segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

F de amigo

O Fator F
Muito já se falou sobre a caracterítisca de consumo de turistas. Qualquer dos livros ou artigos que tenha lido sobre o assunto tratou disso. Muito também já se falou e continua a se falar sobre as características de consumo da geração Y e de como a web 2.0 tem influenciado decisivamente nelas.


Somente para não explicar o que pode não ser familiar para você, o F se refere aos seus amigos, fãs e seguidores, para os quais os termos em inglês começam todos com F, a saber friends, fans e followers, porque nas palavras do artigo do Trendwatching "os consumidores cada vez mais consultam sua redes de amigos, fãs e seguidores para descobrir, discutir e comprar bens e serviços, de maneiras cada vez mais sofisticadas. Como resultado, nunca foi mais importante que as marcas garantam ter também o seu F-FACTOR."

Sobre as estatísticas, a Trendwatching.com compilou algumas provenientes do Facebook que dão conta de que:

O F-FACTOR atualmente é dominado pelo Facebook, já que mais de 500 milhões de usuários ativos passam mais de 700 bilhões de minutos por mês no site. (Fonte: Facebook, abril de 2011)

E seu impacto não se fez sentir apenas no próprio Facebook. A cada mês, mais de 250 milhões de pessoas entram em contato com o Facebook por meio de mais de 2,5 milhões de sites externos. (Fonte: Facebook, abril de 2011)

O usuário médio clica no botão “Curtir” 9 vezes por mês. (Fonte: Facebook, 2010)

Sobre as marcas:

Três quartos de usuários do Facebook “Curtiram” uma marca. (Fonte: AdAge / Ipsos, fevereiro de 2011)

A marca Juicy Couture descobriu que sua taxa de conversão de vendas aumentou 160% depois da instalação de ferramentas para compartilhamento social. (Fonte: CreateTheGroup, fevereiro de 2011)

A Incipio Technologies, varejista de acessórios para aparelhos eletrônicos, descobriu que indicações do Facebook tinham taxa de conversão de vendas duas vezes maiores do que a média. (Fonte: Business Insider, março de 2011)

Mas não é só o Facebook. Pegue por exemplo o crescimento explosivo do site de ofertas diárias Groupon, que usou indicações de amigos e colegas para impulsionar vendas de mais de 40 milhões de ofertas nos dois anos e meio desde seu lançamento, em novembro de 2008, por e-mail.





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