quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Atualizando o uso do Facebook


No artigo de 24/01 chamamos a atenção para o fato de que desenvolver ações de marketing ou mesmo qualquer das suas ações nas redes sociais devem ser calculadas, fazer parte de uma estratégia e contar com a produção de conteúdo interessante.

Hoje vamos trazer dicas do norte-americano Justin Ellis, especialista em mídias sociais do Nieman Journalism Lab, sobre o comportamento das empresas no Facebook, a maior das redes sociais no momento.

O subtítulo do artigo de Ellis traz um pouco do que falamos ontem sobre como conquistar audências, mas também outras duas dicas, com as quais concordamos e consideramos fundamentais. Perceberá isso acompanhando nossos perfis nas redes sociais. Vamos a elas, com um pouco do que falou o jornalista e um pouco da experiência e da opinião de outros especialistas.

Embora fale para leitores jornalistas, sobre como jornalistas devem atratir a atenção de sua audência, estejam certos de que essas dicas servem para qualquer tipo de empresa, e que outros tantos especialistas no assunto concordam com essas táticas.

USE TOPICOS

Da mesma forma que para ganhar a atenção de uma pessoa em uma conversação você não comecará um assunto com um elaborado texto, também nas redes sociais é preciso topicalizar. Você também fundamentalmente, precisa falar sobre assuntos correntes.

FALE SOBRE A ATUALIDADE

Comentários e análises sobre os acontecimentos atuais e notícias de última hora recebem 3 vezes "curtir" e 2 vezes mais compartilhamentos.

Análises aprofundadas sobre questões globais pode render um aumento de 1.5 vezes em "curtir" e 2.5 vezes mais em outras ações como compartilhamentos e comentários.

Fotos poderosas pode gerar um aumento de 2 vezes no engajamento (curtir, comentários e compartilhamentos). Além disso, fotos que mostram o making-of de projetos, produtos e serviços resultaram em aumento de até 4 vezes no engajamento.

FAÇA PERGUNTAS

Quando faz perguntas, convida as pessoas a compartilhar com sua empresa.

CONTE PIADAS

Segundo Vadim Lavrusik, programador do Facebook e analista de dados referentes às publicações de jornalistas, uma imagem engraçada ou tiradas com humor em publicações de jornalistas podem render um aumento de 1.5 vezes em "curtir" e aumento de quase 5 vezes em ações da sua audência, seja um comentário, compartilhamento ou outra.
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