quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Sua marca amada por seus hóspedes.


Sua marca é amada ou respeitada por seus hóspedes? Muito respeito e pouco amor? Muito amor e pouco respeito?

Se seus hóspedes tem muito amor e muito respeito por sua marca, isso quer dizer que você tem uma lovemark.

Uma lovemark é uma marca que, para o cliente, transcende o conceito racional de relacionamento com a marca e de decisão de compra. O cliente, realmente, ama e respeita sua marca.

E isso fará com que ele não só escolha sua marca em detrimento de outras, como fará com que ele faça mais do que um boca a boca positivo. Fará tudo que esteja a seu alcance para convencer amigos, parentes e até conhecidos, a comprar seus produtos e serviços.

Exemplos emblemáticos de lovemarks são a Apple, a Harley Davidson e o Starbucks.

Além disso, no processo de decisão de compra, esses clientes que amam e respeitam sua marca, farão uma comparação com outras marcas, diminuindo a importância de preço, facilidade de compra, entre outros fatores.

Esse conceito foi desenvolvido por Kevin Roberts, publicitário norte americano, responsável por uma das mais conceituadas agências de publicidade do mundo. Segundo Roberts, "o espírito deste milênio está nos fazendo mudar um comportamento de consumo baseado em transações e informação para conexões emocionais criadas por relacionamentos."

"Portanto, se você não estabelece conexões emocionais, continuando a tocar seu negócio como sempre, está perdendo uma transformadora onda de oportunidade. Uma oportunidade de estabelecer emoções como nunca antes fizemos. E fazer com que as pessoas nos amem por isso."

Uma empresa que é uma lovemark, para Roberts, nesse sentido, está tão a frente de seus concorrentes, que não pode ser simplesmente chamada de marca, mas de lovemark.

Isso significa um relacionamento duradouro com seus hóspedes, que pode ser alcançado, e o foi por outras marcas, a partir do uso de ingredientes secretos e da construção de características icônicas, únicas. Também da combinação habilidosa de passado, presente e futuro. Da habilidade perene de alcançar sonhos e aspirações.

Para finalizar, Roberts afirma que os pequenos negócios carregam consigo uma capacidade inerente para se tornarem lovemarks. Porque para que alguém te ame, é preciso que você ame a si mesmo. E normalmente os empresários de pequenos negócios são apaixonados pelo que fazem.

2 comentários:

  1. Boa Noite, a forma de visão das lovemarks emposta por Roberts trona as marcas mesmo pequenas em grandes potencia dentro do mercado! uma lição valiosa a ser aderida.

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  2. Muito bacana, e este conceito me fez lembrar o 'share of heart' que nos marketeiro utilizamos muito em meados de 2002.. É o quanto sua marca está no coração do consumidor.

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