sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Certificação de hotéis em gestão da sustentabilidade

À época de sua publicação, a NBR 15401 - Meios de Hospedagem, Sistema de Gestão da Sustentabilidade e Requisitos, foi vista como complexa e muito longe da realidade dos meios de hospedagem por considerável parte dos empresários brasileiros.

Depois de experiências bem sucedidas de alguns poucos empresários visionários, as iniciativas para retomar a disseminação das tecnologias e ferramentas necessárias para o planejamento e a execução das ações que permitem aos meios de hospedagem se adequar aos requisitos e se candidatar ao selo de certificação vão aparecendo.

Neste momento, por exemplo, estamos no início da fase de produção de uma manual de gestão da sustentabilidade para pequenos meios de hospedagem, o qual objetiva transformar o conteúdo da norma em ferramentas de gestão aplicadas, ou seja, que possam ser executados por empresários e gestores de PMHs. As ferramentas que serão apresentadas no manual, pretendem ser passíveis de aplicação, sem que haja necessidade de recursos financeiros ou recursos humanos, materiais e tecnológicos fora da realidade do mercado brasileiro.

Finalmente, o manual trará exemplos de melhores práticas do setor no Brasil e no mundo, de maneira que os empresários e gestores de pequenos meios de hospedagem brasileiros possam aplicar à realidade do seu negócio e do destino em que está localizado uma experiência que já é comprovadamente um sucesso.

Outra iniciativa que pretende retomar a disseminação das tecnologias e ferramentas que possibilitam aos meios de hospedagem brasileiros alcançar a certificação em turismo sustentável, também integra esforços do poder público, das entidades setoriais privadas e empresários.

O SEBRAE, o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade - IBPQ, a Secretaria de Turismo de Cabo Frio, em parceria com a Associação de Hotéis e Pousadas, Convention e Visitors Bureau e Associação Comercial Industrial e Turística (ACIA), desenvolveu um programa para ajudar os empreendimentos a se adequar à NBR 15401.

------------

Ajude-nos a construir este canal de comunicação e disseminação de informações sobre o desafio diário de gerenciar e manter a competitividade de pequenos e notáveis meios de hospedagem.

Poste um comentário, siga-nos no Twitter e seja nosso amigo no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário