terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Diferente de ontem


Todo dia ela faz tudo sempre igual: Me sacode às seis horas da manhã, Me sorri um sorriso pontual. E me beija com a boca de hortelã. Todo dia ela diz que é...

Cotidiano de Chico Buarque te faz lembrar alguma coisa, além de alguma memória sobre pessoas, lugares e ocasiões? E essa imagem que utilizamos para ilustrar oi artigo de hoje? Tem alguma coisa a ver com o seu dia a dia?

Se você está determinado a mudar isso, nós temos algumas dicas, ao menos no seu pequeno meio de hospedagem, que é a razão pela qual esse portal e todo o programa de qualificação existem. De toda sorte, na vida pessoal a idéia de customizar os conceitos e as técnicas não devem ser ruim.

Intraempreendedorismo

As dicas são do Portal HSM. Segundo artigo publicado no portal, o intraempreendedorismo é um conceito presente no cotidiano. Ele reflete em motivação para que os funcionários pensem e argumentem a respeito de novas possibilidades, bem como avalia positivamente e recompensa àqueles que assumem uma postura criativa.

Como habitual com técnicas inovadoras de busca de competitividade, algumas das maiores empresas do mundo passaram, a partir de determinado momento, a adotar algumas técnicas do intraempreendedorismo. A 3M, abraçou a filosofia e incentiva seus colaboradores a despender 15% de seu horário de trabalho na dedicação a projetos pessoais, os quais eventualmente culminam em novos produtos ou técnicas que passam a ser desenvolvidos pela empresa. A empresa afirma adotar tal política desde a década de 1940.

Um dos inventos que surgiram dessa prática da 3M foi o post-it, aquele bloquinho de anotações amarelo com cola. Foi usando seus 15% de dedicação a projetos pessoais que o cientista Spencer Silver teve a idéia para o monstro de vendas da 3M.

Outro exemplo interessantíssimo é de outro fenômeno de vendas e líder mundial, o Sony Playstation. O engenheiro Ken Kutaragi comprou um Nintendo para sua filha. Vendo-a jogar percebeu que os sons produzidos pelo console eram horríveis. Pensou que um chip dedicado exclusivamente para os sons poderia solucionar o problema. Na fase final de desenvolvimento do equipamento, apresentou à Sony seus experimentos e quase foi mandado embora. Um CEO, contudo, percebeu a importância do que Kutaragi estava fazendo e o autorizou a trabalhar em parceria com a Nintendo para desenvolver o projeto. A Nintendo depois de algum esforço, resolveu pular fora do projeto e o resto da história você já sabe.

Pequenos e Notáveis

Você já mandou embora ou repreendeu severamente seus funcionários em função do tempo que dedicavam a seus projetos pessoais? Será que é hora de você rever essa atitude? Quem sabe o tempo que ele dedica trabalhando part time naquele restaurante não pode render uma série de inovações no seu café da manhã? Ou que faço um acordo com ele para decorar os apartamentos com as fotos de natureza que tem feito? Ou que passe a vender a fabricação de artesanato para seus hóspedes por um preço super bacana?

_______________

Os conteúdos apresentados nesse portal te inspiram e te ajudam a melhorar sua competitividade?

Faça comentários no blog ou mande-nos um email (pmh@abih.com.br) sugerindo assuntos, temas e sítios eletrônicos para qualificar a nossa pesquisa.

Se estiver trabalhando nas redes socais conheça nossa página no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário