quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Recife sedia a 1a. ação de campo do Pequenos & Notáveis

O Programa Pequenos & Notáveis realizou o primeiro dos Seminários de Capacitação de Agentes e Gestores Mobilizadores em Recife- PE no dia 18 de novembro de 2010.

Ao todo serão 12 seminários que acontecerão nas cidades sede da Copa do Mundo FIFA 2014TM.  Os seminários objetivam informar  aos formadores de opinião e líderes do setor sobre as ações do programa e  capacitá-los para atuar como mobilizadores e multiplicadores destas ações.

O ponto alto do Seminário em  Recife aconteceu em uma atividade de “Disseminação de Boas Práticas”. Os empresários Maria Thereza Fiuza- Pousada Fazenda Santá Fé, Maria Cristina Campos da Ayatana e Maria da Gloria Cardoso - Pousada Canto da Serra Negra, e Felipe Queiroga Barros - Fazenda Betânia Hotel, fizeram depoimentos contando um pouco da história dos seus negócios e de boas práticas que adotaram nos últimos anos; momento que despertou grande interesse dos empresários e dos demais participantes.

Estiveram presentes no evento 18 empresários de  pequenos meios de hospedagem representando 09 destinos: Recife, Olinda, Bezerros, Ribeirão, Ilha de Itamaracá, Itambé, Bonito, São Bernardo do Sul e Camaragibe.

Além dos empresários estiveram presentes representantes do SEBRAE/PE, órgãos oficiais de turismo, Empresa Pernambucana de Turismo – EMPETUR,  Secretária de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnologia de Olinda; e de entidades representativas do setor, Associação de Hoteleiros da Ilha de Itamaracá – AHITA, Associação Pernambucana de Turismo Rural e Ecológico – APETURR, e Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Olinda.

Para quem não participou do encontro, vale a pena conferir os depoimentos de dois gestores de entidades representativas do setor que participaram do evento.

“O turismo rural vem despontando como roteiro turístico em todo o mundo e, por isso mesmo, o Programa de Qualificação de Pequenos Meios de Hospedagem é de uma importância impar para o nosso segmento. Até então tínhamos a maior dificuldade de conseguir parceiros para capacitar profissionalmente os gestores de nossos 23 associados.Também acredito que esse projeto será um marco para os pequenos empreendimentos que ficam a cerca de 100 km de Recife, já que com qualidade no atendimento, podemos contribuir com os esforços institucionais da Secretária de Turismo do estado, em promover o destino Pernambuco, absorvendo não só a demanda por um tipo específico de hospedagem, mas recebendo os hóspedes que não encontram vagas em cidades como Olinda, por exemplo.”

Maria Thereza Chaves Fiúza - Presidente da Associação Pernambucana de Turismo Rural e Ecológico – APETURR (presidenta)

“O projeto é de suma importância para nossa região. Não só para receber os turistas que vierem para Recife em função da Copa do Mundo, mas para colocar o estado de Pernambuco em pé de igualdade competitiva tanto como destino, quanto na qualidade dos serviços prestados pela hotelaria”
Ângelo Gustavo Lins - Representante do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Olinda

Nenhum comentário:

Postar um comentário