quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Usabilidade. Conhece esse termo?

Você sabe como seus potenciais hóspedes classificam seu sítio eletrônico (website) quando o visita em busca de informações, fotos, contato, tarifas, entre outras coisas?

Talvez a experiência deste seu potencial hóspede seja parecida com a da foto ao lado.

Para que isso não aconteça, mas que ao contrário, o sítio eletrônico seja uma ótima ferramenta para o seu negócio, como na foto ao final deste artigo (post), você precisa estudar a usabilidade do seu website.

Condensamos algumas definições encontradas na Internet sobre usabilidade. Vamos começar por definir o que é usabilidade, para depois passarmos a falar sobre o intuito desse artigo, que é o de discutir sobre a usabilidade de sítios eletrônicos dos pequenos meios de hospedagem brasileiros.

Usabilidade na Internet seria, então, uma abordagem para fazer sítios eletrônicos que, no nosso caso potencias hóspedes, achariam fácil de usar e de encontrar as informações que precisa.

O usuário deve ser capaz de compreender onde clicar intuitivamente, a partir de outras experiências que já teve com sítios eletrônicos, ou mesmo com outros tipos de softwares, ou ainda com outras experiências cotidianas.

Hoje em dia, as técnicas de usabilidade estão baseadas em complexas pesquisas que diagnosticam como as pessoas navegam pela Internet. Essas pesquisas mostram dados muito interessantes. Você sabia, por exemplo, que as pessoas ao invés de ler uma página de Internet como se fosse um texto, elas escaneam a página? Isso significa que é muito importante que as informações, de fato, fundamentais devem estar posicionadas no lugar certo, com a cor certa, destaque, etc. Também que a conclusão daquela informação deve vir primeiro. Que você deve colocar apenas uma idéia por parágrafo, assim por diante.


Segundo nossa pesquisa, há um consenso de que empregar técnicas de usabilidade para melhorar um sítio eletrônico objetiva principalmente:

1. Apresentar a informação ao usuário de forma clara e concisa.


2. Oferecer ao usuário as escolhas corretas, de uma forma óbvia.


3. Eliminar qualquer ambigüidade sobre as conseqüências de uma ação.


4. Posicionar as coisas mais importantes no melhor lugar da página em questão.

Legal essa tal de usabilidade, não? Mas você deve estar s e perguntando, e daí? Como fazer para melhorar a experiência do meu potencial hóspede quando usa meu sítio eletrônico?

Antes de chegar lá, vamos ao motivo que nos levou a escrever esse artigo. Estamos fazendo uma pesquisa na Internet para aumentar o número de contatos que possuímos de pequenos meios brasileiros, para que posssamos disseminar informações sobre o programa e informar aos PMHs quando forem acontecer ações do programa.

Nesta pesquisa notamos que existem uma série de sítios eletrônicos competentes, em que a informação é clara, cada botão leva ao lugar que se esperava, que carregam as informações rapidamente, entre outras coisas. Uma outra parte dos sítios eletrônicos, contudo, tem muito a melhorar.

Em alguns deles, precisamos fazer uma viagem pelo sítio para encontrar o e-mail, o telefone ou endereço. Outros demoravam até 20s para carregar a página inicial, isso utilizando um computador de consirevável capacidade e numa conexão de 10MB, quando estudos mostram que 8.6 segundos é o máximo que um usuário aguardará para uma página carregar.

Vamos então as dicas. Escolhemos uma lista de técnicas usabilidade na Internet fáceis de serem trabalhadas e que podem melhorar em muito a experiência do seu potencial hóspede.


1. Posicione os botões ou informações importantes na parte superior esquerda da página, uma vez que, no Ocidente, nós lemos da esquerda para a direita.


2.
Reduza o peso do seu  website. Uma redução de 20% equivale a incrementar em 20% o número de páginas vistas. O peso das páginas é um obstáculo que faz com que o número de páginas vistas se reduza por sessão de usuário. Páginas pesadas podem fazer seu potencial hóspede de desisitir de navegar pelo seu website ou de não chegar àquela foto execelente do seu café da manhã, ou a página que mostra os descontos em baixa temporada.

3.
Estude o tempo que leva para carregar um banner ou uma página com maior número de recursos. Talvez seja interessante distribuir esses recursos em diferentes páginas.

4. Se você tiver animações no seu sítio, procure deixar informações estáticas na mesma página, oferecendo claramente a mensagem que você quer transmitir.


5. Não coloque banners de auto-promoção. Se seu site incluir banners, procure colocá-los só quando tiver um patrocinador real. Estão incrementando o peso da página, sua utilidade é mais ou menos nula e estarão criando cegueira no usuário.

6. Estude sobre o assunto, ao menos as questões básicas, assim você será mais feliz na escolha do profissional que desenhará seu próximo website.


7. Contrate uma empresa especializada que trabalhe com designers e promagadores experientes.

8. Finalmente, mas não menos importante, faça testes, pergunte aos seus hóspedes, peça para amigos seus testarem o seu website e estude sobre o assunto.

Fontes utilizadas para esse artigo:
http://www.criarweb.com/ 


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