quinta-feira, 3 de março de 2011

Para a geração Y as redes sociais e microblogs são mais importantes que os blogs.


Seus potenciais clientes em alguns anos utilizam mais frequentemente microblogs e redes sociais virtuais do que blogs.

Portanto, se você ainda não criou páginas ou perfis do seu pequeno e notável meio de hospedagem no Facebook, Twitter e no Tumblr, está perdendo uma ótima oportunidade de se relacionar com um universo de potenciais clientes ao custo de algumas horas de trabalho semanais suas ou de alguém da sua equipe com maiores habilidades para postar comentários regularmente e interagir com seus hóspedes e futuros hóspedes.

Os microblogs e redes sociais podem muito bem serem direcionados ao seu blog ou sitio eletrônico, sobretudo para que seus hóspedes e potenciais hóspedes possam acessar maiores informações como fotos em alta resolução, tarifários, política comercial ou ainda conhecer com maior propriedade o destino em que seu pequeno e notável está localizado.

Mas acredite. O número de visualizações de página e o potencial para gerar resultados do seu sitio eletrônico e/ou do seu blog vão aumentar consideravelmente, a partir do momento que seu negócio passar a interagir com regularidade e criatividade nos microblogs e redes sociais. Seus próximos relatórios do Google Analytics vão te surpreender.

No nosso blog, por exemplo, cerca de 8% dos direcionamentos são feitos por nossa rede de relacionamento no Facebook e no Twitter, contra 12% dos direcionamentos feitos pelo sitio eletrônico da ABIH, que é a mais importante origem de visitantes para o blog. Isso porque ainda temos um bom caminho a percorrer em termos de mobilização e também porque boa parte dos PMHs brasileiros ainda não tem perfil nestas redes, segundo a pesquisa de contatos que fizemos nas redes.

GERAÇÃO Y

De acordo com reportagem, publicada ontem, no caderno Tec da Folha de São Paulo, dados divulgados no fim do ano passado pelo Pew Research Center, entre 2006 e 2009, a atividade de manter um blog caiu pela metade (de 28% para 14%) entre jovens de 12 a 17 anos nos EUA. O Facebook, de outro lado, é utilizado por 73% dos jovens nessa faixa etária.

Entre aqueles com idades de 18 a 33 anos, os blogs encolheram 2% entre 2008 e 2010. Na outra corrente, as redes sociais ganharam um aumento percentual de espantosos 16 pontos, de 67% para 83%.

Outras plataformas importantes para a geração Y são o Youtube e o Vimeo. Entre todos os adultos americanos, segundo a mesma pesquisa citada pelo Caderno Tec, houve um aumento de 14 pontos percentuais, de 52% para 66% de adeptos.

Para Bruno Romani, que colaborou com a matéria da Folha, três carcterísticas parecem comuns às novas formas de blogar: são fáceis de usar, economizam tempo e já vêm com público garantido. E é a falta de audiência uma das maiores causas de abandono dos blogs, segundo Jon Sobel, coeditor executivo da rede de blogs Blogcritics.

Compreendeu? Os blogueiros estão ligados no Google Analytics e já entenderam que nas redes sociais a chance de serem escutados é bastante maior.

Nós já publicamos interessantes posts sobre Google Analytics e sobre redes sociais no blog dos pequenos e notáveis. Quer saber mais? Faça uma busca com esses nomes.

------------

Faça comentários no blog ou mande-nos um email (pmh@abih.com.br).

Se estiver trabalhando nas redes socais, siga-nos no Twitter e seja nosso amigo no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário