quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Os ganhos intangíveis de 2014 e 2016


Além dos serviços turísticos e de outros setores, da compra de produtos e de outros gastos feitos pelos visitantes das cidades sede, sub sede e dos destinos localizados próximos a elas, quais são os outros benefícios que os mega eventos que vamos sediar em 2014 e 2016 trarão ao Brasil?

Segundo o Ministério do Esporte, em estudo desenvolvido em 2010, sobre os impactos da realização da Copa 2014 no Brasil, além do impacto econômico, existem diversos benefícios intangíveis que também devem ser levados em consideração.

VISIBILIDADE INTERNACIONAL

Mudança na imagem brasileira no exterior: fortalecimento da imagem de país alegre e receptivo; adição de novos atributos à imagem brasileira: competência, organização e desenvolvimento.
Maior exposição de produtos e serviços, sobretudo daqueles nos quais o Brasil tenha vantagens competitivas.
Implementação e divulgação de tecnologias verdes (combustíveis, construção, etc.).

TURISMO

Maior aproveitamento do potencial turístico do Brasil (número de turistas hoje é semelhante e 1/4 do México).
Divulgação de atrações turísticas regionais e ampliação do turismo interno, sobretudo de destinos hoje pouco explorados.
Salto de qualidade dos serviços ligados ao setor (hotelaria, alimentação, taxis, etc.).

INFRAESTRUTURA

Melhoria da qualidade de serviços/qualidade de vida para a população: tecnologias modernas de transportes; maior conforto dos estádios.
Plataforma para ganhos de produtividade no setor privado.
Criação de novos pólos/vetores de desenvolvimento.

APERFEIÇOAMENTO INNSTITUCIONAL

Aprimoramento dos controles da gestão pública.
Ampliação da integração entre as regiões do país.
Fortalecimento do orgulho da nação (de ser brasileiro).

Para Jorge Abrahão do Instituto Ethos, esses ganhos intangíveis podem ser enormes, a depender de como nos apropriarmos de questões como controle social, que podem inclusive ultrapassar a época anterior ou dos próprios momentos em que acontecem os megaeventos.

Veja a entrevista de Tânia Morales com o presidente do Instituto Ethos para o programa de responsabilidade social da Rádio CBN.


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