terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Qual seu perfil de gestor em termos de empowerment?

O SEBRAE possui uma série de publicações produzidas especificamente para empresários de pequenas empresas.

Ao longo dos próximos meses vamos publicar artigos utilizando estas publicações, principalmente apresentado ferramentas interessantes para você aprimorar o gerenciamento do seu pequeno & notável meio de hospedagem, com explicações simples e abordando questões práticas do seu cotidiano.

Para começar essa série, vamos hoje, falar sobre um assunto que deve fazer parte do seu dia a dia, a delegação de poderes, também conhecido por seu termo em inglês, empowerment.

Na série Manual do Empresário, desenvolvido pelo SEBRA-ES, um dos fascículos trata da Gestão de Pessoas, e dedica uma parte do estudo à delegação de poderes.

Uma das ferramentas deste fascículo é um teste para você entender qual é a sua capacidade de delegar poderes. Este teste simples é feito por meio de um questionário com 16 perguntas em que você responde “sim” ou “não”. Depois de responder ao questionário, você fará uma conta matemática para interpretar o resultado, o que te dirá o quanto e de que forma você delega poderes à sua equipe.

Não se assuste com o número de respostas. As perguntas são simples e você não levará mais do que dez minutos para responder e chegar à interpretação de suas respostas.

INSTRUÇÕES

a) Procure refletir sobre seu dia-a-dia ao responder as questões
b) Identifique em cada questão o seu comportamento mais freqüente no trabalho e não o que gostaria ou acha certo fazer;
c) Se a questão está de acordo com sua atuação, assinale “S” de sim. Caso contrário, assinale “N” de não.
d) Assinale suas respostas em um arquivo de texto, planilha ou em um papel.

PERGUNTAS

1. Na sua ausência, você tem um substituto formalmente designado?
2. Quando você tira férias ou se ausenta do trabalho, a produtividade de sua equipe ou do seu setor cai significativamente?
3. Você possui tendência para “assumir” tarefas que não lhe competem, especialmente aquelas que você executava enquanto técnico, antes de ser promovido?
4. Seu critério usual para delegação é o de transferir para sua equipe as tarefas que você não gosta de executar?
5. Ao delegar, é comum você usar a frase: “isto agora é com você, e resolva como achar melhor”?
6. Você tem sempre a convicção de que executa as tarefas melhor e mais depressa que sua equipe?
7. Sua equipe, mesmo depois de receberem qual- quer delegação, tendem sempre a voltar a você para “dividir” a decisão?
8. Você sempre ou quase sempre aceita dividir com sua equipe o “ônus” das decisões?
9. Você tem mania de perfeição?
10. Você considera mais agradável executar diretamente as tarefas, em oposição a conseguir resultados através de terceiros?
11. Quando delega, você tende a conceder mais responsa- bilidade (atribuições) do que autoridade (mais coisas para fazer do que o poder de decisão sobre elas)?
12. Logo depois que você delega uma tarefa,é comum se impacientar quando procurado para esclarecer eventuais dúvidas?
13. Você costuma decidir a forma de controle da delegação no momento em que ela é efetuada?
14. Além de delegar“o que fazer”,você costuma definir com sua equipe exatamente qual deve ser o caminho a ser seguido por eles, “o como fazer”?
15. Quando delega,você usualmente define prazos e limites da delegação, procurando fazê-lo de comum acordo com o grau de comprometimento e desenvolvimento de seu subordinado?
16. No início do processo de delegação, você sempre ou quase sempre procura deixar claro para seu subordinado sua disponibilidade para dirimir dúvidas eventuais?

MATEMÁTICA

Para cada resposta “sim” às perguntas 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 14, atribua 1 ponto.
Para cada resposta “não” às perguntas 1, 13, 15 e 16, atribua 1 ponto.

INTERPRETAÇÃO

Entre 16 e 12 pontos = você tem problemas sérios com seu esquema de delegação. Reveja suas prioridades. Discuta com sua equipe sugestões para a delegação. Registre as tarefas do seu dia-a-dia de trabalho e analise as oportunidades de delegação de algumas destas tarefas para sua equipe.

Entre 11 e 8 pontos = o problema existe, não é tão sério, mas a situação pode piorar.

Entre 7 e 4 pontos = você utiliza bem o instrumento delegação, mas sempre é possível melhorar.

Entre 3 e 0 pontos = você é um executivo perfeito no que tange à delegação. Parabéns!

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