segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Empreendedorismo: aprendendo com tentativa e erro

Você já sabe o que é ser um empreendedor, porque é um.

Portanto não vamos gastar tinta descrevendo as qualidades e as competências de um empreendedor, mesmo porque dificilmente conseguiremos descrever as diferentes características de cada tipo de empreendedor.

Mas, vamos discorrer sobre uma teoria sobre as formas com que os empreendedores decidem montar uma empresa e como tomam decisões na administração do negócio.

A professora e pesquisadora Saras Sarasvathy, desenvolveu a teoria da abordagem efetiva, que observa que o empreendedor estabelece um conjunto de processos decisórios em situações de incerteza. Esse conjunto de processos não estaria baseado em predições ou análises sobre os cenários futuros. Na abordagem efetiva o empreendedor entende que, como não pode controlar o futuro, não há necessidade de tentar predizer o que acontecerá.

Essa abordagem, portanto se opõe à lógica causal, na qual a predição do futuro garante ao empreendedor a capacidade de controlar o futuro. Dessa maneira, é fundamental a construção de planos de negócios, pesquisas de mercado e tantas outras observações sobre a situação atual, suas causas e os cenários futuros.

Para chegar a essa teoria a Dra. Sarasvathy fez uma pesquisa, por meio de entrevistas, com uma série de empreendedores que ela chama de "experts", porque possuem vários anos de experiência na gestão de empresas, com histórias de fracasso e sucesso, mas que aprenderam com o tempo a administrar bem suas empresas.

Os princípios da teoria da abordagem efetiva no empreendedorismo podem ser resumidos nos seguintes princípios.

Princípio do pássaro na mão: quem sou eu, o que eu posso fazer e quais recursos estão disponíveis para mim? (Diferentemente de pré-determinar metas).

Princípio das perdas aceitáveis:
o que eu posso dar ao luxo de perder? (Não foque no que você espera ganhar).

Princípio da colcha de retalhos:
quem eu conheço que pode me ajudar? (Escolha seus parceiros no negócio com cuidado).

Princípio da limonada: contingências como despesas não previstas são comuns, e até fracassos, portanto não evite encará-los.

Princípio do piloto no comando do avião:  o futuro consiste naquilo que criamos, e não em tendências inevitáveis.

A teoria da abordagem efetiva se espelha na sua maneira de administrar seu pequeno meio de hospedagem?

Vamos em outras oportunidades discorrer sobre outras questões abordadas pela professora Saras Sarasvathy, em suas pesquisas e observações sobre como o empreendedor administra empresas.

Eu não falhei 700 vezes. Eu não falhei nenhuma vez. Eu consegui ter sucesso em provar que aquelas 700 formas não funcionam. Quando eliminar as formas que não funcionam, encontrarei a forma como irá funcionar. Thomas Edison, considerado o maior inventor de todos os tempos.
parte de perguntas como quem eu sou, o que eu sei, e quem me conhece.


Ajude-nos a construir este canal de comunicação e disseminação de informações sobre o desafio diário de gerenciar pequenos & notáveis meios de hospedagem.

Poste um comentário, siga-nos no Twitter e seja nosso amigo no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário