terça-feira, 15 de março de 2011

Semana da Segmentação. Sun, Sand and Sea.

Sund, Sand and Sea; 3Ss; Sol e Praia. O nome não importa. O que importa é que este é, provavelmente o único segmento turístico que consegue rivalizar em alguma medida com o segmento de negócios e eventos em termos da importância econômica para os prestadores de serviços turísticos.

Motivador de volumosos fluxos turísticos em todos os continentes e responsável pela criação de alguns dos mais badalados e importantes destinos turísticos do mundo, o segmento de sol e praia é, sem sombra de dúvidas, o mais importante para o Brasil, quando falamos em lazer, portanto à exceção de negócios e eventos.

Quando combinados os dois segmentos temos destinos e negócios ainda mais competitivos, como mostram as diárias médias e as ocupações de meios de hospedagem de Salvador, Rio de Janeiro e outros destinos do Nordeste.

Segmentação como estratégia para o desenvolvimento

O seguinte parágrafo extraído do caderno de orientações básicas para a segmentação em sol e praia explica bem qual o caminho a ser percorrido pelos destinos.

"O Ministério do Turismo reconhece essas tendências de consumo como oportunidades de valorizar a diversidade e as particularidades do Brasil. Por isso, propõe a segmentação como uma estratégia para estruturação e comercialização de destinos e roteiros turísticos brasileiros. Assim, para que a segmentação do turismo seja efetiva, é necessário conhecer profundamente as características do destino: a oferta (atrativos, infraestrutura, serviços e produtos turísticos) e a demanda (as especificidades dos grupos de turistas que já o visitam ou que virão a visitá-lo). Ou seja, quem entende melhor os desejos da demanda e promove a qualificação ou aperfeiçoamento de seus destinos e roteiros com base nesse perfil, terá mais facilidade de inserção, posicionamento ou reposicionamento no mercado."

Transponha este mesmo entendimento para o seu negócio apenas mudando a orientação de destino para pequeno meio de hospedagem. Portanto se você conhece os desejos da demanda do destino em que está localizado o seu PMH e promove a qualificação do seu negócio terá mais facilidade de ofertar um serviço adequado e posicionar-se no mercado como um competidor eficiente.

Perfil do tursita de sol e praia

Como você bem sabe, as atividades de um turista de sol e praia podem ir da simples "recreação de contato primário com a água (banho de mar, lago, rio; nado etc.) passando por atividades esportivas e recreacionais (banhos de sol, caminhadas, frescobol, vôlei de praia, futevôlei, futebol de areia) e atividades com equipamentos náuticos (passeios de barco, jet ski, banana boat, caiaque, lancha, esqui-aquático) até chegar a atividades mais atléticas e especializadas como o surf, o windsurf ou o kitesurf."

Por isso mesmo, é difícil estabelecer um perfil desta demanda, que inclue outras variáveis, como os serviços oferecidos, as características climáticas e geográficas do destino, as características da praia, entre outros.

Além do mais, “o Brasil não possui estudos específicos que apontem o perfil do turista de Sol e Praia, porém, as características físicas e a oferta de serviços de um destino podem vir a indicar o tipo de freqüentador do mesmo. Assim, praias de mar aberto, com ondas, muitas vezes são procuradas pelo público jovem e espor- tista, enquanto que aquelas de enseadas e baías terão famílias como público principal. Da mesma forma, praias de rios e reservatórios atraem diferentes turistas.”

De toda maneira, é possível ampliar em muito o conhecimento sobre o perfil dos seus reais e potenciais hóspedes com medidas simples, como o aprimoramento de seu banco de dados, suas pesquisas de satisfação e atividades de benchmarking.

"As pesquisas de demanda turística possuem papel primordial nesse proces-so, pois fornecem dados sobre as preferências e características do turista, assim como a análise dos produtos e as atividades ofertadas pelo mercado, do impacto econômico de seu desenvolvimento em âmbito local, regional e nacional."

E você mesmo pode desenvolvê-la, mesmo que somente no seu pequeno e notável meio de hospedagem ou em parceria com parcerios, centro de atendimento ao turista, secretaria de turismo do destino e do estado.

Tendências do turismo de Sol e Praia para o século XXI - segundo a Organização Mundial do Turismo OMT

Destinos de Sol e Praia distantes
- estima-se que nos próximos anos a busca por viagens à lugares de Sol e Praia distantes tenha um crescimento superior à média geral. Tais destinos estão aos poucos substituindo os destinos turísticos costeiros considerados tradicionais

Destino de Sol e Praia de “boutique”  - um tipo de Turismo de Sol e Praia em que os turistas buscam destinos com instalações sofisticadas, mas em lugares mais tranquilos e menos desenvolvidos, que preservam mais a sua identidade local. Tal segmento produz um volume menor de turistas, mas de alto nível social e econômico.

Viagem (ou férias) combinadas - viagem que devem combinar o componente Sol e Praia, mais uma visita turística de interesse especial, como turismo cultural ou ecoturismo.

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