segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Motivação

Profissionais com maior comprometimento e satisfação desenvolvem ações mais criativas e são mais eficientes no cumprimento de objetivos e metas.

Mas, antes de falar sobre isso, consegue imaginar como encontramos essa foto para ilustrar o artigo de hojte? Fazendo uma pesquisa no Google Images com a palavra motivação. O tag para essa imagem era self motivation, ou motivação própria.

Qualquer que seja a gestão da sua empresa não vai conseguir fazer com que os profissionais da sua equipe tenham motivação própria porque, obviamente, essa é uma força que depende do próprio indivíduo.

Mas você estabelecer uma atmosfera na sua empresa que permita aos profissionais de sua equipe a permanecer motivados.


- Clareza: Seja objetivo na hora de desenvolver estratégias ou projetos. Especifique com exatidão como cada equipe estará inserida dentro da nova estratégia ou do novo projeto.

- Planejamento: Desenvolva planos de gestão de pessoas que estejam devidamente alinhados às estratégias e à cultura da empresa.

- Simplicidade nos processos: Proporcione facilidades operacionais para que o funcionário possa desempenhar seu trabalho com tranquilidade, como sistemas tecnológicos intuitivos e descomplicados de se operar.

- Interação: Mantenha diversos meios de comunicação interna para que o funcionário possa interagir e opinar sobre os processos da empresa.

- Remuneração: Ofereça um salário que esteja de acordo com o piso da categoria. Também ofereça benefícios que vão além do ticket refeição, como ginástica laboral; palestras motivacionais e educacionais;  programas de qualidade de vida; campeonatos esportivos; convênios para passeios e viagens; entre outros.

- Reconhecimento: Realize monitoria constante da performance dos funcionários e reforce seus pontos positivos. No caso de erros e falhas, aposte na crítica construtiva e nunca na frente dos demais funcionários.

- Crescimento: Proporcione oportunidades para que funcionário se desenvolva e possa crescer profissionalmente na sua área ou até migrar para outros departamentos.

- Harmonia: Proporcione um ambiente de trabalho agradável, leve, sem estresse, que faça com que o funcionário sinta prazer em estar na empresa.

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quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Já sabiamos

São nos pequenos meios de hospedagem que os amantes encontram suas melhoras experiências e desenvolvem suas mais duradouras memórias.

O Portal Terra, em seu blog Viva Cada Toque, publicou interessantíssima matéria sobre as qualidades das pequenas pousadas e hotéis no desenho dessa atmosfera agradável e dedicada a promover velhos encontros com novos sabores.

Destacou o fato de que muitos destinos no Brasil oferecem serviços exclusivos para o casal em clima de lua de mel, ou que simplesmente procura uma estrutura aconchegante e intimista.

E ainda o charme, as histórias, o toque especial, a hospitalidade, e finalmente e não menos importante, a capacidade de fazer um atendimento personalizado.

Esse tipo de mídia espontânea é fundamental para aumentar o conhecimento sobre o seu pequeno meio de hospedagem e ainda para legitimar as informações das suas campanhas de comunicação e promoção, porque não é você quem está falando.

Por isso, articule a realização de presstrips com seus parceiros e com os órgãos oficiais de turismo. Não há viagem perdida!

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Pequenos e Notáveis em Socorro

Com a presença de 38 profissionais do turismo, Socorro teve no primeiro dia de workshop a participação ativa de gestores de meios de hospedagem e integrantes do trade regional.

Realizado no Auditório do Centro administrativo, o evento contou como apoio do COMTUR de Socorro, Prefeitura de Socorro, ACE (Associação Comercial de Socorro) e o Consorcio de municípios Turísticos Circuito das Águas.

Com representantes de outros municípios como Guararema e Serra Negra, os temas tratados abordaram a importância da competitividade em âmbito regional.

O evento segue no dia 27/10 com a participação de um representante da empresas de reservas online Booking.com, convidado para falar sobre o mercado digital.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Pequenos e Notáveis em Urubici

Chega ao fim o primeiro dia do workshop Pequenos & Notáveis, com a presença bastante interessada e participativa de 35 gestores de pequenos meios de hospedagem.

O evento foi realizado no salão da Câmara Municipal de Vereadores e contou com a importante parceria da Prefeitura Municipal, da Secretaria Municipal de Turismo, do Conselho Municipal de Turismo, da Protur de São Joaquim, da ABIH/SC, do Sebrae/SC e da Pouserra – Associação local de pousadas.

A simpática e aconchegante Urubici encontra-se na região turística da Serra Catarinense e apresenta belas paisagens, com cânions, cachoeiras e grutas.

Foram muito interessantes as discussões sobre competitividade e sustentabilidade para pequenos meios de hospedagem, mas também sobre a necessidade de se consolidar o destino turístico por meio da cooperação entre o trade local.

Pequenos e Notáveis em Florianópolis

Workshop Pequenos e Notáveis Florianópolis
Em Florianópolis contamos com a participação de 34 empresários e gestores de pequenos meios de hospedágem.

Em suas apresentações e durante as discussões que aconteceram no decorre do dia, evidenciou-se a busca por conhecimentos, atualização, profissionalização e ampliação de negócios.

Estiveram presentes ao evento, os representantes da ABIH e do Sebrae de Santa Catarina.

O Sr. Wilson Sanches, do Sebrae SC, foi quem recepcionou os presentes no período da tarde. Falou da parceria entre o Sebrae e ABIH e sobre o Projeto Piloto da Central de Negócios em Blumenau.

Pequenos e Notáveis em Salvador

Debate entre empresários - Salvador
Workshop Pequenos e Notáveis
O evento, que acontece no Porto Farol Apart Hote, conta com a participação de 25 profissionais, empresários e gestores de entidades representativas do setor.

Se fazem presentes 20 empreendimentos dos destinos de Salvador, Itaparica e Subaúma (Entre Rios). durante as discussões sobre o sustentabilidade, os empresários trocaram experiências interessantes.

Além deles também estão presentes representantes do Sebrae e ABIH do estado da Bahia.


No segundo dia do workshop, que conta com a participação de 30 empresários e gestores e cerca de 25 PMHs, portanto aumento de 20% de participantes, foram abordados a figura jurídica do empreendedor individual e suas interfaces com os PMHs, os benefícios da Bolsa de Negócios e da Central de Negócios. Este último contou com a participação da Sra. Aurita, da Pousada Norage, que apresentou como a Central na Ilha de Itaparica está funcionando e os resultados do trabalho que está sendo feito por lá.

Pequenos e Notáveis em Foz do Iguaçu

Workshop Pequenos e Notáveis
em Foz do Iguaçu
Começou há pouco, naquele que é um dos maiores destinos brasileiros, o evento de fechamento das atividades presenciais nos 32 destinos prioritários do Programa de Qualificação de Pequenos Meios de Hospedagem, iniciativa do Sebrae, ABIH e IBH.

Em Foz do Iguaçu o evento conta com a participação de 15 profissionais e gestores de entidades representativas do setor, além de gestores públicos do setor de turismo.

Se fazem presentes ao evento, a ABIH Regional do Oeste do Paraná, a Secretaria Municipal de Turismo e o Sindhotéis Foz.











Empresários e profissionais do setor focados no evento


Eco-mictório

A todo momento estudiosos, cientistas, inventores, empresas, arquitetos e designers desenham inventos capazes de poupar ou de utilizar de maneira mais eficiente energia e água. Muitas desses inventos são futuristas e só devem chegar ao mercado dentro de alguns anos. Boa parte deles, no entanto, podem ser customizados ou utilizados com intervenções caseiras.

O mictório da figura acima é um exemplo dessa possibilidade.

Outro exemplo, um pouco mais complexo, sobretudo se não está planejando trocar os equipamentos do seu pequeno meio de hospedagem é o invento do coreano Yeongwoo Kim, divulgado pelo Eco4Planet.

De toda maneira, vale a pena a inspiração.

Importante dizer que cada descarga, caso não se utilizem equipamentos que diminuem o uso de água, consome entre 11 e 17 litros de água. Faça uma continha rápida contabilizando o número de hóspedes que seu pequeno negócio hospeda por mês e verá que além do compromisso ambiental, também é relevante planejar alternativas para sua conta de água.
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terça-feira, 25 de outubro de 2011

Depende

O Twitter é, por excelência, a mídia social utilizada para atendimento ao consumidor - espécia de SAC 2.0.

O You Tube é das mais fortes mídias sociais para campanhas publicitárias.

Seu sítio eletrônico é a melhor ferramenta para ecommerce, mas você precisa utilizar mídias, como o Facebook e o Twitter, para atrair público.

O Facebook tem 41 milhões de usuários que permanecem em média 25 minutos conectados. O Flickr tem 3,8 milhões de usuários, conectados em média por 7:10 minutos.

Quer saber mais sobre qual mídia social é mais adequada para cada tipo de conteúdo, campanha, e ação em mídia digital para o seu pequeno meio de hospedagem? Clique aqui e acesse o interessante infográfico animado do Pequenas Empresas e Grandes Negócios.
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sábado, 22 de outubro de 2011

Do destino para o seu negócio

Todos os pequenos meios de hospedagem estão sensíveis ao fato de que cooperar com as ações de marketing para o destino reflete em seu negócio.

Alguns tem maiores condições de apoiar as ações dos organismos oficiais (federal, estadual e/ou municipal), das agências e operadoras.

Conseguem contribuir com cortesias para famtours e presstrips, com recursos para participação em feiras, desenho e produção de material promocional, entre outras.

Mas mesmo que esse não seja o seu caso é importante usar as ferramentas que possui. Por exemplo, qual o custo de publicar em seu sítio eletrônico um vídeo institucional do seu destino? Será que já não estão disponíveis no Youtube, vídeos interessantes que você pode usar para qualificar o conteúdo das suas ferramentas eletrônicas e de quebra promover o seu destino.

Esse vídeo a seguir, por exemplo, nem mesmo menciona onde são as locações, mas você quando publicar algo assim no seu sítio informará que aquelas paisagens são do seu destino, em quais minutos aparecem as cenas, quais atrativos são aqueles, etc. E de quebra terá um conteúdo interessantíssimo para compartilhar com sua rede no Facebook, no Twitter, via email marketing, etc.




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quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Pequenos e Notáveis em Maceió

No terceiro maior destino de Sol e Mar, o Workshop Pequenos e Notáveis brilha! O evento em Maceió conta com a presença de 41 empresários e gestores de pequenos meios de hospedagem oriundos da capital alagoana e dos municípios de Maragogi, Japaratinga, Paripueira, Marechal Deodoro (Praia do Francês) e Barra de São Miguel. 


O grupo participa com muito entusiasmo da capacitação ministrada pelo instrutor Marcelo Sáfadi nos temas competitividade, sustentabilidade, marketing e acesso a mercados. O workshop conta também com a presença de representantes da ABIH AL, grande parceira local do evento, além de 'notáveis' associações de pequenos meios de hospedagem do litoral norte e sul de Alagoas: ASSERTSUL, AHMAJA e EJATUR.


Vale destacar que antes do workshop ocorreu a reunião de multiplicação com a presença de representantes das entidades locais, como: Sebrae, Maceió Convention e Visitors Bureau, Secretaria de Turismo de Alagoas e ABIH. Os representantes demonstraram muito interesse na multiplicação do programa e suas ferramentas estratégicas de gestão para os pequenos meios de hospedagem da região.

Pequenos e Notáveis em Campos do Jordão

Segue a realização do segundo dia do workshop Pequenos e Notáveis na Cidade de Campos de Jordão. Com uma participação significativa o evento conta com 25 empreendimentos representados.


Apoiado pela ASSTUR – Associação de turismo e gastronomia de Campos do Jordão, seccional ABIH SP, o evento acontece no Park Hotel, no bairro do Capivari em Campos do Jordão e conta com a presença de outros municípios do Circuito Mantiqueira como Guararema, Sto Antonio do Pinhal e São Bento do Sapucaí.


Segundo depoimento de participantes do Workshop, a iniciativa de qualificação chega em boa hora, considerando o período de baixa temporada do turismo na cidade, os temas abordados trazem novas formas de ajustar a gestão dos PMHs ao momento de crescimento econômico do Brasil.


Merece destaque a facilitação dos temas competitividade e sustentabilidade no turismo realizadas por Jaqueline Gomes, Simone Scorsato e Rodrigo Lopes, que gerou grande interesse e participação dos gestores presentes, que puderam debater a posição do destino no cenário atual e o papel dos empreendimentos no reposicionamento do destino no mercado.


A Central de negócios estimulou os participantes a avançarem na cooperação empresarial em busca das soluções comuns. O SEBRAE SP foi citado como um parceiro potencial para conduzir o processo de planejamento e implementação do projeto.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Pequenos e Notáveis no Guarujá

No primeiro dia do workshop em Guarujá - SP contamos com a presença de 15 participantes entre empresários,  gestores de pequenos meios de hospedagem e representantes de entidades locais.

Como não poderia deixar ser, em reuniões em que é possível um diálogo maior entre os participantes, aconteceram interessantes intervenções, o que qualificou o evento.


No segundo dia, contando com o mesmo grupo de profissionais dos destinos de Guarujá, Praia Grande, Camburi e Itanhaem.

Ficou evidenciado o interesse dos participantes no tema central de negócios. Os mesmo gostariam de ter um manual específico sobre o tema.

Na abordagem do tema Marketing, o turismo no destino foi bastante debatido entre os participantes,sobretudo em termos de promoção. O empreendedor Daniel falou da importancia de atrair clientes para a região, independente da cidade, ou seja, fortalecer a região como um todo.

Finalmente, é importante destacar que os participantes manifestaram o interesse em manter contato entre eles para troca de experiências após o workshop, demonstrando o desejo de trabalhar de forma cooperada.

Pequenos e Notáveis em Gramado

Acontece hoje e amanhã em Gramado o Workshop Pequenos e Notáveis no auditório da prefeitura municipal.

O grupo de empresários participa com entusiasmo do evento. Além da relevância dos conteúdos, o grupo considerou positivo o debate, preencheu a pesquisa diagnóstica e ainda a matriz de sustentabilidade e competitividade dos seus negócios. Houve grande elogio quanto a qualidade dos materiais didáticos.



Dentre as percepções da equipe de consultores sobre o grupo, destacam o orgulho que os hoteleiros tem do seu destino e do trabalho realizado pela prefeitura da cidade, no apoio e realização de eventos além da obrigações cotidianas da cidade, como limpeza e conservação.


De toda maneira, os empresários deixam claro que precisam se qualificar e ressaltam principalmente a oportunidade de reuniões e troca de experiências como as proporcionadas pelo workshop.

Tudo perto do metrô

Em Londres, tudo fica perto do metrô. O sistema público de transporte conta conta ônibus modernos, que dificilmente estão cheios, inclusive porque possuem dois andares, o que garante um maior número de passageiros. Recentemente foi instalado ainda um sistema de aluguel de bicicletas, como em Paris, Lyon, Barcelona, Rio de Janeiro, entre outras cidades. Diferentemente da Cidade Maravilhosa, no entanto, as ciclovias em Londres estão por toda a cidade.


Bacana. Mas eu gosto é de carro. Tudo bem, você vai pagar um imposto amargo para circular pelo centro.


Sabe o que essas medidas, entre outras tantas, conseguiram? Fazer com que uma grande parte da população e dos turistas de Londres tenham uma série de opções fáceis e baratas de se locomover.


Enquanto isso, temos fila de táxis no aeroporto do Rio de Janeiro. Horários de pico em Campinas, Goiánia, Ribeirão Preto, para não falar das maiores cidades, em que a população e os turistas gastam hora ou horas se estressando, buzinando, xingando, em desconforto (em pé, apertado, com calor, se esgueirando para descer no ponto).


Será que demora muito para, de fato, usarmos as boas experiências e melhorarmos nossa mobilidade urbana, e em consequência melhorarmos a competitividade de nossos destinos turísticos?

Se quiser se aprofundar no assunto, veja a excelente matéria de Natália Garcia publicada em O Eco.


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terça-feira, 18 de outubro de 2011

Diversificar ou focar?

Ainda que você consiga tempo apenas para ver um pouquinho desse vídeo já será proveitoso.

Já falamos aqui sobre esse senhor, que é considerado um dos maiores executivos de todos os tempos, capaz de promover uma verdadeira revolução em empresas, inclusive na gigante que comandou por mais de 20 anos.


Nessa entrevista, fala sobre questões diferentes como recrutamento, o equilíbrio entre foco e diversificação, o diagnóstico de empresas e a importância de controlar dados e informações e fazer com a equipe esteja consciente sobre os resultados e a saúde da empresa.




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Esse vídeo foi publicado originariamente na Endeavor TV, sítio eletrônico do qual já utilizamos uma série de vídeos.

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segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Agora segura!

Quão preparado a equipe do seu pequeno meio de hospedagem está para se aventurar pelas redes sociais? Pois saiba que existem sérias questões a se observar, mesmo além daquelas largamente discutidas sobre o fato de que é preciso um profissional dedicado (embora não necessariamente de maneira exclusiva), da importância de gerar conteúdo interessante e não apenas pubicar suas promoções e novidades, e ainda da necessidade de compartilhar conteúdos das outras pessoas e empresas (obviamente quando forem interessantes).

Portanto, agora que está se familiarizando com as ferramentas e aplicativos do Facebook, entenda que você ou o responsável por suas redes sociais deverão, vez ou outra, lidar com situações que, não corretamente observadas, podem fugir ao controle.

O Grupo EDP - Energias de Portugal, umas das maiores empresas do setor de energia da Europa, está lidando nesse momento com uma enxurrada de críticas à sua postura contra a mensagem de apenas um indivíduo. Segundo a Revista Eletrônica Meios e Publicidade, Joana Couve Vieira colocou no mural da marca a mensagem “Eu não pedi um Plano Nacional de Barragens” com o link para o grupo no Facebook que pretende combater os projectos de expansão das barragens.

A marca explicou então no mural, 14 minutos depois, que iria apagar o post. Resultado: se entrar no Twitter agora verá que o search de mensagens com o hashtag #edp aumenta a todo instante.


"Já existe algum grupo sobre a censura da EDP?"

"Este inverno uso uma fogueirinha alimentada a facturas da EDP para me aquecer."

"Se estar no Facebook serve para auscultar o mercado, ouvir o cliente e responder o melhor possível às suas necessidades e expectativas, e se os clientes da EDP mostram não querer um Plano Nacional de Barragens, era simpático que a empresa se manifestasse quanto a esta questão. Há muita gente à espera de uma resposta, não estão a falar por falar..."

Além destes exemplos, centenas de replicações da frase que ficou famosa: "Eu não pedi um Plano Nacional de Barragens."

Visite a página da EDP no Facebook e se assuste com a recercussão causada pela controvérsia.

Finalmente, será que é interessante pensar sobre o assunto, inclusive sobre a possibilidade de estabelecer um protocolo de procedimentos quando surgir uma crítica?
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sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Fosso verde

Sua política de sustentabilidade está espelhada em suas ações? Ou seja, do you walk your talk?

Preocupada com o "Green Gap", ou seja, o enorme fosso existente entre os valores e as intenções das pessoas relativamente a comportamentos sustentáveis, mas que não são espelhados pelas suas ações.

A OgilvyEarth, uma divisão da Ogilvy e Mather dedicada á comunicação holística sobre sustentabilidade, realizou um estudo, nos Estados Unidos e na China, que visa “quebrar o código” de uma dos mais maiores problemas de marketing da atualidade.

China e Estados Unidos, justamente por representarem os dois maiores mercados de consumo no mundo, portanto excelente universo a pesquisar em que e como está o desalinhamento entre a intenção (ou o que afirmam ser sua intenção) e a ação das empresas quando o assunto é sustentabilidade.

O estudo chegou a 12 formas de fechar o gap. Vamos trazer aqui o resumo daquelas mais relacionadas ao trabalho de um pequeno meio de hospedagem, ou aquilo no que você pode influenciar diretamente, sem depender muito de outras pessoas, empresas, governos, leis, entidades, etc. Mas se quiser se aprofundar, clique aqui e visite o sítio da revista eletrônica Negócios Online.

Trate a questão com normalidade

O normal é sustentável. E o que é normal estimula a popularidade necessária para um movimento de massas.

Personalize a questão

Não pergunte o que o consumidor pode fazer pela sustentabilidade; ao invés, pergunte o que a sustentabilidade pode fazer por ele - e demonstre.

Suborne sem vergonha

Estrelas douradas, dinheiro, fama ou presentes – todos adoramos ser recompensados pelo nosso bom comportamento.

Não pare de inovar. Aposte em coisas melhores.

Escolhas sustentáveis de alta performance são a chave para que seu produto seja altamente recomendado. Os consumidores não estão dispostos a sacrificar a performance pela sustentabilidade. O detergente Persil pequeno e ultra-concentrado da Unilever poupa 35 milhões de litros de água por ano em Espanha.

Transforme o “amigo do eco” em “amigo do ego” (masculino)

O movimento verde é percebido, por 82% dos respondentes no presente estudo, como sendo feminino. Portanto, a única hipótese para os marketers é torná-lo “macho”.
Um exemplo é a publicidade feita para os carros amigos do ambiente e que pode ser ilustrado por duas marcas: o Prius e a BMW. Se nos anúncios ao Prius, a escolha recaiu num conjunto de crianças a sorrirem num prado verde, o BMW EfficientDynamics optou por uma abordagem diferente: não é o carro que faz mal ao ambiente, mas a tecnologia que é antiquada. Ou seja, a BMW quis passar a seguinte mensagem: “e se encararmos a sustentabilidade como o gatilho para se inventar a próxima geração de Máquinas Perfeitas para a Condução?”

Opte pelo hedonismo em vez do altruísmo

Ajude os consumidores a vislumbrarem o divertimento do lado verde da vida.
Estimular uma alteração de comportamentos não tem de ser assim tão complicado. Os humanos respondem fortemente a dois motivadores: ao prazer e ao divertimento.

Tornar o consumo eficiente de energia “divertido” não é tarefa fácil. Mas a Energy Smackdown, uma inovação da BrainShift Foundation, encontrou um meio de gerar momentos recreativos nesta actividade: estabeleceu um concurso entre comunidades para premiar a que conseguir gastar menos energia num período de 12 meses. E duas casas de cada comunidade são filmadas para uma série de televisão do Energy Smackdown.
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quinta-feira, 13 de outubro de 2011

O Observador Brasil 2011

Como se comporta o consumidor brasileiro? Essa é a pergunta chave da pesquisa feita pelo Observador Brasil 2011, que traz ainda informações importantes para estimular uma reflexão sobre os impactos do aumento da oferta de crédito no Brasil e a forma como a população percebe e operacionaliza os conceitos ligados às decisões sobre o consumo.

O relatório, bem construido, trazendo informações por região e com gráficos explicativos sobre os resultados da pesquisa traz, por exemplo, a informação de que 31% dos brasileiros já ouviram falar em sites de compras coletivas, contudo, apenas 14% compraram ou conhecem alguém que já comprou algum produto ou serviço por esse tipo de site. Destacam-se fundamentalmente as pessoas das classes AB e das regiões Sul e Sudeste como conhecedoras desse tipo de serviço.

No mesmo sentido, desde 2008, a proporção de pessoas que utilizam a internet como fonte de informação para compra, tem crescido ano a ano na maioria dos itens analisados.

Acesse o relatório em formato PDF no blog do projeto e veja o vídeo a seguir com o presidente do instituto falando sobre importantes resultados da pesquisa.


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terça-feira, 11 de outubro de 2011

E agora?

Já fez negócios com sistemas de compras coletivas? Se sim, é interessante compreender no que pode acarretar um contrato estabelecido entre seu pequeno negócio de hospedagem e uma empresa de compras coletivas.

Embora o exemplo que incluimos aqui trata de um problema com o fornecedor e não com a empresa de compras coletivas, é possível observar a questão sob todos os pontos de vista.

Clique no botão de play abaixo e escute as explicações de Paulo Roque na Rádio CBN.


sábado, 8 de outubro de 2011

Ainda são atuais as críticas?

Danny Jordan - Presidente Comitê
Organizador da Copa 2014

O presidente do comitê organizador da Copa do Mundo 2010 na África do Sul, disse que os responsáveis pela organização da Copa no Brasil precisam parar de fazer reuniões e colocar a mão na massa, uma vez que restam apenas 34 meses para o evento

Participando de evento no Brasil, Jordaan destacou o exíguo prazo para reforma de aeroportos e construção e reforma de estádios; o fato de que deve haver um comando único para lidar com segurança; a necessidade de se fazer seguidos e exigentes testes no estádios que receberão jogos; entre outras questões.

Leia reportagem completa feita pelo portal IG Esporte sobre as afirmações de Danny Jordaan  

Os números da África do Sul

África do Sul recebeu turistas de alto poder aquisitivo durante a Copa

A maioria dos turistas estrangeiros que foi à Copa de 2010 tem renda e escolaridade altas, é solteira e permaneceu, em média, 17,6 noites na África do Sul. O perfil desse visitante foi traçado por uma pesquisa contratada pelo Ministério do Turismo para subsidiar o planejamento para a Copa de 2014, no Brasil.


quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Outro gênio que descansa

Um empresário que fez com que sua criação, diferentemente de outras empresas, tenha seguidores e não clientes. Líder empresarial que mais se parece com um rock star, tamanha a legião de fãs que acompanham os lançamentos de seus produtos de TI como se fossem novos álbuns de música pop.


Olhando o perfil de Steve Jobs por esse ângulo, é possível imaginar porque o negócio que fundou junto com o amigo Wozniak, também Steve, se transformou, no começo do século XXI, na empresa de maior valor de mercado no mundo. 


Inspirador, inovador, gênio, da Vinci, arrojado, . Todos esses adjetivos já foram usados para descrever o fundador e ex-presidente da Apple, a gigante do mercado de TI.


Sabe o que isso tem a ver com o mercado de pequenos meios de hospedagem? A capacidade de transformar uma marca em um objeto de desejo. De fazer com que o empresário se pareça com um amigo, muito mais do que um fornecedor de serviços. De transformar um cliente em um de seus melhores relações públicas. 


Jobs, Wozniak e sua equipe fizeram isso. 

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Pequenos e Notáveis em BH



O Workshop Pequenos e Notáveis em Belo Horizonte conta com a participação de 14 empresários e gestores de pequenos meios de hospedagem oriundos da capital mineira e dos municípios de Santa Bárbara, Serra do Cipó e Ouro Preto.
O grupo participa com entusiasmo da capacitação no auditório do Sebrae MG, parceiro local nesta ação. 

Além dos conteúdos adquiridos, o grupo preencheu a pesquisa diagnóstica e a matriz de sustentabilidade e competitividade dos seus negócios. Houve grande elogio quanto a qualidade dos materiais didáticos.

Pequenos e Notáveis em Paraty

O Workshop Pequenos e Notáveis em Paraty inicia o primeiro dia com a participação da Setur, Convention and Visitors Bureau de Paraty, Prefeitura Municipal de Paraty e Sebrae-RJ, num total de 40 participantes.

Empresários e gestores se mostram animados para adquirir conhecimentos e incrementar seus empreendimentos. No debate sobre gestão de competitividade, moderado por Marcelo Safadi, destacaram boas práticas e exemplos numa troca de experiências muito positiva.

No período da manhã foram disseminadas informações acerca do destino Paraty, seus nichos de mercado e gestão de competitividade para os PMHs.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

O turismo pode mesmo fazer alguma diferença?

O excelente O Eco, muito mais do que um veículo dedicado a discorrer sobre os impactos ambientais, é um canal de comunicação, debate e informação que inclui as boas e melhores práticas de responsabilidade ambiental adotadas ao redor do mundo.

Essa semana, publicou interessante matéria sobre a mudança na produção industrial de uma mesma matéria prima, a baleia franca. Ao invés de caçá-la e comercializar sua carne, estamos aproveitando sua presença, em locais como a Praia do Rosa, para desenvolver o turismo de observação de baleias, conhecido internacionalmente por sua expressão em inglês, whale watching.

Segundo Carolina Coral do O Eco, em entrevista com o Enrique Litman, coordenador do Instituto Baleia Franca - IBF, com a proibição mundial de caça na década de 80, a qual aderiu grande parte da comunidade internacional, as baleias franca aos poucos começaram a se multiplicar e voltar ao litoral catarinense.

Difícil precisar o impacto dessa nova indústria no Brasil, mas estima-se que o whale watching movimenta no mundo cerca de 10 milhões de turistas em mais de 80 paises, alavancando em cifras mais de um bilhão de dólares às comunidades que se desenvolvem a partir desta atividade.

Seguramente, não fosse a temporada de whale watching, o Rosa estaria com taxa de ocupação consideravelmente menor. Além disso, o trabalho de promoção das agências e operadores emissivas leva ao conhecimento de um grande número de pessoas, destinos, como o Rosa, que não estariam incluidos em seu cardápio de produtos, não fosse a visita das franca nesse período do ano.

Sem contar o número expressivo de mídia espontânea determinados pela presença das franca e o trabalho especializado de operadores de whale watching e de institutos como o IBF.




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