sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Conhecendo o grau de influência e a reverberação de suas tweetadas

Seguindo X pessoas, com # seguidores, 1XY tweetadas por mês, Z retweets por dia, Y novos seguidores por semana...

Se você já começou a fazer essas contas, vai se interessar deveras por uma série de aplicativos desenvolvidos para o Twitter que fazem estatísticas do seu desempenho no Twitter à distância de apenas 01 clique e alguns mintos para entender o aplicativo e os seus números.

Estes aplicativos investigam a sua popularidade no Twitter, o grau de influência de suas tweetadas, se sua empresa é ativa em comparação com outras, mostra que horas você normalmente posta, a frequência de suas postagens, ou até um perfil piscológico baseado na padrão da sua utilização.

O que é muito interessante em boa parte desses aplicativos é que são de uma simplicidade assustadora para se usar. Você não precisa instalar ou fazer download de nenhum aplicativo, eles tem tutoriais e explicações muito simples sobre os recursos e sobre o que cada um deles analisa.

Caso as explicações ou os tutoriais não sejam suficientes para você compreender suficientemente bem as análises, sempre há a opção de recorrer aos vídeos postados no Youtube sobre o aplicativo. Muitos deles serão em inglês, mas já existem alguns profissionais postando vídeos em português com explicações e dicas sobre esses aplicativos. Vai dar um pouquinho mais de trabalho, mas vale a pena.

Vamos a eles então. Testamos alguns aplicativos bem recomendados no OneForty e separamos os que achamos mais interessantes.

TweetStats

Com esse aplicativo você pode ver quantos tweets fez por mês, e o que eles geraram de respostas e retweets. Mas, mais interessante, ele mostra quem são as pessoas, empresas e entidades quem mais retweetam ou respondem aos seus tweets. Pode ainda ver que horas você mais tweeta, uma comparação entre o número de tweets feito no smartphone, em outro aplicativo ou no computador.

Twitalyzer

Também muito bacana, o Twitalyzer te mostra um indicador que chama de impacto, apresentado em porcentagem que combina os seguintes fatores para chegar à sua pontuação:
o número de citações e referências à sua conta
a frequência com que suas postagens são retweetadas;
a frequência com que você retweeta outros usários;
a frequência com que você tweeta.

Além desse indicador ele ainda faz uma comparação entre o seu indicador e o de outros tantos usuários que já utilizaram o mesmo aplicativo.

Twitter Grader

O Twitter Grader também utiliza uma série de fatores para gerar um indicador que ele chama de grau e aparece em termos percentuais como o Twitalyzer. Segundo seus desenvolvedores estes fatores são analisados da seguinte maneira:

1.Número de seguidores: um maior número de seguidores mais leva a um maior grau.

2.Poder de seguidores: se você tem pessoas com um alto grau seguindo você, isso conta mais do que aqueles com um baixo grau te seguindo.

3.Atualizações: mais atualizações geralmente levam a um grau superior - dentro de um senso razão. Segundo os desenvolvedores, isso não significa que você deve ser tweettar freneticamente, porque isso não vai alterar o seu grau.

4.Atualize Recente: usuários que usam frequentemente o Twitter costumam receber notas mais altas.

5. Relação entre o número de você seguem e de pessoas que te seguem: quanto maior a taxa, melhor. No entanto, o peso desse fator em particular diminui à medida que o usuário acumula pontos para outros fatores (portanto, quando um usuário chega a um nível elevado de seguidores ou um elevado nível de influência,a relação passa a ter um peso menor).

6. Engajamento: quanto mais tweets de um determinado usuário são retweetados, ou quanto mais vezes são citados, maior o grau.Além disso, o valor do engajamento é maior com base em quem está te seguindo e te citando ou retweetando.

Além do grau, o Twitter Grader também te dá dicas para melhorar o seu desempenho com base nos seus números.

TweetReach

Finalmente, o TwitterReach, calcula quantas pessoas você alcançou com seus últimos 50 tweets.

Vamos ficando por aqui, mas na semana que vem tem mais. Vamos testar aplicativos mais complexos na análise do seu uso do Twitter e publicar uma avaliação deles.
Ajude-nos a construir este canal de comunicação e disseminação de informações sobre o desafio diário de gerenciar pequenos e notáveis meios de hospedagem.

Poste um comentário, siga-nos no Twitter e seja nosso amigo no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário