sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Marketing de relacionamento

Imagino que você já tenha lido sobre costumer relationship management ou, em português, gestão de relacionamento com clientes.
Talvez tenha entendido como um assunto muito complexo, longe da capacidade de um pequeno meio de hospedagem. Talvez tenha entendido que já faz isso com propriedade.
Seja uma ou outra, ou nenhuma dessas interpretações.  Ou mesmo que você ainda não tenha lido nada a respeito, vamos tentar facilitar a compreensão sobre um dos aspectos do CRM, que é o de "cuidar" dos seus clientes.
Digamos que tenha um hóspede que faz repetidas viagens ao seu destino. Por exemplo, um representante comercial que sempre se hospeda no seu pequeno e notável meio de hospedagem. Talvez você tenha um banco de dados com as informações básicas sobre ele. Já conheça os procedimentos de faturamento da empresa e tenha estabelecido um desconto, em função do número de diáras por mês.
Mas será que o seu pequeno meio de hospedagem desenolveu um conhecimento sobre esse cliente. Sabem, por exemplo, que ele se hospeda no andar de não fumantes? Que tem intolerância a lactose? Dessa forma, que é importante se certificar que existam no menu do dia, pratos adequados à essa necessidade. Que suas passagens pelo destino acontecem bimestralmente, e que portanto existe a possibilidade do departamento comercial programar um upgrade de categoria de apto. se ele conseguir vir em determinada época do ano? Já ofereceu a ele a possibilidade de receber seus contatos no destino para um café da manhã como cortesia do PMH? Ou a cortesia de uma sala de reunão para um treinamento, numa época em que suas salas estão desocupadas?
Enfim, você está cuidando dos seus clientes, ou eles estão a vontade para procurar outros pequenos meios de hospedagem?
Nos inspiramos para escrever esse artigo, a partir do texto do blog do Cases de Sucesso.com. Clique aqui para acessá-lo. 

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