Um meio de hospedagem é a principal fonte de informações turísticas para um visitantes de um determinado destino. É também o local onde os visitantes mais freqüentemente procurarão por informações.
Isso, evidentemente, determina a necessidade de qualificar sua capacidade de prestar uma boa informação turística para seus hóspedes. A maneira mais fácil e eficiente de fazer isso é apoiando sua equipe a conhecer in loco os atrativos (cachoeiras, praias, museus, igrejas, etc.), as atividades (arvorismo, caminhada, flutuação, vôo de asa delta), os equipamentos gastronômicos (bares, restaurantes e similares), e as lojas e feiras de artesanato do destino em que está localizado o seu PMH.
Inclusive, como você sabe, um líder dá o exemplo, logo obrigue-se a fazer o mesmo. Conheça em detalhes e com profundidade os atrativos, as atividades e todos os serviços e produtos com os quais seus hóspedes se identificam.
Para tanto, pode ser interessante estabelecer acordos com operadores das atividades e/ou proprietários de atrativos para que você e sua equipe os conheçam. Melhor ainda que seja em épocas de baixa temporada, porque não vão ocupar a vaga de um visitante, mas também porque os atendentes, guias e outros membros da equipe possam lhes dar mais atenção e passar o maior número de informações.
Incentive sua equipe a estabelecer relacionamento com os colegas de atrativos e operadoras para que possam ter informações privilegiadas sobre mudanças na operação (horários, capacidade de carga), vagas em alta temporada, promoções e novas atividades.
Certifique-se de que sua equipe compreendeu detalhes importantes sobre os serviços (alimentação, venda em cartão de crédito, atendimento bilíngüe, etc.) e infraestrutura (banheiros, vestiários, estacionamento, loja de conveniência, área para descanso como um redário) disponíveis.
Digamos que praias sejam atrativos importantes no seu destino. Seus hóspedes vão, frequentemente, requisitar informações como se há cadeira e guarda-sol para alugar ou disponíveis em eventuais bares. Alguns vão perguntar sobre a disponibilidade de chuveiros ou outro acesso a água doce.
Em destinos em que caminhadas são atividades requisitas regularmente é fundamental conhecer o nível de dificuldade, o tempo necessário, a exposição ao sol, características do percurso (num terreno plano com bom número de passagens por rios ou terrenos alagadiços recomenda-se sandálias de borracha com presilhas ao invés de tênis, por exemplo).
Atrativos naturais ou culturais localizados há consideráveis distâncias em estradas de chão demoram consideravelmente mais para serem acessados de acordo as características do terreno e a estação do ano. Em períodos de seca recomende aos seus hóspedes que não possuem ar condicionado nos carros que saiam cedo para evitar a poeira da hora do rush.
É imenso o volume de informações que você precisa reunir e disseminar, não é? O que talvez você não saiba é que conhecer em detalhes e com profundidade os equipamentos, serviços e produtos ofertados por empresas do seu destino é uma vantagem competitiva que o seu negócio possui frente aos competidores. Portanto, depois dessa trabalheira toda, não deixe de fazer com que seu cliente saiba disso.
Seja essa ou outras as suas vantagens competitivas, conte aos seus hóspedes, potenciais ou reais, por todos os meios possíveis e imagináveis, o que você faz, porque faz e quanto custa fazer. Informe-os exatamente o que eles estão ganhando com o dinheiro que gastam ou gastariam para evitar que seu competidor ganhe em função do preço. (adaptado de Jaynie Smith, Creating Competitive Advantage).
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