quarta-feira, 13 de abril de 2011

Biodiversidade. Componente fundamental para a competitividade de destinos.

Um componente fundamental para a competitividade de um destino turístico identificado com os segmentos de ecoturismo ou pesca é a capacidade dos ecossistemas da região em sustentar as biodiversidades faunística e florística.

Para o ecoturismo, porque os viajantes identificados com este segmento, gostariam que em uma mesma viagem ou num mesmo destino pudessem avistar e fotografar o maior número possível de animais diferentes, mas também de avistar, fotografar, tocar e cheirar um grande número árvores e flores.

Para a pesca, porque os pescadores esportivos gostariam de brigar com o maior número diferente de espécies de peixes, portanto, também com diferentes estilos de táticas de pesca, com os quais vai utilizar uma miríade de iscas, uma variedade de linhas e carretilhas, descobrindo diferentes ambientes como corredeiras, grandes ou pequenos rios, lagos, barrancos, etc.

Para que esses aspcetos da biodiversidade possam ser utilizados pelos destinos turísticos para a consolidação da imagem e a competitividade nos mercados nacional e internacional, é fundamental que tenhamos
1. atrativos naturais com acesso às espécies faunísticas e florísticas: trilhas e trilhas suspensas; mirantes, plataformas e pontes de observação;
2. conhecimento popular e científico disseminado
3. tenhamos material humano capacitado para produzir e interpretar informações
4. produtos formatados que valorizem essas espécies.

Fundamental obviamente, também, que a biodiversidade seja sustentada em logo prazo. O Professor de Ecologia da Unicamp e Presidente da Associação Brasileira de Ciência Ecológica e Conservação, Thomas Lewinsohn, faz no vídeo abaixo uma apresentação interessante, e para leigos como nós, com certa profundidade sob biodiversidade e o planejamento que deve ser feito para desenvolver e executar uma política de conservação da biodiversidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário