quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Sucesso no Conotel!

Da esquerda para a direita: Rafael Guaspari, presidente do Fohb, 
Dival Schimidt, do Sebrae, Álvaro Bezerra de Mello, presidente 
da ABIH Nacional, e Marcelo Safadi, coordenador do projeto, 
durante o Conotel 2010.
O Programa de Qualificação de Pequenos Meios de Hospedagem foi lançado durante o 52º Congresso Brasileiro de Hotéis – Conotel 2010, que aconteceu na semana passada, entre os dias 17 e 19 de agosto, no Rio de Janeiro. Na ocasião, a ABIH anunciou sua parceria com o SEBRAE no programa que pretende qualificar mais de 1200 profissionais.

Durante o Conotel ocorreram várias palestras, painéis e apresentações sobre temas relacionados ao setor de pequenos meios de hospedagem, mas o maior destaque foi o lançamento do Programa de Qualificação, que foi um sucesso e ganhou grande espaço na mídia, como em portais de notícia na internet, jornais impressos, veículos de comunicação especializados em turismo e outros.

O Programa vem atender à necessidade de mão de obra qualificada que foi, inclusive, um dos tópicos abordados por Carlos Langoni, diretor do Centro de Economia Mundial da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em sua palestra sobre Cenários da Economia Brasileira. Mas de acordo com o economista, isso é um bom sinal, pois o aumento da demanda é sinal de que o Brasil está crescendo.

70% dos hoteis do Brasil são de pequeno porte, ou seja, com até 50 quartos. Já pensando nos eventos esportivos que farão do Brasil o destino foco nos próximos anos – a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 – fica explícita a importância de qualificar os profissionais deste setor. Álvaro Bezerra de Melo, presidente da ABIH Nacional, calcula que nos próximos quatro anos deverá haver um aumento de 100% no número de associados da ABIH.

O investimento será de cerca de 3,3 milhões de reais para que o Programa atue em 27 estados brasileiros e seja implantando em 32 destinos: nas 12 cidades-sede da Copa de 2014, e em outras 20 cidades turísticas localizadas no entorno desses municípios. Ao todo, serão ofertadas 32 oficinas.

Marcelo Safadi, coordenador do projeto, explica que o objetivo do Programa é possibilitar que os pequenos meios de hospedagem se utilizem de ferramentas de gestão e outros mecanismos para que seus negócios sejam referência em qualidade, competitividade e sustentabilidade – os três eixos principais do Programa.

Safadi salienta o caráter colaborativo do Programa, onde todos poderão participar ativamente, desde a escolha do nome (que já está em votação aqui no blog), até a formação do conteúdo. Além disso, está sendo realizada uma pesquisa que vai resultar nas principais demandas e problemas enfrentados pelos pequenos meios de hospedagem, a fim de que sejam tratados e discutidos no decorrer dos cursos. Haverá, também, uma plataforma digital de tutoria para os participantes, para que todo o conteúdo esteja sempre disponível na internet.

O coordenador do Programa ainda lembra que, embora os cursos sejam voltados para a qualificação, os empresários devem entender a importância e os pontos positivos da proximidade com o SEBRAE e a ABIH, no que diz respeito a pontos fundamentais, como questões institucionais, de gestão, estratégia e competitividade.

Conversamos com Marcelo Safadi sobre o lançamento do Programa no Conotel:


Marcelo Safadi fala sobre o sucesso do 
lançamento do Programa.
O Programa foi bem recebido? Qual foi o respaldo dos participantes do Congresso?

Foi um sucesso. Tivemos a presença maciça do público – mais de 150 pessoas tanto na apresentação, quanto na mesa redonda. E foi muito legal porque o projeto começa a apontar pro caminho da real necessidade das pessoas, que é justamente o fato de o pequeno pousadeiro ter ele mesmo que resolver todas as questões. Isso ficou muito claro e as pessoas tiveram muito interesse por ver que o Programa é na medida da necessidade delas.

Você acha que a grande cobertura que tivemos na mídia reflete diretamente a importância desse Programa e a grande demanda nacional por qualificação?

A demanda é muito grande, mas esse Programa faz uma coisa especial: ele cuida do proprietário e do gestor. Quando você qualifica o gestor, ele leva essa melhoria aos seus colaboradores. O Programa tem esse impacto na mídia porque é tangível e trata de coisas objetivas.

Na sua palestra sobre os pequenos meios de hospedagem, quais foram as maiores preocupações dos empreendedores?

As preocupações passam pelo aspecto da competitividade comercial, ou seja, o marketing, a parte comercial, a venda. Além disso, há um grande interesse pela parte de sustentabilidade. Esses foram os dois temas que mais despertaram a atenção.

Quais são as expectativas para os próximos meses?

Queremos chamar para a colaboração. Para a participação das pessoas na escolha do nome do Programa, e a colaboração dos participantes nos temas e assuntos que serão tratados. Esperamos que eles colaborem com o conteúdo dos cursos para que o projeto tenha cada vez mais a cara da necessidade deles.


Por Camila Pessoa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário