quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Otimizando o uso do Twitter

Esta, ao lado, é a logomarca do TweetDeck, um aplicativo para o Twitter que pode ser usado em desktops ou em smartphones, para gerenciar sua(s) conta(s) do Twitter sem que você tenha que utilizar um navegador, portanto, a partir de uma outra interface.

As características mais elogiadas do TweetDeck são, para quem utiliza com frequência o Twitter, a visualização mais organizada e adequada dos tweets, dos contatos e de outras ferramentas, que são divididos em colunas. Assim, você pode na mesma tela deixar uma coluna com os tweets dos seus amigos, outra com os seus tweets, outra com os mentions e outra com uma busca que você esteja fazendo.

Você ainda muda a organização das colunas, tira uma ou insere outra com apenas 01 clique. Outros recursos

Outros aplicativos desenvolvidos com o mesmo fundamento são o Seesmic Desktop, que tem painéis bem customizáveis e facilita a utilização de diferentes contas na mesma interface; o Twitter Fox, principalmente para quem utiliza o Mozila Firefox como navegador; o Pluggio, que permite que você facilmente adicione pessoas à uma conversa, publique simultaneamente no Twitter, no Facebook e no LinkedIn, ou que encurte a URL ali mesmo;  o Digsby que permite monitorar, na mesma interface, Twitter, MSN, Google Talk, Yahoo, Facebook, etc; entre tantos outros.

Mas, o bacana dessa história dos aplicativos para o Twitter é que já foram produzidos, por empresas ou desenvolvedores independentes, milhares deles. Você pode escolher aqueles que são mais adequados ao seu estilo, seu conhecimento sobre Internet e TI, mas também às suas necessidades. Nós estamos utilizando o TweetDeck para gerenciar a conta do Pequenos & Notáveis, justamente porque foi ele quem, até agora, se adequou às nossas necessidades, estilo e conhecimento.

Para um pequeno & notável meio de hospedagem, pode ser interessante, por exemplo, um aplicativo que permita subir (upload) fotos. Para alguns gerenciadores pode ser legal também um aplicativo que permita uma eficiente sincronização entre as atividades do seu smartphone com as do desktop. Assim, mesmo que duas pessoas, digamos você e seu gerente, controlem em horários diferentes as respostas no Twitter, um ficará sabendo com segurança o que já foi tweetado e o que não foi.

Outros recursos interessantes destes gerenciadores são: a possibilidade agendar uma publicação (com data e hora exata); a organização dos tweets por grupos; investigar o que seus clientes e amigos estão dizendo; compartilhar aquivos.

Um desafio, para quem não tem facilidade com inglês, é que os aplicativos mais bacanas são na língua universal da Internet. Mas, utilizando o Google Translate e com um pouco de paciência, em pouco tempo você nem vai perceber que o programa é em inglês.

Então se você se vira bem com inglês e quer testar diferentes aplicativos para o Twitter e outras redes sociais e ferramentas de comunicação na Internet visite o OneForty, um sítio eletônico dedicado a noticiar e analisar aplicativos.

No mesmo sentido, se te interessanta aprofundar no assunto e entender a respeito de estratégias e tendências atuais, procure livros e especialistas que falam sobre redes sociais virtuais na Internet. Esse artigo utilizou importantes informações registradas no livro de Tamar Weinberg, As Novas Regras da Comunidade: Marketing na Mídia Social.

Amanhã vamos falar sobre aplicativos  que permitem observar qual sua popularidade e o alcance de suas campanhas
no Twitter.

Ajude-nos a construir este canal de comunicação e disseminação de informações sobre o desafio diário de gerenciar pequenos & notáveis meios de hospedagem.

Poste um comentário, siga-nos no Twitter e seja nosso amigo no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário