Porque um potencial hóspede deve escolher o seu pequeno meio de hospedagem em detrimento de outros tantos localizados no mesmo destino?
Segundo, Jaynie Smith, consultora e palestrante internacional especialista em marketing e gestão, se você não consegue responder essa pergunta, está, certamente, perdendo hóspedes e market share.
Para Smith, maior parte dos empresários e gerentes não conseguem responder à essa pergunta e portanto estão perdendo a capacidade de compreender os motivos pelos quais seus clientes contratam seus serviços e consequentemente de tomar decisões que fortaleçam essas vantagens.
Em seu livro Creating Competitive Advantage, a consultora indica 5 falhas fatais que as empresas cometem nesse sentido.
Não tem uma vantagem competitiva, embora acreditam ter.
Tem vantagens competitivas, mas não sabem qual é, por isso abaixam os preços.
Sabem quais são suas vantagens competitivas mas não deixam seus clientes saberem sobre.
Confundem forças (ou fortalezas) com vantagens competitivas.
Não se concentram nas vantagens competitivas quando tomando decisões estratégicas ou operacionais.
Num dos capítulos mais interessantes do livro, Smith diz que Se você não tem uma vantagem competitiva, crie uma. Uma das maneiras de conseguir criar vantagens competitivas é se concentrar em suas vantagens competitivas. Smith sugere um exercício para identificá-las, assim como as possíveis soluções.
Pergunte à sua equipe quais são suas 03 principais desvantagens.
Depois faça um brainstorming (chuva de palpites) com soluções para essas desvantagens.
Observe se as soluções que as empresas que competem com o seu PMH adotam para as mesmas desvantagens podem ser utilizadas também no seu negócio, evidentemente com as devidas customizações.
Segundo, Jaynie Smith, consultora e palestrante internacional especialista em marketing e gestão, se você não consegue responder essa pergunta, está, certamente, perdendo hóspedes e market share.
Para Smith, maior parte dos empresários e gerentes não conseguem responder à essa pergunta e portanto estão perdendo a capacidade de compreender os motivos pelos quais seus clientes contratam seus serviços e consequentemente de tomar decisões que fortaleçam essas vantagens.
Em seu livro Creating Competitive Advantage, a consultora indica 5 falhas fatais que as empresas cometem nesse sentido.
Não tem uma vantagem competitiva, embora acreditam ter.
Tem vantagens competitivas, mas não sabem qual é, por isso abaixam os preços.
Sabem quais são suas vantagens competitivas mas não deixam seus clientes saberem sobre.
Confundem forças (ou fortalezas) com vantagens competitivas.
Não se concentram nas vantagens competitivas quando tomando decisões estratégicas ou operacionais.
Num dos capítulos mais interessantes do livro, Smith diz que Se você não tem uma vantagem competitiva, crie uma. Uma das maneiras de conseguir criar vantagens competitivas é se concentrar em suas vantagens competitivas. Smith sugere um exercício para identificá-las, assim como as possíveis soluções.
Pergunte à sua equipe quais são suas 03 principais desvantagens.
Depois faça um brainstorming (chuva de palpites) com soluções para essas desvantagens.
Observe se as soluções que as empresas que competem com o seu PMH adotam para as mesmas desvantagens podem ser utilizadas também no seu negócio, evidentemente com as devidas customizações.
Decida o que fazer, como fazer, com que recursos, e em que prazo.
Estabeleça equipes para solucionar as desvantagens, quando eles não envolvem recursos financeiros, tecnológicos ou materiais indisponíveis.
Apóie as ações das equipes e estabeleça metas razoáveis.
Apóie as ações das equipes e estabeleça metas razoáveis.
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