quinta-feira, 17 de março de 2011

Semana da Segmentação. Ecoturismo.

Difícil traduzir esse termo, na complexidade em que ele se apresenta de acordo com os diferentes contextos, mas se juntarmos favorável, amigo e benéfico do meio ambiente chegamos a um entendimento interessante.

E ter atividades, empreendimentos e comunidades environmentally friendlies é exatamente aquilo que tem buscado gestores públicos, empresas e profissionais do turismo de destinos identificados com o ecoturismo.

Continuando a semana da segmentação, vamos tratar hoje, portanto, deste que é um dos segmentos mais importantes para a geração de fluxos turísticos internacionais para o Brasil, pra a dinamização da cadeia produtiva do setor, e para o desenvolvimento responsável de destinos.

A definição das Diretrizes para uma Política Nacional de Ecoturismo, pioneiro documento no Brasil desenvolvido pelos ministério de Indústria Comércio e Tursimo e Ministério do Meio Ambiente, continua atual e é utilizada no planejamento das atividades do segmento ainda hoje.

"Ecoturismo é um segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações."

Serviços turísticos identificados com o segmento no Brasil

Transporte

Acesso: aos atrativos do segmento geralmente são por estradas pouco estruturadas, muitas vezes sem pavimentação e com capacidade para trânsito de poucos veículos;
Tipos: apesar de diversos, recomenda-se o uso de meios de transporte adaptados para as condições de acesso, seguros e que produzam impacto reduzido.

Hospedagem - Alguns destinos oferecem meios de hospedagem e alojamentos chamados “ecoturísticos”, inseridos em regiões distantes dos grandes centros urbanos, que podem se situar em áreas protegidas ou núcleos populacionais e comunidades adjacentes a elas. A maioria deles tem poucas acomodações. Atualmente é possível observar iniciativas de turismo de base comunitária e acomodações em casas das comunidades receptoras como uma alternativa de hospedagem. O planejamento de meios de hospedagem para o segmento deve incluir questões organizacionais, de planejamento do local, design das edificações, utilização de energia e infraestrutura dentro do conceito de tecnologias limpas, disposição de resíduos e acessibilidade.

Alimentação - Observa-se que, em geral, é oferecida em conjunto com os serviços de hospedagem, estando caracterizada pela simplicidade, pelo respeito e valorização à culinária e gastronomia locais e pela disponibilidade de alimentos característicos da região.

Condução – A condução exerce papel fundamental no segmento por auxiliar e promover a educação ambiental por meio da interpretação dos recursos. São algumas das principais funções dos guias e condutores em Ecoturismo: organizar, liderar o grupo, interpretar o meio ambiente, motivar o grupo, instruir e prover entretenimento. Nesse sentido é importante que se invista permanentemente em capacitação e aperfeiçoamento.

Receptivo – As agências de turismo locais são essenciais para promover a
relação entre a região turística visitada, o turista e o tipo de experiência por ele vivenciada.

------------

Faça comentários no blog ou mande-nos um email (pmh@abih.com.br).

Se estiver trabalhando nas redes socais, siga-nos no Twitter e seja nosso amigo no Facebook.



Nenhum comentário:

Postar um comentário