O Programa


O Programa de Qualificação de Pequenos Meios de Hospedagem (PMH), um convênio entre o Sebrae Nacional e a ABIH Nacional, também foi apresentado no seminário promovido dia 4 de fevereiro. Em sua palestra Priscila Vilarinho descreveu as ações de trabalho, iniciado em 2003. "O convênio, agora renovado, firmado entre as duas entidades nacionais, objetiva continuar a investir na qualificação dos pequenos meios de hospedagem, aprofundando os resultados obtidos na primeira fase do projeto", explicou ela.

Nessa nova fase, o PMH utilizará as boas práticas e metodologias criadas anteriormente e outras soluções, já desenvolvidas no sistema SEBRAE, para fortalecer as ações de capacitação, gestão, disseminação de instrumentos de inovação, tecnologia e acesso a mercados durante o período de 2010 a 2012. "Vamos disseminar e interiorizar ainda mais os conhecimentos e os benefícios gerados na primeira edição, através das ferramentas de educação à distância, disponíveis no portal ABIH. Essa ação em nível nacional é possível por meio da capilaridade que a ABIH possui em suas entidades estaduais", explicou Priscila.

Os números do PMH são ambiciosos. A idéia é atuar em todas as 12 cidades-sede da Copa de 2014 e outras 20 cidades turísticas na área de influência desses municípios. "O projeto pretende atingir aproximadamente 1.000 mil profissionais diretamente empregados no setor, em quase 1000 empreendimentos, com a participação de 20 ABIHs estaduais e 27 Sebraes estaduais, que poderão multiplicar o resultado entre as unidades regionais", explica a coordenadora do projeto.

Entre os objetivos a serem alcançados pelo PMH estão o aumento da competitividade e do desempenho, com a melhoria da qualidade e da diversidade dos produtos e serviços ofertados pelas unidades hoteleiras, além da criação da cultura de utilização dos mecanismos de apoio à comercialização, existentes no setor. "No final, com o projeto implantado, queremos ver a ampliação da capacidade gerencial de empreendedores e gestores, que estarão valorizando a certificação e os mecanismos de apoio ao setor, usando-os como ferramenta estratégica para a melhoria da qualidade dos serviços, através de ações que promovam a inovação, tecnologia e conhecimento", finaliza Priscila Vilarinho.

10 comentários:

  1. Esse programa será grandioso.
    Vamos todos participar.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde.
    Fiz este curso através do portal da ABIHRJ em 2003 e gostaria de refazê-lo para me atualizar. Como faço para me inscrever?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde,

    Também gostaria de me inscrever, como proceder?

    Atenciosamente,

    Camila Beluco

    ResponderExcluir
  4. Olá, Camila!

    Agradecemos seu interesse.

    Nós ainda estamos na fase de preparação de conteúdos dos cursos, que serão realizados em 2011.

    Você sempre terá informações atualizadas sobre as ações do programa nesse blog, no Facebook, no Twitter ou via e-mail. Se quiser se cadastrar na newsletter basta enviar um e-mail para abihbrasil@gmail.com com o assunto Cadastrar.

    Atenciosamente

    Equipe de comunicação
    Programa Pequenos & Notáveis

    ResponderExcluir
  5. Eu sou Ibério Moreira da Silva, 51 anos, formado em turísmo pela Universidade Federal do Pará, sou natural de Uruóca-Ce, vim prá Fortaleza concluir meus estudos, com dezeseis anos. Trabalhei no San Pedro Hotel, pois até então não se falava em turísmo em Fortaleza. Trabalhei na área educacional e em hotelaria, pousada, bar e restaurantes em Belém. Atualmente, estou residindo aqui em Fortaleza, trabalhando em pousada, e em duas que já passei, seus donos realmente são despreparados com relação a turísmo e o turísta. Gostaria, de mim integral ainda mais para tal finalidade e ter uma melhor oportunidade. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Peço informações sobre os cursos
    Att
    Mauro
    www.praia-da-maranduba.com

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    somos um receptivo local organizado na cidade de Brazlândia/Df, estamos começando um trabalho de fomento da atividade turística na região, precisamos capacitar nosso meio de hospedagem que já acontece muito timidamente, como podemos fazer para fortalecer esses parceiros que são cadastrado junto a nossa associação e colaboradores?

    ASSOCIAÇÃO DE GUIAS E CONDUTORES DE TURISMO DE BRAZLÂNDIA - AGUIACOBRA

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Como o sistema de Gestão da Sustentabilidade pela norma NBR15401 está vinculado a este programa, já que define, como diz o nome, uma sistemática de gestão certificável?

    Sds.
    Leandro Bello - RS

    ResponderExcluir
  9. Olá Leandro!

    Agradecemos o interesse e a participação.

    Dois produtos do Programa Pequenos & Notáveis traduzem a NBR 15401 em conceitos e práticas para os pequenos meios de hospedagem. São eles o Manual de Sustentabilidade para PMHs e a Matriz de Competitividade e Sustentabilidade. O primeiro está em fase final de produção e deve estar disponível para download em cerca de dois meses. O segundo ainda não começou a ser construído, porque utilizará os manuais de sustentabilidade e competitividade sendo produzidos para o programa.

    Espero ter esclarecido a questão

    Atenciosamente

    Thiago Dias

    Equipe de comunicação
    Programa Pequenos & Notáveis

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Acho muito interessante esse programa, o qual visa, dentre outros aspectos, orientar e incentivar o desenvolvimento dos pequenos hóteis, já que estes são em maioria no Brasil. Peço-lhes informações sobre como anda o lançamento do Programa Pequenos & Notáveis no Ceará. Estou em busca de dados, para minha monografia que tem como tema A gestão estratégica da informação nas pequenas empresas de hotelaria de Fortaleza. Se tiverem dados sobre esse assunto ou outros em relação aos pequenos hotéis de Fortaleza, peço encarecidamente, se possível, que envie para este email: mlclendengue@ig.com.br

    Desde já agradeço a atenção

    ResponderExcluir