segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Questões culturais nos grandes eventos esportivos

Estádio Olímpico e arredores em Helsinque na Finlândia
Questões culturais são, de fato, importantes no planejamento e na avaliação que os estrageniros farão do Brasil nos grandes eventos esportivos que sediaremos em 2014 e 2016?

Entre outras questões como a presetação de serviços foram abordadas no programa Mundo Coportativo da Rádio CBN no último sábado. O jornalista e apresentador da CBN, Heródoto Barbeiro entrevistou Sérgio Pereira,  Fundadado Instituto de Administração da Universidade - FIA de São Paulo - USP.

Em função de problemas técnicos, não conseguimos publicar o vídeo ou o áudio da entrevista aqui no blog. Mas, você pode clicar aqui para ver a íntegra do programa no sítio da CBN.

Pereira destacou a importância do planejamento para que os previstos impactos dos grandes eventos na economia sejam realizados ou até majorados. Nesse sentido, evidenciou a importância de conhecermos as culturas daqueles países com as quais devemos estabelecer o maior número de trocas comerciais durante a copa do mundo e as olímpiadas. Segundo ele, uma boa prática na qual podemos nos espelhar e realizar benchmarking, é a dos britânicos que se preparam para sediar as olimpíadas em Londres em 2012. Os britânicos acabaram de desenvolver estudos sobre 26 países, que julga serem importantes mercados emissores de turistas para 2012. Para cada país o estudo gerou um pequeno dossiê de aproximadamente 30 páginas que contêm aspectos sobre a cultura dos povos destes 26 países.

Pereira realçou ainda a dificuldade que teremos na comunicação com os estrageiros que vierem a estes eventos, uma vez que uma muito pequena parcela da população brasileira fala inglês ou outras línguas estrangeiras muito faladas no mundo como espanhol, francês, alemão, chinês, entre outras. Diferentemente da China que investiu no ensino de inglês para crianças mais de 15 anos antes das olímpiadas, não temos mais tempo de tomar uma iniciativa como essa.

Outro questão preocupante levatanda por Pereira foi o da infra-estrutura. Uma tarefa importante, que segundo ele é um complicado jogo de xadrez, deve ser priorizar os investimentos em infra-estrutura que são preementes para receber as pessoas que vistirão o Brasil, em função dos eventos.

Em termos da cultura do povo brasileiro e da influência dessa na maneira como receberemos os turistas estrangeiros, Pereira entende que a curiosidade do povo brasileiro é um ponto positivo e pode nos ajudar a seremos positivamente avaliados por nossos visitantes, mas considera que temos que ampliar nossa capacidade de sermos respeitosos com o diferente.

Outra questão destacada por Pereira foi a tênue linha que existe entre a flexibilidade e o "jeitinho", linha essa que muitas vezes é ultrapassada quando da ilegalidade e de questões éticas.

Siga-nos no Twitter e seja nosso amigo no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário