segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

5 Dicas para aproveitar feiras de turismo

Você talvez ainda não teve a oportunidade de participar de uma rodada de negócios em uma feira nacional ou internacional, mas provavelmente já ouviu falar do Salão do Turismo promovido pelo Ministério do Turismo, da Feira das Américas promovida pela ABAV, da BNT Mercosul que acontece no Balneário Camboriú ou do Festival de Turismo de Gramado.

Talvez, ainda que não tenha participado de nenhuma delas, ouviu falar como é importante se fazer presente a essas feiras para fazer contatos, estreitar ou iniciar acordos comerciais com agências e operadoras, aprimorar conhecimentos, etc.

Se você ainda não teve oportunidade de participar de feiras como essas, nem mesmo as organizadas no seu estado, saiba que as rodadas de negócios, muitas delas organizadas pello SEBRAE, geralmente, concentram-se na negociação entre agências e operadoras emissivas com operadoras de receptivo, como não poderiam deixar de ser, uma vez que são os receptivos quem tem condições de oferecer um produto completo aos agentes emissivos.

De toda sorte, é importante para pequenos & notáveis meios de hospedagem comparecerem a eventos como esse por uma série de outras razões, dentre elas:

  • conhecer operadoras e agências emissivas que vendem destinos com características semelhantes ao do seu PMH; 
  • observar as ações de promoção e apoio a comercialização desenvolvidas pelos governos do seu estado e de outros estados; 
  • estreitar relacionamento e apoiar as ações das operadoras de receptivo do seu destino; 
  • participar de palestras e workshops de capacitação.

Mas, antes de se aventurar em uma dessas feiras, é legal estabelecer um planejamento para sua atuação, sob pena de que você passe pela feira como um visitante, e não como um empreário em busca de oportunidades de negócios, mesmo que seja uma viagem de prospecção.

A sempre pertinente Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, trouxe um artigo, hoje, tratando sobre como aproveitar as feiras. Segundo a jornalista Ana Cristina Dib, autora do artigo, é preciso deixar a timidez de lado, além de ter organização e foco.

A reportagem lista então 5 dicas fundamentais para você aproveitar as feiras.

1. Vá com roupa confortável. Via de regra as feiras de turismo no Brasil ou no exterior são sediadas em grandes espaços, e se você quiser aproveitar bem os eventos precisará caminhar entre uma sala e espaço e outra e passar longos períodos em pé ou sentado. Duram quase que invariavelmente o dia todo, com uma programção que te deixará interessado a participar, portanto trate de não fazer a estréia daquela sapato novo ou de vestir com muito custo aquela calça apertada.

2. Use a hora do almoço para sentar com pessoas novas. As pessoas geralmente se sentem confortáveis e são amistosas em bate papos de almoço. Mas é importante ficar atento para não ser inoportuno, portanto não fale só de negócios e procure falar de coisas agradáveis, de maneira descontraída.

3. Verifique com antecedência as palestras que deseja assistir. Vão ser alguns os especialistas que você quer ouvir, portanto dificilmente conseguirá ver todos. Aqueles de maior renome serão bastante requisitados e muitas vezes com vagas limitadas, portanto planeje sua participação.

4. Tenha bom senso. Palestras e workshops não são momentos adequados para trocar cartões. No mesmo sentido tentar vender produtos ou serviços durante um networking não é aconselhável, normalmente.

5. Mantenha contato. Guardar os cartões na gaveta e nunca entrar em contato não vai fazer com que os relacionamentos iniciados na feira se transformem em negócios.

Se você já participou de uma feira, partilhe conosco suas experiências.

Ajude-nos a construir este canal de comunicação e disseminação de informações sobre o desafio diário de gerenciar e manter a competitividade de pequenos & notáveis meios de hospedagem.

Poste um comentário, siga-nos no Twitter e seja nosso amigo no Facebook.




Nenhum comentário:

Postar um comentário