sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Ser sustentável: o negócio do novo século!

 Um negócio competitivo é aquele que utiliza recursos de maneira eficiente e reduz o desperdício. Do ponto de vista da sustentabilidade, isso quer dizer, principalmente, diminuir o uso de energia, água e de produção de resíduos, fatores substancialmente importantes no computo de suas despesas.

Queremos com esse blog ajudar você, pequeno hoteleiro, a ter acesso a informação, desenvolver conhecimentos e habilidades, e finalmente identificar formas de reduzir seus custos operacionais por meio de processos de gestão, tecnologias e técnicas, gerenciamento da cadeia produtiva, sensibilização de funcionários e participação dos hóspedes.

Ajude-nos a qualificar esse ambiente de troca de idéias e compartilhamento de informações. Mande-nos notícias, links e documentos interessantes. Conte-nos sobre seus casos de sucesso. Esse blog é seu e para você.

Equipe de comunicação

3 comentários:

  1. Olá Boa noite,

    Não trabalho na rede hoteleira, porém ha quase um ano estou trabalhando com sustentabilidade, sou designer e confecciono produtos variados reutilizando materiais como: garrafas pet, caixas tetra pak, filtros de café, potes no geral.Iniciei confeccionando bolsas e acessórios e agora uma linha de decoração como: quadros, tapetes,abajour entre outras coisas.
    Sou apaixonada pelo que faço, tenho realmente uma preocupação e responsabilidade com o meio ambiente, e o que observo que aos poucos as pessoas estão aderindo algumas ideias, mas ainda precisamos de mais engajamento, seja ele partindo de um individuo ou de uma empresa.
    Tenho muito interesse em trabalho com essa linha sutentavel na hotelaria, seja ensinando um pouco do que sei, seja em projetos, enfim, gostaria muito de poder ajudar um pouco mais nessa questão, por isso deixo meu e-mail caso alguma empresa, empresário queira fazer contato: carolinireis@yahoo.com.br
    Um super abraço,
    Carolini Reis

    ResponderExcluir
  2. Olá Boa Tarde,

    Meu nome é Eric Gomes, Diretor da Energy Eye do Brasil uma empresa do grupo francês Somfy, líder mundial em automatização e motorização. Atuamos
    diretamente no setor hoteleiro com projetos de eficiência energética.

    Após minha visita a Conotel 2011 em SP,recebi o "Manual de sustentabilidade para os pequenos meios de hospedagem", e fiquei muito satisfeito com alguns parágrafos da página 54 que diz:

    "O economizador, dispositivo que economiza energia com o desligamento da rede elétrica do quarto, tem seus pontos positivos, mas sua instalação deve ser bem planejada. O economizador de cartão rígido pode ser substituído por qualquer peça de mesmo formato, até um cartão de visitas pode ficar no lugar. Isto ocorre quando o hóspede quer deixar o ar ligado para poder retornar com o quarto em bom estado térmico.

    O ideal são os novos sistemas que possuem sensor de presença interna, que desliga os equipamentos quando verifica que não existem pessoas no quarto e o aciona quando se abre a porta. É discreto e não precisa ser informado. Custa mais caro, mas no longo prazo tem-se mais economia, principalmente para destinos com média de temperatura muito alta."

    Esse é exatamente o projeto que lançamos recentemente no Brasil com nosso exclusivo sistema para hotelaria, que gerência toda parte de iluminação e ar-condicionado nos apartamentos, através de sensores sem fio(wireless) e comunicação de rádio freqüência que garante a economia de energia e modernização do ambiente. Nossa solução também pode ser instalada nas salas de convenção, monitorando o ambiente integralmente e poupando qualquer desperdício de energia.

    Segue abaixo uma breve apresentação da Energy Eye do Brasil:

    A Energy Eye® do Brasil trabalha focada no Gerenciamento de Energia em
    Sistemas de Ar-Condicionado (HVAC) e Iluminação, através de automatização
    com sensores (wireless) de porta, movimento e um controlador inteligente de termostato com múltiplas configurações, instalado no sistema de
    ar-condicionado que gerencia a temperatura no ambiente quando desocupado,
    buscando sempre economia e conforto dos clientes.

    Estamos presentes nas 20 maiores redes Hoteleiras ao redor do mundo
    reduzindo gastos através de tecnologia e pertencemos ao grupo francês SOMFY,líder mundial em motorização e automação.

    A tecnologia Eyepower® é a única a obter a certificação Platinum pela GGEC
    (Global Green Energy Consortium), e revoluciona o gerenciamento de energia, proporcionando uma redução de 15% a 35% no consumo em sistemas de
    ar-condicionado / Iluminação, além de interagirmos com os selos sustentáveis Leed, Acqua e Procel Edifica, adicionando maior valor agregado aos empreendimentos que possuem nossa solução.

    Segue link do video demonstrativo do sistema da Energy Eye nos apartamentos.

    Link: http://vimeo.com/28987028

    Senha para Assistir: energyeye

    Nessa situação do vídeo, estamos controlando a iluminação e gerenciando o
    ar-condicionado em uma temperatura mais elevada, buscando o máximo de
    economia e conforto.

    O vídeo também demonstra através do gráfico um diferencial exclusivo do
    sistema que é o nosso algoritmo de funcionalidade que busca através da
    oscilação da temperatura na ausência do cliente, manter a máquina a maior
    parte do tempo desligada e com ciclos maiores de liga/desliga para reduzir o consumo de energia, além de manter o ambiente sempre confortável entre a
    temperatura que o cliente selecionou e a que nós definirmos que será
    gerenciado (ex:24C).

    O intuito é explorar ao máximo o sistema possibilitando, além da redução
    consumo energético também o conforto e experiência em um ambiente mais
    moderno.

    Qualquer dúvida ou comentário entre em nosso site: www.energy-eye.com.br, ou envie um e-mail para: contato@energy-eye.com.br.

    Grande Abraço,

    Eric Gomes

    ResponderExcluir
  3. Agradecemos o interesse e a contribuição, Caroline e Eric.

    Estamos certos de que empresas e negócios ligados ao consumo racional de energia, como a Energy Eye® do Brasil, serão cada vez mais comuns nos pequenos meios de hospedagem brasileiros.

    Eric, podemos publicar um artigo sobre a tecnologia aqui em nosso portal?

    Thiago Dias
    Equipe de Comunicação
    Programa Pequenos & Notáveis

    ResponderExcluir