Qual é o segmento turístico mais importante no destino em que está localizado seu PMH? E quais são os outros segmentos importantes ou periféricos? Uma considerável parte de seus hóspedes está identificada com estes segmentos mais importantes? E sua infraestrutura, equipamentos e serviços correspondem às necessidades e desejos dos hóspedes identificados com esses segmentos?
É muito importante que você saiba responder à essas perguntas. E as respostas que delas decorrem são o resultado do estudo das características dos fluxos turísticos identificados com cada segmento em comparação com as características do seu negócio.
Para te ajudar a compreender com maior propriedade os segmentos turísticos importantes no destino em que está localizado o seu pequeno e notável meio de hospedagem, e portanto compreender se a infraestrutura, os equipamentos e o serviços estão adequados à demanda identificada com estes segmentos, utilize os cadernos e manuais de segmentação desenvolvidos pelo Ministério do Turismo.
Mas o que significa essa adequação à demanda identificada com determinado segmento? Quando um empresário implantou uma rede wireless em seu pequeno meio de hospedagem; equipou as UHs com mesa, abajur e cadeira confortável; construiu uma sala de reunião e comprou flip chart ou data show; estava adequando suas infraestrutura, equipamentos e serviços aos hóspedes em viagens de negócios e eventos.
Um outro pequeno meio de hospedagem que estabeleceu parceria comercial com massoterapeuta; indica passeios ofertados por operadoras de receptivo local; está localizado em uma área de mata; tem decoração e infraestrutura rústicas feitas com materiais locais; tem uma loja de conveniência que vende repelente, capa de chuva, protetor solar e bonés; certamente recebe uma demanda identificada com segmentos de ecoturismo, aventura ou pesca.
Você com certeza desenhou e implantou infraestruturas, equipamentos e serviços pensando na adequação à demandas turísticas importantes para o seu destino, mas é importante observar outras necessidades que ainda não foram correspondidas. A partir destes documentos, você terá oportunidade de compreender as características do segmento, as principais atividades praticadas no ambiente do segmento, o perfil do turista identificado com este segmento, a cadeia produtiva (principais agentes do segmento e suas atribuições), entre outras informações importantes.
Existem manuais e cadernos sobre os seguintes segmentos: aventura, cinematográfico, cultural, ecoturismo, estudos e intercâmbio, náutico, negócios e eventos, rural, de saúde, e sol e praia.
Eles são muito bem escritos, em uma linguagem apropriada e trazem conhecimentos altamente aplicáveis no seu negócio. É interessante mesmo estudar segmentos que não são importantes para o seu segmento, porque podem surgir dali idéias criativas para outros segmentos.
------------
Faça comentários no blog ou mande-nos um email (pmh@abih.com.br).
Nenhum comentário:
Postar um comentário