIH e Sebrae Bahia, e também da Secretaria de Turismo de Cairu (Morro de São Paulo), representados no evento, respectivamente pelo Presidente, Manolo Garrido, a Gerente Turismo, Karla Barros e o secretário, Julio César, mas também pelo grande número de pequenos meios de hospedagem dos destinos da região.

Com um total de total de 65 pessoas, o workshop conta com a presença de empresários e gestores de aproximadamente 50 pequenos meios de hospedagem dos destinos de Morro de São Paulo, Boipeba, Camamu, Península de Maraú e Valença.

O feliz ganhador do sorteio é de Atibaia

Luiz Alberto Abdala, da Pousada Refúgio do Saci em Atibaia, foi o ganhador da TV LCD de 42 polegadas oferecida pelo Programa de Qualificação de Pequenos Meios de Hospedagem.

Luiz Alberto, que não esperava pelo prêmio, participou da pesquisa diagnóstica em uma reunião realizada, em agosto, em Atibaia e respondeu as questões por julgar importante contribuir com o levantamento de informações que resultou no programa dos Workshops Pequenos e Notáveis.

“Foi uma grande surpresa. Tanto a qualidade da programação do workshop, quanto ter ganhado o prêmio. Além de todas as ferramentas apresentadas nesses dois dias, gostaria de salientar a importância do relacionamento entre os proprietários dos pequenos hotéis e pousadas que se tornou mais forte ainda nesse encontro. Também acho importante que o processo não pare e, para isso, sugiro workshops de reciclagem nos próximos anos”.

Nós também achamos importante, Luiz Alberto, e vamos batalhar juntos, ABIH Nacional e suas seccionais nos estados, Sebrae, IBH e todos os outros parceiros do programa, para que nos próximos anos tenhamos workshops de reciclagem e também de discussão de novas questões afeitas à qualificação da gestão dos pequenos meios de hospedagem brasileiros.



Luiz Alberto - Pousada Refúgio do Saci em Atibaia




terça-feira, 27 de setembro de 2011

A opinião do seu potencial hóspede



O estudo destaca que quase 70% dos consumidores pesquisaram “questões verdes” nos últimos 12 meses. Um grande aumento se comparado com os menos de 40% dos pesquisados em 2005. O percentual de consumidores que descartam suas embalagens e resíduos para a reciclagem também aumentou, saltando de 70% em 2007 para 90% em 2011.

A pesquisa, realizada com mais de 6.600 consumidores e 200 formadores de opinião em 10 países, ainda aponta que a preferência por embalagens recicláveis tem crescido e já representa 88% do total. Cerca de 77% também afirmaram que compraram determinados produtos e não outros, porque a embalagem era melhor para o ambiente.

O levantamento também analisou o comportamento dos fabricantes de alimentos e varejistas. Neste público, cerca de 83% dos entrevistados indicaram que consideram o impacto ambiental na escolha de soluções de embalagens, seguindo a tendência dos consumidores.
Como o interesse pelo assunto sustentabilidade está aumentando, cerca de 60% dos entrevistados afirmam entender termos ambientais complexos como "pegada de carbono", por exemplo. De acordo com Dennis Jönsson, presidente e CEO da Tetra Pak, mais da metade dos consumidores buscam por produtos que forneçam informações sobre o impacto ambiental e afirmam que a falta de dados e selos era um problema em seu comportamento de compra. “Estes resultados ressaltam a necessidade dos fabricantes de alimentos, varejistas e empresas de embalagens oferecerem produtos mais ecológicos e que permitam aos consumidores fazer escolhas conscientes e sustentáveis", afirma Dennis.

A pesquisa também mostra que os consumidores querem fazer escolhas mais “verdes”, sem comprometer o custo e qualidade. A maioria dos entrevistados, cerca de 78%, disseram que estariam dispostos ou extremamente dispostos a comprar alimentos ou bebidas em embalagens "verdes" se fossem o mesmo preço que os tradicionais.

Além disso, cerca de 74% dos consumidores disseram que estariam dispostos ou extremamente dispostos a comprar produtos "verdes" se a qualidade fosse a mesma que os tradicionais. Já cerca de 28% dos consumidores afirma que vão comprar produtos em embalagens menos prejudiciais ao meio ambiente, mesmo que custem mais.

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Este artigo foi originariamente publicado no sítio eletrônico da Tetra Pak.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

O chefe do terceiro milênio

Ambiente de criatividade, decisões tomadas em processo horizontal, busca de soluções em equipe, profundo conhecimento da empresa e do mercado, planejamento contínuo do futuro.

Numa avaliação do seu pequeno negócio de hospitalidade essas características são encontradas? Se sim, elas decorrem da sua competência em liderar sua equipe?

Faça um teste desenhado pela revista eletrônica do Pequenas Empresas e Grandes Negócios clicando aqui e descubra se você é um chefe à moda antiga ou um verdadeiro líder.

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sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Como anda a concorrência?

Além do menor investimento, do alcance segmentado e da possibilidade de estabelecer um relacionamento próximo e até afetivo com seu público alvo, sabe uma outra vantagem fundamental do investimento em Internet em detrimento de outras canais?

A ampla possibilidade de medir a eficiência e a eficácia de suas ações. Você pode fazer isso contratando um provedor para a organização e o envio de suas campanhas de email marketing. Mas também nos seus anúncios no Facebook. Ou na competência do seu sítio eletrônico de entregar aos seus potenciais hóspedes aquilo que procuram, por meio dos estudos do Google Analytics.

Já no Google AdWords
você comparar suas ações com as de outras empresas, a partir de métricas simples, se for um iniciante, mas também com cruzamentos complexos, quando for um expert.

Saiba mais
sobre como comparar seus anúncios no Google AdWords com os de outras empresas.




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quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Acontece na próxima semana

Pequenos e Notáveis em Tibau do Sul, Brasília, Gramado e Morro de São Paulo

Nos próximos dias 28 e 29/09 o Workshop Pequenos e Notáveis terá como publico os empresários e gestores de pequenos meios de hospedagem dos estados do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Bahia, além do Distrito Federal.

Acesse o formulário de inscrição clicando aqui.

Se preferir, faça sua inscrição por telefone, contactando a sede da ABIH Nacional em Brasília. (61) 3201- 8443. Atendimento entre 9h00 e 18h00.

Ou ainda por email: pequenosenotaveis@ipde.org.br.

Veja a programação dos dois dias dos workshops no quadro a seguir. Se tiver dificuldades para visualizar o arquivo, clique aqui.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Pequenos e Notáveis em Pirenópolis

Marcos Borges, instrutor do programa,
empresários e profissionais de PMHS
Workshop Pequenos e Notáveis - Ferramentas de Gestão Estratégica para Pequenos Meios de Hospedagem.

No primeiro dia do workshop em Pirenópolis,
33 empreendimentos foram representados e participaram ativimente dos debates sobre as melhores práticas na gestão de pequenos negócios de hospitalidade. Todos de Pirenópolis com excessão da Pousada Tabapuã dos Pireneus, localizada no destino vizinho, Cocalzinho de Goiás.

No total dos participantes do evento, tivemos 44 profissionais ligados ao setor, dentre eles, empresários, gestores de pequenos meios de hospedagem e representantes de entidades locais.


A expectativa para com o Workshop, relatada pelos presentes, era de aquisição de novos conhecimentos para incrementar e inovar seus negócios. Os exercícios práticos auxiliaram os empresários a refletir sobre suas práticas e avaliarem o estágio de competitividade e sustentabilidade de seus emprrendimentos.


Empresários e profissionais de PMHs concentrados no preenchimento da pesquisa


Pequenos e Notáveis em Búzios

Workshop Pequenos e Notáveis - Ferramentas de Gestão Estratégica para Pequenos Meios de Hospedagem

Em Búzios temos 34 representantes de pequenos meios de hospedagem Cabo Frio, Arraial do Cabo, Macaé e São Pedro da Aldeia, mas sobretudo do destino que sedia o evento.

Considerada a Saint – Tropez Brasileira, Búzios onde acontece o Workshop tem uma população de 28.653, chegando a 200 mil na alta temporada.

É o único destino indutor, dentre os 65, da região com 297 hotéis e pousadas, sendo quase na sua totalidade PMHs. A exploração turística e a ocupação imobiliária do local tiveram início após a fama internacional dada a Búzios pela atriz francesa Brigitte Bardot, que a visitou em 1964. Hoje, a cidade é visitada por turistas do mundo inteiro (principalmente argentinos).

Conhecida internacionalmente como uma das melhores cidades do país para a prática de mergulho. Arraial do Cabo reúne algumas das mais belas características do litoral brasileiro, como dunas de areia branca, vegetação de restinga, lagoas e praias de mar cristalino, além de cosões que funcionam como mirante para apreciar a beleza das praias. Quem agradece são os mergulhadores, que lá encontram os melhores pontos do país para praticar o esporte.

Cabo Frio capricha no visual e na infra-estrutura. Além do mar cristalino e das dunas de areia branquinha, a maioria das praias da cidade oferece confortáveis quiosques para atender ao público cativo: famílias com filhos adolescentes. Na alta temporada, a turma toma conta da extensa praia do Forte, repleta de bares e restaurantes e cenário da bonita queima de fogos na passagem do ano.

Em São Pedro da Aldeia é possível encontrar a Casa Flor e a Igreja Matriz, ambas tombadas pelo Patrimônio histórico. Também sedia museus de grande importância como o único Museu da Aviação Naval do Brasil, e em fase de conclusão o Museu ferroviário da Região dos Lagos na Antiga estação São Pedro que está sendo implementado pelo IPHAN. São Pedro da Aldeia é destaque por ser a cidade conservadora da história não só do município mas de toda a região. As praias são um capítulo a parte, águas termicamente agradáveis banhadas pela Laguna Araruama a maior laguna hipersalina do mundo. Esportivamente São Pedro da Aldeia é excelente para prática de esportes náuticos, como kitesurf, windsurf e iatismo, por ter ventos fortes e águas tranquilas.

Em Macaé o turismo de negócios já está consolidado na cidade, que recebe empresários e trabalhadores da indústria offshore todos os dias. A cidade tem hoje o maior parque hoteleiro do interior do estado, com cerca de três mil leitos, distribuídos em aproximadamente 100 hotéis e pousadas. O turismo de negócios, setor que cresce de 6% a 9% ao ano, corresponde a 71% do setor e a 10% do PIB do município. Por conta de seu ótimo potencial, a cidade ganhou o Selo de Ouro do Turismo, da Embratur.

É esta a realidade dos municípios participantes do evento e conforme depoimentos de alguns participantes, a expectativas deles em relação workshop é que seja uma ferramenta que os auxilie melhorar mais ainda seu PMH.

Pequenos e Notáveis em Atibaia

Rodrigo Lopes (instrutor) e empresarios
no Workshop Atibaia
Workshop Pequenos e Notáveis: Ferramentas de Gestão Estratégica para Pequenos Meios de Hospedagem.

O workshop que acontece nesse momento, em Atibaia-SP, no Hotel Itapetinga, tem como público alvo também os destinos de Mairiporã, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Jarinu, Joanópolis, Nazaré Paulista, Pedra Bela, Piracaia , Vargem Pinhalzinho,Tuiuti, São Paulo e Grande São Paulo (ABC e Guarulhos), Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo.

Estão presentes 18 empresários que representam os pequenos meios de hospedagem de Atibaia, Bragança e Pedra Bela.

A maioria absoluta dos meios de hospedagem presentes em Atibaia e região são pequenos e por isso a importância na realização do Workshop Pequenos e Notáveis nesse destino.

Logo no começo do workshop a equipe de consultores compreendeu que os empresários presentes estavam interessados em interagir para fortalecer o setor e a atividade turística.
Por isso, durante todo o dia, trocaram experiências no sentido de compreender como melhorar a gestão de seus negócios!

Continuaremos amanhã a disseminar informação e a debater os temas de marketing, empreendedor individual, bolsa de oportunidades e central de negócios. Venha e participe!

O Workshop conta com o apoio de logística e mobilização da Associação de Hotéis de Atibaia e Região - AHAR, do Sebrae SP e da ABIH SP.

Momento de descontração entre consultores e empresários de pequenos e notáveis negócios de hospitalidade


 



OS DESTINOS
A região abriga a maior tirolesa do mundo em atividade. Esta encontra-se na cidade de Pedra Bela, próximo a Bragança Paulista e Socorro. Pedra Bela é um pequeno município paulista, situado no nordeste do Estado de São Paulo (112 km da capital). Representando a cidade contamos com a presença da Pousada Alma de Pedra.

Atibaia situa-se numa região serrana - montanhosa, junto à Serra da Mantiqueira. Com muitos vales e belas paisagens, Atibaia tornou-se conhecida nacionalmente como a Cidade das Flores e dos Morangos.

Por sua localização próxima a São Paulo, facilidade de acesso e infraestrutura, é hoje um foco natural para o turismo de lazer e para o turismo de negócios. A vocação turística de Atibaia, evidenciada por seu clima e paisagem privilegiados, foi divulgada pelos mais importantes escritores e poetas brasileiros das décadas de 1930 e 1940. É conhecida pela comemoração da famosa festa das Flores e do Morango, realizada em setembro.

Segundo a UNESCO, possui o segundo melhor clima do mundo, superada apenas pela cidade de Davos, na Suíça. Atibaia está localizada no interior do Estado de São Paulo, a apenas 65 km da capital paulista.

Possui uma localização ideal para atividades ao ar livre como: vôo livre, trekking, escalada, visita de cavernas, escalada em rochas, motocross, mountain bike, parapente, vela e jet-sky entre outros. Oferece ótima infra-estrutura hotelaria e muitas opções turísticas de lazer!

Pequenos e Notáveis em João Pessoa

Manuelina Virgolino - Presidente da ABIH PB
Workshop Pequenos e Notáveis - Ferramentas de Gestão Estrategica

O Workshop Pequenos e Notáveis acontece, nesse momento, em João Pessoa na Paraíba com a participação de 40 empresários e gestores de pequenos meios de hospedagem dos municípios de Areia (Brejo), Bananeiras (Brejo), Boqueirão (Cariri), Cabaceiras (Cariri), Baia da Traição (litoral norte), Conde (litoral sul) e João Pessoa.

Como João Pessoa é um dos 65 destinos indutores, o grupo gestor local apoiou a mobilização e organização do evento, e também da PBTUR, SEBRAE, ABIH, SETUR e Convention and Visitors Bureau de João Pessoa.

Participaram da abertura os parceiros locais do programa
Ruth Avelino, Presidente da Empresa Paraibana de Turismo – PBTUR.
Manuelina Virgolino, Presidente da ABIH PB.
Regina Amorim, Diretora de Turismo do SEBRAE PB.
Ferdinando Lucena, Gerente de Operações do Convention e Visitors Bureau

terça-feira, 20 de setembro de 2011

A experiência catalã

Naquele momento era secretário de finanças da cidade de Barcelona. Depois do sucesso na organização das olimpíadas e do legado extraordinário para a capital da Catalunha, mas também para o país, tornou-se prefeito.

Hoje, é diretor da ONU-Habitat, organismos das Nações Unidas que tem a missão de promover cidades ambiental e social sustentáveis.

Veja a entrevista de Joan Clos, ao repórter Gustavo Faleiros, do portal OEco, sobre a experiência de Barcelona e o legado das Olimpíadas de 1992.





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sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Você é um bom chefe?


Quando comete erros se responsabilizam por eles. Conseguem ficar “neutro”em situações que poderiam envolver a perda de controle emocional.

Não externaliza seus problemas. Têm níveis altos de paciência e compreensão. Sabe delegar. Tem um alto senso de propósito.

Reconhecem e aconselha os membros da sua equipe constantemente. Tem inteligencia emocional. É autêntico e honesto.


Pois procure estar atento a estas características, porque estão elas identificadas com as competências de um grande líder. Ao mesmo tempo esteja atento aos comportamentos a seguir, porque são desagradáveis e podem diminuir a sua capacidade de liderar com competência sua equipe rumo ao desenvolvimento de um pequeno negócio de hospitalidade competitivo.


Denegrir colegas de trabalho – ponto inquestionável, quando o assunto é comportamento desagradável no mundo corporativo. Falar mal de colegas de trabalho tem implicações tão profundas que pode até motivar acusações de assédio moral.

Individualismo – existem dois tipos de individualistas: aqueles que são assim, pois têm problemas em dividir tarefas, ou seja, não desenvolveram tal competência, e aqueles que adotam esse tipo de postura para 'se mostrar', anunciando em todas as oportunidades que ele é o "faz tudo", que só ele tem capacidade etc.

Falta de humildade – o problema da falta de humildade dentro de uma equipe é que esse tipo de atitude geralmente cria conflitos e causa desmotivação.

Não assumir suas falhas - quando um problema ocorre e um projeto, por exemplo, não sai conforme o esperado, todos sabem exatamente onde foi o problema. Tendo isso em mente, não assumir suas falhas, pensando em não abalar sua imagem, não vai ajudar em nada. A atitude profissional nesse caso é assumir as falhas e sugerir formas de reverter os danos, assim, o colaborador mostra que está aberto.

Não valorizar contribuições de colegas - muitos profissionais simplesmente desconsideram a opinião e as ideias dos demais colegas. Isso novamente gera desmotivação, justamente o que as empresas não querem. Mesmo que uma sugestão exposta não seja do seu agrado, há formas e formas de expressar sua opinião. Portanto, tenha sempre cuidado ao falar e, antes de rejeitar algo, mostre que teve a preocupação de analisar a ideia.

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O conteúdo deste artigo foi produzido pela revista eletrônica Administradores.com.br. O portal reúne administradores, empresários, professores e executivos dos mais variados setores. Traz cotidianamente artigos interessantes sobre  administração de empresas e negócios.

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quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Bom, médio ou ruim?

Qual o perfil do seu pequeno negócio de hospitalidade? Para quantos tipos de pessoas ele é adequado? Os baby-boomers, a geração X e a geração Y ficariam satisfeitos?

Casais em lua de mel, grupos de amigos solteiros, mas também famílias com crianças terão suas necessidades e desejos atendidos?

E no seu destino? Turistas identificados com ecoturismo, turismo de lazer e entretenimento ou turismo de compras se divertirão?

Uma rápida leitura dos comentários a seguir pode te ajudar a responder essas perguntas. Esse comentários foram feitos sob um mesmo meio de hospedagem no sitio eletronico Trip Advisor, o qual é dedicado à troca de informações entre viajantes sobre suas experiências de viagem.

As acomodações são razoáveis. Agora todo o resto e fraco para o que se propõe. As cadeiras da piscina são velhas e quebradas, o parquinho para as crianças e ruim, o jantar e sofrível. Cobram tudo e muito caro.

se hospedou em Agosto 2011, viajou em casal

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Um dos melhores hotéis que já me hospedei.
Viajo pelo Brasil inteiro a trabalho, e estas férias foram inesquecíveis. O Hotel é sem dúvida um dos melhores dos Nordeste, vale a pena pagar um pouco mais. Os funcionários são todos muitos educados, atenciosos e discretos. Você se sente em casa. O pessoal da recreação trata as crianças com muita atenção e carinho. Fora que o Hotel é decorado com muito bom gosto, com muitas obras de artes e muitos detalhes bacanas.
Isso porque ficamos no quarto mais simples e mais barato, as suites mais caras devem ser simplesmente fantásticas. O Hotel tem tudo lá dentro, mas quem quiser conhecer Maceió, a é aluguar um carro no próprio hotel, nós fizemos isso e ficamos muito satisfeitos.

se hospedou em Julho 2011, viajou com a família

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Estive no Ritz na semana do dia 07/08 com meus pais e me surpreendi em todos os aspectos. O hotel é lindo, excelente infra estrutura, apartamentos amplos e sempre limpos. Os funcionários foram muito atenciosos e sempre muito simpáticos. O local onde ele esta localizado é uma área tranquila e com fácil acesso até o centro. A área de lazer dele é gigaaante, piscinas, hidromassagem, sauna, sala de jogos, campo de golfe e uma academia super equipada.

se hospedou em Agosto 2011, viajou com a família

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Fomos hospedar nesse hotel achando que seria excelente os serviços.Na chegada já ficamos a desejar, atendimento péssimo logo na recepção com poucos funcionários.Fui para o quarto, cama péssima com um colchão muito mole e chuveiro HORRÍVEL.Como tenho dores na coluna por causa de hérnia de disco , no primeiro dia já solicitei a troca de quarto, eles alegaram que estavam cheio e que no dia seguinte nos trocaria de quarto.

se hospedou em Julho 2011, viajou em casal

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Qual a sua impressão sobre os comentários. Alguém está certo e alguém está errado? Ou será que as expectativas criadas não podem ser cumpridas exatamente, porque não há possibilidade se agradar todo mundo? O problema é realmente qualidade ou foco nas campanhas de promoção e nos mercados que estão sendo atingidos?

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quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Pequenos e Notáveis em Porto de Galinhas


Workshop Pequenos e Notáveis - Ferramentas de Gestão Estrategica

O destino Porto de Galinhas surpreendeu a todos com a realização do Workshop Pequenos e Notáveis na semana passada. Com avaliações entre ótimo e bom o evento contou com a participação de cerca de 40 empresários.

Ao longo do workshop onde foram firmadas algumas agendas de trabalho para encaminhamentos, com destaque para formalização da Associação de Pousadas de Porto de Galinhas, a contratação de plano de marketing para o destino, a execução de ações de benchmarking, entre outras.



Pequenos e Notáveis em Porto de Galinhas
: sucesso e recorde na participa

Finalizando o trabalho desenvolvido no Pernambuco, depois da realização dos workshops em Recife, Fernando de Noronha e Porto de Galinhas, a ABIH do estado se aproximou dos destinos e foram retomados diálogos com perspectivas futuras interessantes para produtivas parcerias.



segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Cidades Sustentáveis

Vitoria-Gasteiz, foi nomeada como Capital Verde Europeia de 2012. Para conseguir este posto, a cidade de Vitoria-Gasteiz iniciou um conjunto de ações concretas em prol da sustentabilidade. Na cidade espanhola, os cidadãos tem a até 300 metros de distância de sua residência, acesso a serviços publicos essenciais.

O planejamento da extensão urbana de Upton, na periferia sudoeste de Northampton, em East Midlands, é baseado em um modelo de paisagem que implementa o SUDS (Sistema de Drenagem Urbana Sustentável).
A gestão eficiente de águas pluviais foi priorizada durante o planejamento na área, que foi duramente atingida por enchentes em 1998. A estratégia envolve a limitação e controle de águas superficiais e escoamento na fonte. Isto é conseguido através de telhados verdes, um sistema de tubos e valas, lagoas conectadas e pavimentações permeáveis, que limitam o escoamento de águas pluviais pela rede pública de esgoto.

Mas só em países desenvolvidos?

Em Naga, nas Filipinas, está se realizando um conjunto de esforços por parte das autoridades para envolver ativamente as lideraranças das comunidades locais e grupos interessados, a fim de torná-los líderes para participar de planos relacionados à saúde e ao meio ambiente. Com efeito, foi formada uma contrapartida da sociedade civil para o Conselho da Cidade. A sociedade civil foi habilitada a trabalhar em estreita colaboração com o governo local para projetar, implementar e avaliar a agenda de desenvolvimento da cidade. A participação dos cidadãos está contribuindo enormemente para a eficácia e sustentabilidade dessas iniciativas. Essa dinâmica participativa na cidade de Naga tem sido inserida em outras iniciativas locais.

Parecem idéias futuristas, se pensarmos em Brasil? Então, conheçam Diadema, em São Paulo.

O Plano Municipal de Segurança de Diadema, desenvolvido em 2001, com a participação da população por meio de audiências públicas, tem o objetivo de reduzir os índices de criminalidade, especialmente homicídios, com políticas de inclusão social que promovam a prevenção e a melhoria da qualidade de vida, e de contribuir para a cultura da paz. Após a implantação do Plano, houve importantes reduções: de 60% na taxa de homicídios, particularmente no grupo etário mais jovem, de 55% na violência de gênero, de 80% no tratamento de emergências médicas; de 30% em acidentes de trânsito; e de 55% dos incidentes de violência doméstica.

É possível cobrar seus representantes políticos?

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sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Qual o impacto de suas midias sociais?


Trabalhar com redes sociais é super bacana, certo? Você interage com pessoas baseadas em qualquer lugar do mundo. Faz um pós-venda com seus hóspedes. Promove suas promoções em períodos de baixa com baixo custo.

Legal. Mas, o seu trabalho com Facebook, Youtube, Twitter, Orkut, entre outros de sua preferência tem, de fato, dado resultados? Quais são os indicadores? Quais ferramentas utilizou para medir esses resultados?

Veja a palestra do Sr. Gustavo Arjones na Endeavor TV e entenda sobre métricas como parte da estratégia nas mídias sociais e sobre como medir de forma eficiente para obter melhores resultados.




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terça-feira, 6 de setembro de 2011

Criatividade é a alma do negócio

Quais foram as propagandas que mais te chamaram a atenção nos últimos tempos? Foram aquelas que explicaram bem como funciona um produto? Que deram uma série de informações sobre cada item do produto? Que descrevia bem as características de cada parte do serviço?

Aquelas que tinham belas mulheres? Carros em alta velocidade? Produtos com design arrojado?

Ou foram aquelas inusitadas? Que deixavam muito claro que foram gastas horas de brainstorming e o descarte de muitas idéias até chegar no conteúdo final?

Então porque o seu sítio eletrônico tem uma montanha de informações e nenhum slogan criativo?

E porque sua publicações no Facebook somente fazem menção aos seus produtos e nunca utilizam conteúdos criativos?

E porque o seu folheto tem um mosaico de fotos em um layout disforme?

Finalmente, porque as maiores empresas do mundo gastam fortunas com agências de publicidade para pensar e produzir comerciais como esse da BMW?




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segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Reputação de marca

Does your company walk its talk?

Traduzindo livremente está frase quer dizer: a sua empresa se comporta da maneira como sua imagem é transmitida ao publico?

Fácil compreender porque isso é de suma importância, certo? Mas, será que continua a ser fácil, quando passamos a analisar em detalhes as atividades do seu pequeno meio de hospedagem?

Digamos que você seja proprietário de um pequeno meio de hospedagem em um destino do interior do Brasil, e que seu nome de fantasia use o termo ecolodge. E que você dia em seus emails marketing, em seu sítios eletrônico, em seus materiais impressos, na rádio, no Facebook, etc., aos seus hóspedes e potenciais hóspedes que emprega uma política de sustentabilidade séria e comprometida com os três vetores, social, ambiental e econômico.

Que por exemplo, separa e destina corretamente os seus resíduos sólidos, embora não lave nenhum dos recipientes plásticos, de vidro ou de metal que utiliza. Que a maior parte dos profissionais que trabalha em seu PMH são da comunidade, ainda que não cumpra suas obrigações legais com quase nenhum deles.

Que existem procedimentos para diminuir o consumo de água, mas que você nunca soube exatamente que economia esses procedimentos determinaram.

Vamos tentar novamente? Does your company walk its talk?

Clique aqui e leia um interessantíssimo artigo explicando porque uma boa reputação de marca depende do relacionamento com stakeholders.

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sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Marketing de relacionamento

Imagino que você já tenha lido sobre costumer relationship management ou, em português, gestão de relacionamento com clientes.
Talvez tenha entendido como um assunto muito complexo, longe da capacidade de um pequeno meio de hospedagem. Talvez tenha entendido que já faz isso com propriedade.
Seja uma ou outra, ou nenhuma dessas interpretações.  Ou mesmo que você ainda não tenha lido nada a respeito, vamos tentar facilitar a compreensão sobre um dos aspectos do CRM, que é o de "cuidar" dos seus clientes.
Digamos que tenha um hóspede que faz repetidas viagens ao seu destino. Por exemplo, um representante comercial que sempre se hospeda no seu pequeno e notável meio de hospedagem. Talvez você tenha um banco de dados com as informações básicas sobre ele. Já conheça os procedimentos de faturamento da empresa e tenha estabelecido um desconto, em função do número de diáras por mês.
Mas será que o seu pequeno meio de hospedagem desenolveu um conhecimento sobre esse cliente. Sabem, por exemplo, que ele se hospeda no andar de não fumantes? Que tem intolerância a lactose? Dessa forma, que é importante se certificar que existam no menu do dia, pratos adequados à essa necessidade. Que suas passagens pelo destino acontecem bimestralmente, e que portanto existe a possibilidade do departamento comercial programar um upgrade de categoria de apto. se ele conseguir vir em determinada época do ano? Já ofereceu a ele a possibilidade de receber seus contatos no destino para um café da manhã como cortesia do PMH? Ou a cortesia de uma sala de reunão para um treinamento, numa época em que suas salas estão desocupadas?
Enfim, você está cuidando dos seus clientes, ou eles estão a vontade para procurar outros pequenos meios de hospedagem?
Nos inspiramos para escrever esse artigo, a partir do texto do blog do Cases de Sucesso.com. Clique aqui para acessá-lo. 

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quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Assunto do mês

Difícil não dedicar mais do que apenas 01 dos artigos da semana para o ultimo anuncio da gigante da tecnologia da informação, provavelmente a questão mais importante no mundo dos negócios, à exceção da recessão norte americana e os problemas da economia européia.

A saída de Steve Jobs do comando da Apple não tem a ver somente com a mudança no comando de uma das maiores empresas do mundo, e aquela com maior valor de mercado. Também não tem a ver apenas com a possível mudança na dinâmica do mercado de tecnologia de informação, e se o iPhone, o iPad ou o iPod continuarão a ser líderes absolutos de mercado, ou se o próximo sistema operacional da Apple continuará a ser praticamente imune aos virus.

A saída de Jobs do comando da Apple, tem a ver, muito mais do que essas questões, com inventividade, genialidade, entusiasmo, paixão, competência gerencial,controle dos processos, e a capacidade de ao mesmo tempo ter um visão estratégica e uma atenção aos detalhes.

Dentre as centenas de conteúdos produzidos sobre o assunto na Internet, gostamos do abordado pela versão eletrônica da Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios destacou como o livro mais bacana do mês Inovação - A Arte de Steve Jobs, De Carmine Gallo, Editora Lua de Papel.

Nele o autor, destaca a capacidade de Jobs, em extensão da equipe que montou, e finalmente da Apple de não apenas inventar tecnologias, mas também de criar novas soluções para antigos problemas.

No seu pequeno meio de hospedagem existem antigos problemas? Criar soluções para eles é um desafio? Procure inspiração na vida e obra desse gênio. Seja nos livros, em vídeos no Youtube ou em artigos sobre Jobs na Internet.

Você não vai se arrepender.
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É possível extrapolar um pouco os conteúdos publicados nesse portal e enxergar o seu negócio?

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