quinta-feira, 9 de setembro de 2010

O Pulo do Gato



Observando a gestão de pequenos meios de hospedagem brasileiros, experiências internacionais e estudos que tratam sobre o assunto, chegamos a um conjunto de questões importantes para aumentar a competitividade dos empreendimentos do setor.

Empresários e gerentes de empreendimentos que participaram das discussões sobre o Programa de Qualificação de Pequenos Meios de Hospedagem no CONOTEL 2010, colaboraram com outras informações. Esse conjunto de informações subsidiará a elaboração dos conteúdos dos cursos de qualificação.


Agora, queremos escutar quais ferramentas, técnicas, tecnologias e procedimentos você utiliza na gestão de seu Pequeno e Notável meio de hospedagem. Conte-nos qual desses aspectos você considera inovador e eficiente na gestão de seu negócio.
 

Você pode compartilhar suas experiências, desde a gestão de um processo complexo como o gerenciamento de informações de seus clientes e os usos que você faz dessas informações, até a processos simples como o gerenciamento do e-mail marketing.
 

Entraremos em contato com você em seguida para conhecer em detalhes o seu caso de sucesso. Ou seja, entender qual é o pulo do gato.
 

A partir desse processo, poderemos compilar para cada conteúdo programático dos cursos de qualificação, exemplos de procedimentos de gestão que são utilizados com sucesso por gestores de pequenos meios de hospedagem brasileiros.
 

Finalmente, esses casos de sucesso serão incluídos nos materiais didáticos do programa, com o objetivo de compartilhar a informação com o maior numero de empresários e gerentes do setor, e, em conseqüência, aumentar a competitividade dos destinos turísticos do Brasil em nível nacional e internacional.
 

Nós já sabemos. Seu negócio é um caso de sucesso.
 

Colabore com o aumento da competitividade do destino Brasil! Isso certamente refletirá no aumento da competitividade do seu negócio.

Você pode compartilhar conosco a sua história através de comentário, aqui mesmo no blog, ou nos mandando um e-mail para: abihbrasil@gmail.com

5 comentários:

  1. O Hotel Solar de Maria está em Ouro Preto(MG) e ainda não completou 01 ano, porém temos o nosso diferencial. Os hóspedes, em sua maioria, deixam suas mensagens informando que se sentiram como se estivessem em casa,seja pelo delicioso aroma dos quitutes que assamos durante as tardes ou pelo atendimento carinhoso e alegre dos funcionários.
    Nós trabalhamos o ACONCHEGO e isto tem feito a diferença.

    Izaltina Mello
    Gerente do Hotel Solar de Maria em Ouro Preto(M G)

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  2. olá bom dia!! ^^

    Muito bem Hotel Solar, o que é mais importante na hotelaria
    é esse total conforto ao hospede é fazer com que ele se sinta em casa e que os funcionarios estejam safisfeitos com os serviços que estão prestando , o que tem que ser priorizado assima de tudo é o hóspede, não bastar você ter uma bela estrutura tem que unir serviços e atendimentos, esse assundo nos leva a pensar como um hotel de grande porte não tem manutenção, torando-se alvo de uma pessima imagem, não basta só o atendimento mas também os recursos que o mesmo ofere, se de fato o hotel não apresenta uma boa estrutura e não oferece outros serviços o que faz esse hóspedee voltar?
    Esse hóspede só voltará se o atendimento a ele foi excelente
    caso contrario ele não volta e faz o famoso marketing direto.


    Atenciosamente

    Ruana Holanda
    Turismóloga

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  3. Pousada Terra do Sol
    Arraial do Cabo - RJ

    Olá, nossa Pousada está em funcionamento a 06 anos, no começo foi dificil não tínhamos muita experiência, mas sim a vontade de agradar de qualquer forma os nossos hóspedes, pois eles são o motivo de estarmos no mercado até hoje,trata se de um Pousada simples, pequena, com apenas 10 suites mas estávamos dispostos a levar a frente o negócio, então com pouco local, resolvemos incrementar, o nosso café da manhã começou a ser servido nas suítes proporcionando mais comodidade e conforto aos nossos hóspedes, foi um sucesso e ainda é pois sempre temos novos hóspedes, uma coisa simples, juntamos a falta de espaço com a vontade de servir e funcionou..hoje já temos espaço para mudar tal funcionalidade, porém nem pensamos em o fazê-lo,pois em time que está ganhando não se mexe..

    A simplicidade, atendimento personalizado, limpeza e aconchego são nossas maiores referências..

    Luiz Fernando
    Pousada Terra do Sol
    22 2622-8154

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  4. Natureza e sofisticação na pousada mais charmosa de Santa Catarina

    “Karen e Henri, um casal de gaúchos, acertou na escolha e construiu uma espécie de refúgio romântico para receber até três casais, de forma muito especial. Todas as suítes estão debruçadas sob a barra da Lagoa de Ibiraquera. Todas possuem rusticidade, bom gosto e muito, muito conforto, além de imensos janelões com a mais perfeita das vistas.”
    (Priscila Bentes - Circuito Elegante)

    A Hospedaria Ponta da Piteira – Hotel Boutique - foi inaugurada em dezembro de 2007.
    A idéia de uma pousada para casais partiu de nossa procura por lugares especiais, onde pudéssemos curtir a dois e onde sentíssemos a dedicação e a intenção de propiciar momentos românticos e de emoção.

    A maior procura pela Ponta da Piteira é de dezembro a abril, em função do clima. Mas as pessoas já descobriram outros atrativos que independem do calor: a prática de esportes como Kite, Wind, Surf, Sand Board, Trilhas e Cavalgadas. Ou simplesmente Estar e Contemplar! Além disso, de junho a novembro, recebemos a visita das Baleias-Francas. São centenas de cetáceos que procuram nossas águas para acasalar, parir e amamentar seus filhotes. Um espetáculo imperdível que pode ser visto da beira da praia, ou em passeios de barco.

    A Hospedaria oferece aos seus hóspedes três suítes maravilhosas, com 80m² de conforto, sossego, privacidade, uma vista inigualável e um atendimento personalizado feito pelos proprietários e uma equipe de seis funcionários. Nossas suítes são equipadas com jacuzzi dupla, cama de 4m², roupas de cama, toalhas e roupões de algodão egípcio, split, aquecedor elétrico, TV 29’ com sky e DVD, closet, frigobar,confortável varanda panorâmica, telas contra insetos e black-out nas aberturas.
    Temos 100m² de piscinas aquecidas, incluindo espelho d’água e raia para natação oficial, junto ao aconchegante Estar da Piscina.

    A Ponta da Piteira diferencia-se também por sua localização excepcional: estamos em uma península, dentro da lagoa de Ibiraquera, de frente para o mar. São 360º de vista deslumbrante, do nascer ao pôr-do-sol. Outro diferencial é nosso café da manhã, preparado artesanalmente e servido das 9h às 12h, na mesa de cada casal.

    Aberto todos os dias, das 15h às 24h, o ‘Bistrô da Piteira -Le Monde’ é outra atração; coordenado pelo chef gaúcho Floriano Spiess, serve exclusivamente aos casais aqui hospedados, ou previamente agendados, combinando com cada cliente o menu do dia, de acordo com o que a natureza oferece. Utilizamos legumes, frutas, verduras e ervas frescas, retiradas diretamente de nossa horta orgânica. Peixes frescos e carnes nobres transformam-se em arte culinária nas mãos talentosas de nossos profissionais.



    Oferecemos ainda produções especiais para pedidos de casamento, lua de mel, aniversários de casamento e namoro, e o que mais se puder imaginar!. O casal é recebido em sua suíte delicadamente preparada com banho de espuma, velas, música romântica, um bom vinho ou espumante e outros mimos...


    Nossos hóspedes referem-se à Hospedaria como “um pedaço do paraíso”. Encantam-se com a hospitalidade, com o conforto de nossas suítes e com a gastronomia da Piteira...
    Karen Agra e Henri Sclovsky

    www.pontadapiteira.com.br
    Ibiraquera, Imbituba, SC
    F: 48-33560232
    Pontadapiteira.blogspot.com
    Twitter.com/pontapiteira

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  5. Hotel Magia da moda.

    O nosso diferencial foi vencer os obstáculos impostos pela estrutura predial e a localização.

    Bem sabemos que todo hospede espera do local uma boa estrutura e conforto isto não é mais diferencial e sim obrigação.

    O diferencial começa quando voce se coloca no lugar do cliente e o escuta nos elogios e reclamaçoes (pricipalmente).ate ai sem novidades.

    As novidades começam quando voce coloca o resultado das pesquisas em pratica.

    Uma das açoes emplantadas no meu hotel(pequeno) no começo foi criticada por varias pessoas que fasem parte do meu dia a dia
    que foi adequação de preço .

    Me perguntaram como um estabelecimento que ja não ia bem ia melhorar beichando seus preços.

    A reposta estava em alguns cursos que fiz atraves do sebrae onde é claro que menor receita unitaria somado a o almento de pessoas diminuindo o custo fixo o resultado é lucro certo.Assim alcancei um dos meus objetivos.

    É claro que muitas outras acoes foram feitas em conjunto a isso, Uma outra que se fas destaque é a confiança do hospede com o hotel tornado bem claro o ambiente familiar e seguro.

    Como costumo dizer e podem copiar "Não sabemos quem colocamos para dentro mas sei quem coloco para fora".

    Muito mais açoes foram tomadas pode ter certeza que deram certo pois adquire mais um hotel em apenas 2 anos no ramo.

    Ate mais.

    Carlos Alceu S. Peres.

    hotelmagiadamoda@hotmail.com
    carlosalceu@live.com

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