segunda-feira, 14 de março de 2011

Semana da Segmentação. Turismo de Negócios e Eventos.

A partir da publicação da ultima sexta-feira, idealizamos  publicar nesta semana artigos referentes a importantes segmentos turísticos para os destinos brasileiros. Assim, na Semana da Segmentação no Blog dos Pequenos e Notáveis, trataremos dos segmentos de sol e praia, cultural, ecoturismo, de aventura, e de negócios e eventos.

As referências mais importante para esses artigos, como não poderia deixar de ser, serão os cadernos de segmentação publicados pelo Ministério do Turismo.

Comecemos então por aquele segmento que é importante para uma diversidade de destinos turísticos brasileiros, sejam eles capitais ou não, localizados no litoral, na serra ou na floresta, ou mesmo identificados mais fortemente com outros segmentos.

Estamos falando, obviamente, do turismo de negócios e eventos, para o qual o Ministério do Turismo considera que “compreende o conjunto de atividades turísticas decorrentes dos encontros de interesse profissional, associativo, institucional, de caráter comercial, promocional, técnico, científico e social.”

De acordo com a capacidade de oferta de atividades turísticas, da vocação do destino e da relação entre as características do evento e o destino em questão, empresários e gestores públicos procuram competir para sediar os eventos mais adequados à sua realidade.

Segundo o MTur, estes encontros podem ser de interesse profissional, associativo, institucional ou de caráter comercial, promocional, técnico, científico e social.

Encontros de interesse profissional, associativo, institucional

Referem-se a contatos e relacionamentos de trabalho, corporativos, ou de associações ou instituições, sob diferentes formas, como reuniões, visitas, missões e eventos de diferentes naturezas. Os eventos associativos estão ligados a áreas de interesse específicas, pertencendo a uma determinada entidade, seja ela uma associação, um conselho ou outra instituição qualquer. Os participantes deste tipo de evento podem escolher se desejam ou não estar presentes no evento. Já os corporativos estão relacionados a uma ou mais empresas, sendo mais fechados, não cabendo em sua maioria a captação e cujo poder de decisão, tanto da sua realização como da participação de pessoas, cabe – em geral – à alta gerência da organização.

Caráter comercial, promocional, técnico, científico e social

Está relacionado à natureza das relações: comerciais, quando associadas às transações de compra e venda de produtos e serviços; promocionais, quando apenas para divulgação institucional ou de apoio às estratégias de marketing; técnicas e científicas, ao abarcar especialidades, processos, habilidades, domínio de uma prática, arte ou ciência; e sociais, por envolver assuntos próprios da sociedade, comunidade ou agremiação, com vistas ao bem comum.

Ainda para o MTur estas atividades turísticas incluem “a oferta de serviços, equipamentos e produtos que viabilizam o deslocamento e a estada do turista e também na realização do negócio ou do evento como atrativo. Incluem as seguintes atividades: transportes; operação e agenciamento turístico; hospedagem; alimentação; organização e operação de eventos; espaços para eventos; recepção; recreação e entretenimento; atividades complementares”.

Portanto, é fundamental que a habilitação para sediar um determinado evento esteja alicerçada no estudo da capacidade de oferta de atividades turísticas de acordo com o número de participantes e potenciais acompanhamentos, assim como ao perfil do evento e da demanda.

De maneira geral, porém, é possível determinar a característica do perfil do turista de negócios e eventos. Ele possui escolaridade superior e poder aquisitivo elevado; é representante de organizações e empresas; exigência de praticidade, comodidades, atendimento e equipamentos de qualidade; realiza gastos elevados em relação a outros segmentos.

Uma das maneiras mais profissionais e adequadas que destinos dos mais diferentes cantos do mundo adotaram para organizar o trade e competir em pé de igualdade com outros destinos na captação e organização de eventos é por meio de um Convention and Visitors Bureau.

Estes, segundo definição da Federação Brasileira de Convention and Visitors Bureaux, são organizações sem fins lucrativos, dedicadas à promoção do destino turístico ao qual se referem como local ideal para realização de turismo de eventos, de negócios e de lazer, por meio de prestação de informações e facilitação ou intermediação de venda dos produtos e serviços turísticos existentes no mesmo.

Se no seu destino já existe um Convention and Visitors Bureaux, associe-se a ele. Caso contrário, e se o seu destino tem capacidade de captar e organizar eventos junte-se a outros empresários e monte um.

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