sexta-feira, 1 de abril de 2011

Salão do Turismo 2011.


Salão do Turismo já tem data confirmada.

O evento, que é uma estratégia de mobilização, promoção e comercialização dos roteiros turísticos desenvolvidos a partir das diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil, acontecerá em São Paulo de 13 a 17 de Julho.


Por razão dessa notícia, resolvemos apresentar alguns dados interessantes sobre as edições passadas, com o objetivo de mostrar a importância da participação de empresas do setor no evento.

PÚBLICO
2005 – 108.600 visitantes
2006 – 109.400 visitantes
2008 – 87.300 visitantes
2009 – 98.000 visitantes
2010 – 109.200 visitantes

NEGÓCIOS
2005 - Expectativa de R$ 74,6 milhões em negócios nos 12 meses seguintes ao Salão, em razão da Rodada de Negócios;
2006 - Expectativa de R$ 58,9 milhões em negócios resultantes da Rodada nos 12 meses seguintes ao evento;
2008 - Expectativa de R$ 72 milhões em geração de negócios nos 12 meses seguintes à Rodada de Negócios, segundo os participantes

PESQUISA DE AVALIAÇÃO do evento em 2009 e 2010
Nestes anos, o MTur realizou pesquisas de avaliação do evento que mostrou alguns dados interessantes sobre o público do evento.

2009 - Que o público do 4o Salão foi majoritariamente feminino (70,1%) e originário do Estado de São Paulo (89,7%).
2010 – Que 65,2% eram do sexo feminino e 87,2% eram do Estado de São Paulo.
2009 - Que os fatores mais atraentes nos destinos apresentados nas atividades do salão, segundo os entrevistados, são os atrativos naturais (52,22%) e atrativos culturais (41,2%). Preço foi indicado por apenas 5,8% dos visitantes.
2009 - Que a Internet (69%), parentes e amigos (36,9%) e agencias de viagem (27%) são as principais fontes de informação utilizadas para escolher um destino.
2010 – Que as principais fontes de informação apontadas pelos visitantes na hora de escolher um destino para viajar são a Internet (70,96%), as indicações de parentes e amigos (46,97%) e as agências de viagens e turismo (24,35%).
2009 - Que os visitantes viajam, na maioria das vezes, com familiares e parentes (48,3%), amigos (20,6%) e sozinho (10,9%).
2009 - Que o evento correspondeu às expectativas de 79,5% dos visitantes.
2010 - Que o evento correspondeu às expectativas de 74,7% dos visitantes.
2009 - Que 96,2% pretendiam participar de outras edições do evento.
2009 - Que 95,2% pretendiam participar de outras edições do evento.


MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O EVENTO
Promovido pelo Governo Federal por meio do Ministério do Turismo, o evento apresenta o turismo brasileiro para quem quer viajar ou fechar bons negócios. Os visitantes podem conhecer os roteiros turísticos das 27 unidades da Federação e adquirir pacotes e produtos/serviços turísticos para visitá-los nas suas próximas viagens. Podem ainda ver e comprar o artesanato, os produtos da agricultura familiar e a gastronomia típica, além de assistir a manifestações artísticas de diversas regiões do País. O público pode também assistir a debates e palestras e ainda conhecer casos de sucesso, trabalhos científicos e projetos relacionados ao turismo.

O Salão está dividido em diversos módulos de atividades:

Feira de Roteiros Turísticos.
Área de Comercialização (onde o visitante pode comprar sua viagem).
Vitrine Brasil (artesanato, moda, produtos da agricultura familiar, manifestações artísticas e gastronomia).
Núcleo de Conhecimento, Rodada de Negócios (encontros pré-agendados entre os agentes de comercialização do produto turístico brasileiro).
Missões Promocionais - Caravana Brasil (visitas técnicas de agentes de turismo/operadores).
Missões Promocionais - Press Trip (visitas técnicas de profissionais de imprensa nacional e internacional).

salao.turismo@turismo.gov.br

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