quinta-feira, 31 de março de 2011

Plano Aquarela 2020.

Já falamos aqui sobre o Plano Aquarela 2020, que procura identificar tendências do mercado de turismo e estabelecer estratégias para o marketing turístico internacional do Brasil.

O Plano Aquarela 2020 procura responder a algumas perguntas que nos possibilitam definir um caminho para o trabalho em longo prazo até 2020. Como será o Brasil como destino turístico em 2020? Que imagem os viajantes estrangeiros que nos visitarem daqui a uma década levarão do Brasil? Como será o posicionamento do país no mercado de turismo global após a realização de uma Copa do Mundo e de uma edição dos Jogos Olímpicos? Teremos novos produtos e destinos, novos ícones?

Para tentar compreender como responder a essas perguntas, pode ser interessante observamos uma série de dados utilizado como objeto de investigação para o Plano Aquarela 2020.

Esses dados, combinados com investigações especificas sobre o seu destino, seu negócio e o perfil dos turistas

DADOS E INFORMAÇÕES VALIOSOS

Segundo pesquisa desenvolvida entre 2008 e 2009 pela EMBRATUR e a Fundação Getulio Vargas 92,57% dos estrangeiros que visitam ao Brasil para participar de eventos pretende voltar ao pais. Isso significa, obviamente, que investir em turismo de negócios e eventos não é bom somente à época destas viagens, mas gera demanda potencial para outras. Significa também que, no cômputo geral, a infraestrutura, os serviços, e os atrativos são bem avaliados e satisfizeram as expectativas destes viajantes.

Este visitante, em seu retorno esse visitante internacional quer realizar outras atividades de negócios, mas também de lazer.
75,62% - lazer
28,97% - negócios
12,10% - atividades pessoais
4,09% - outras atividades
5,84% - visitas a amigos e parentes

Nem tão óbvio, tampouco confirmado pelas pesquisas que referenciaram o Plano Aquarela 2020, mas uma avaliação possível de extrapolação, é a de que estes visitantes podem estabelecer uma relação mais próxima com destinos localizados na área de influência daquele que visitou, uma vez que se familiarizou com o destino, obteve informações sobre outros destinos próximos, atividades, atrativos, patrimônios culturais e ambientais.

Seguindo esse raciocínio, é importante que as capitais e os maiores municípios próximos ao seu destino recebam eventos internacionais e turistas em viagens de negócios.

PRINCIPAIS MERCADOS EMISSORES

Os principais mercados emissores para o Brasil, segundo a pesquisa sobre a demanda turística internacional feita pela FIPE em 2008, são por ordem:
41% - América do Sul
35% - Europa
15% - América do Norte
5% - Ásia
2% - África
2% - Outros

Estes mercados mais importantes para o Brasil estão sendo focados nas ações de promoção da EMBRATUR, notadamente:

Argentina e Chile na America do Sul;
Alemanha, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Portugal na Europa;
EUA na América do Norte.

MOTIVAÇÃO DA VIAGEM

Na mesma pesquisa da FIPE investigou-se a motivação chegando-se a 41% lazer, 27% negócios e eventos, e 30% outros motivos.

NÚMERO DE TURISTAS ESTRANGEIROS NO BRASIL

De 2003 para cá tivemos uma evolução gradativa do número de turistas estrangeiros no Brasil, passando de 4.132.847 para 5.050.099 em 2008.

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