sexta-feira, 18 de março de 2011

Semana da Segmentação. Turismo cultural.

Patrimônios culturais materiais e imateriais são elementos fundamentais na atratividade do Brasil como destino turístico, sobretudo pela enorme variedade de tradições, manifestações e produções culturais, decorrentes da vastidão do território e dos diferentes povos que se instalaram em terras de, também, diferentes geografia e clima.

São esses patrimônios, sejam eles transformados em produtos turísticos ou não, expressivos geradores de fluxos turísticos para alguns dos mais importantes destinos turísticos brasileiros, como Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo, para citar apenas alguns deles.

Conceituação

Para o Ministério do Turismo, o segmento cultural "compreende as atividades turísticas relacionadas à vivência do conjunto de elementos significativos do patrimônio histórico e cultural e dos eventos culturais, valorizando e promovendo os bens materiais e imateriais da cultura."

Neste amplo campo de atuação, o turismo cultural pode se especializar em diferentes sub-segmentos.

Turismo místico e esotérico - atividades turísticas decorrentes da busca de espiritualidade e do autoconhecimento em práticas, crenças, e rituais considerados alternativos.

Turismo étnico - envolvem a vivência de experiências autênticas e o contato direto com os modos de vida e a identidade de grupos étnicos.

Turismo cinematográfico - deslocamentos motivados para a visitação a locais ou atrações que tiveram aparição no cinema ou na TV. Os locais, na Nova Zelândia, onde foi filmada a série Senhor dos Anéis é um dos mais emblemáticos exemplos do segmento, tendo recebido milhões de turistas desde o lançamento dos filmes e a formatação de produtos turísticos.

Turismo arqueológico - tem como elementos motivadores os sítios arqueológicos e e o patrimônio arqueológico.

Turismo gastronômico - tem como elementos motivadores principais os festivais gastronômicos, além da oferta de bares e restaurantes, sobretudo com foco na gastronomia típica.

Enoturismo - deslocamentos motivados para o conhecimento do processo de produção de vinhos, realizando visitas a vinhedos e vinícolas, fazendo parte da experiência a degustação de vinhos e de seus derivados.

Turismo ferroviário - trens turísticos e culturais caracterizam-se pelo transporte não regular de passageiros, com o objetivo de agregar valor aos destinos turísticos, contribuindo para a preservação da memória ferroviária, configurando-se em atrativos culturais e produtos turísticos das cidades, auxiliando-se na diversificação da oferta.


------------

Faça comentários no blog ou mande-nos um email (pmh@abih.com.br).

Se estiver trabalhando nas redes socais, siga-nos no Twitter e seja nosso amigo no Facebook.


Nenhum comentário:

Postar um comentário