segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

1, 2, 3, 4 ou 5 estrelas?

Em breve entrará em vigor o novo Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem, a partir da publicação dos documentos referenciais. Após esta publicação os meios de hospedagem poderão solicitar a classificação, via Sistema Cadastur.

Construído por meio de uma ampla parceria entre o Ministério do Turismo, IINMETRO, Sociedade Brasileira de Metrologia e sociedade civil, é um instrumento reconhecido oficialmente para divulgar informações claras e objetivas sobre os meios de hospedagem, sendo importante mecanismo de comunicação com o mercado e o modo mais adequado para o consumidor escolher quais os meios de hospedagem deseja utilizar, segundo prevê o Ministério do Turismo.

Com avaliação que indica o meio de hospedagem entre as categorias 1 e 5 estrelas, o sistema de classificação, a exemplo do que ocorre em importantes destinos turísticos como a França, Alemanha, Portugal e no nosso vizinho Chile, é uma estratégia para promover e assegurar a competitividade do Brasil em um mercado global e altamente disputado.

É importante, portanto, que os meios de hospedagem comecem a se preparar para a classificação. O primeiro passo para isso é conhecer a cartilha básica, produzida pelo MTur, adequada ao seu negócio. Clique aqui e acesse a página que contém os arquivos para download.

Como a maioria dos PMHs com que temos trabalhado no Programa Pequenos e Notáveis são pousadas, vamos a seguir listar alguns dos principais requisitos para a classificação, como exemplo para você se inteirar.

Segundo o sistema, uma pousada é um meio de hospedagem de característica arquitetônica predominantemente horizontal, com até três pavimentos, 30 unidades habitacionais e 90 leitos, com serviços de recepção e alimentação. Nota: a pousada pode ser em um prédio único ou com chalés ou bangalôs.

Os requisitos podem ser mandatórios (de cumprimento obrigatório pelo meio de hospedagem) ou eletivos (de livre escolha do meio de hospedagem, tendo como base uma lista pré-definida) dependendo da classificação. Para ser classificado na categoria pretendida o meio de hospedagem deve ser avaliado por um representante legal do Inmetro e demonstrar o atendimento a 100% dos requisitos mandatórios e a 30% dos requisitos eletivos (para cada conjunto de requisitos).

Os requisitos são divididos ainda em três categorias.

Infraestrutura : vinculados às instalações e aos equipamentos.

Climatização (refrigeração/ventilação/calefação).
Área de estacionamento.

Serviços: vinculados à oferta de serviços.

Serviço de recepção aberto e acessível por telefone.
Pagamento com cartão de crédito ou de débito.
Monitoramento das expectativas e impressões dos hóspedes em relação aos serviços ofertados, incluindo pesquisas de opinião, espaço para reclamações e meios para solucioná-las.

Sustentabilidade: vinculados às ações de sustentabilidade (ambientalmente responsável, socialmente justa e economicamente viável.

Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água.
Medidas permanentes para geração de trabalho e renda para a comunidade local.
Medidas permanentes de treinamento para colaboradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário