quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Exemplos inspiradores de construção verde

Construção verde ou construção sustentável não é um conceito que somente pode ser aplicado a um pequeno meio de hospedagem quando de sua construção, reforma ou ampliação.

Uma série de elementos da infra-estrutura e equipamentos do seu negócio estão inlcuidos neste conceito e podem ser substituídos ou aprimorados. Talvez as condições já sejam propícias, falta um sistema de gestão e pequenas intervenções. Trataremos sobre isso com profundidade no curso de sustentabilidade que realizaremos na modalidade à distância em 2011.

Mas independente disso, você pode zapear pela Internet e encontrar excelentes soluções para esverdear seu pequeno meio de hospedagem, seja com investimento considerável e alta tecnologia, ou baixo custo e tecnologias alternativas, ou mesmo no estilo "faça você mesmo"(do it yourself).

A foto acima mostra um conjunto de painéis fotovoltaicos, que transformam energia solar em energia elétrica. Esses painéis tem um custo de instalação alto, mas ao longo do tempo, esse custo é amortizado em função da diminuição do custo mensal do seu empreendimento com energia. É possível que você não tenha recursos suficientes para fazer um investimento como esse, mas é provável que consiga fazer investimento em outro tipo de uso da energia solar, a térmica, por exemplo para realizar processos de aquecimento da água de seus chuveiros ou piscina. Talvez você tenha ouvido falar que este aquecimento não é igual ao realizado por eletricidade. Acontece que como toda tecnologia essa deve ser empregada corretamente. Deve haver um dimensionamento do número de placas, e também um estudo sobre as condições climáticas do local onde está localizado seu PMH e ainda um estudo sobre onde devem ser posicionadas as placas de forma a receber a maior incidência possível de raios solares. 
 
Outras intervenções são ainda mais simples e ganham adeptos ao redor do mundo. Pintar o telhado de branco, por exemplo, ajudará a diminuir a temperatura no interior das UHs ou de seus espaços comuns, o que em última consequência diminuirá a intesidade de uso de ar condicionado e ventiladores. De tão simples e barata, a solução pode até se tornar lei. A Câmara Municipal de São Paulo acabou de aprovar em primeira votação Projeto de Lei para que a população pinte os telhados de suas casas de branco.

Outra intervenção também nos telhados tem demonstrado resultados interessantes nos aspectos referentes ao comportamento térmico, diminuição do escoamento de águas de chuva e reaproveitamento dessas águas e sistemas construtivos de menor peso específico. São os telhados verdes. A tecnologia pareceu tão adequada que em Nova York foi adotada em um ônibus.  

Estas são apenas algumas intervenções possíveis. Publicaremos outros artigos como esse nas próximas semanas com exemplos de outras boas práticas de construção verde.

Para finalizar, escolhemos este vídeo para te inspirar e a reforçar o entendimento de que construção verde está diretamente ligado à competitividade do seu negócio, justamente porque vai, certamente, diminuir seus custos. Mostra uma verdadeira revolução baseada em alta tecnologia em prédio de uma gigante norte-americana dos softwares. Assim mesmo, você poderá perceber maneiras de customizar as intervenções realizadas no prédio ou de aplicar em pequena escala equipamentos e sistemas demonstrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário