quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Pequenos e Notáveis em Búzios

Workshop Pequenos e Notáveis - Ferramentas de Gestão Estratégica para Pequenos Meios de Hospedagem

Em Búzios temos 34 representantes de pequenos meios de hospedagem Cabo Frio, Arraial do Cabo, Macaé e São Pedro da Aldeia, mas sobretudo do destino que sedia o evento.

Considerada a Saint – Tropez Brasileira, Búzios onde acontece o Workshop tem uma população de 28.653, chegando a 200 mil na alta temporada.

É o único destino indutor, dentre os 65, da região com 297 hotéis e pousadas, sendo quase na sua totalidade PMHs. A exploração turística e a ocupação imobiliária do local tiveram início após a fama internacional dada a Búzios pela atriz francesa Brigitte Bardot, que a visitou em 1964. Hoje, a cidade é visitada por turistas do mundo inteiro (principalmente argentinos).

Conhecida internacionalmente como uma das melhores cidades do país para a prática de mergulho. Arraial do Cabo reúne algumas das mais belas características do litoral brasileiro, como dunas de areia branca, vegetação de restinga, lagoas e praias de mar cristalino, além de cosões que funcionam como mirante para apreciar a beleza das praias. Quem agradece são os mergulhadores, que lá encontram os melhores pontos do país para praticar o esporte.

Cabo Frio capricha no visual e na infra-estrutura. Além do mar cristalino e das dunas de areia branquinha, a maioria das praias da cidade oferece confortáveis quiosques para atender ao público cativo: famílias com filhos adolescentes. Na alta temporada, a turma toma conta da extensa praia do Forte, repleta de bares e restaurantes e cenário da bonita queima de fogos na passagem do ano.

Em São Pedro da Aldeia é possível encontrar a Casa Flor e a Igreja Matriz, ambas tombadas pelo Patrimônio histórico. Também sedia museus de grande importância como o único Museu da Aviação Naval do Brasil, e em fase de conclusão o Museu ferroviário da Região dos Lagos na Antiga estação São Pedro que está sendo implementado pelo IPHAN. São Pedro da Aldeia é destaque por ser a cidade conservadora da história não só do município mas de toda a região. As praias são um capítulo a parte, águas termicamente agradáveis banhadas pela Laguna Araruama a maior laguna hipersalina do mundo. Esportivamente São Pedro da Aldeia é excelente para prática de esportes náuticos, como kitesurf, windsurf e iatismo, por ter ventos fortes e águas tranquilas.

Em Macaé o turismo de negócios já está consolidado na cidade, que recebe empresários e trabalhadores da indústria offshore todos os dias. A cidade tem hoje o maior parque hoteleiro do interior do estado, com cerca de três mil leitos, distribuídos em aproximadamente 100 hotéis e pousadas. O turismo de negócios, setor que cresce de 6% a 9% ao ano, corresponde a 71% do setor e a 10% do PIB do município. Por conta de seu ótimo potencial, a cidade ganhou o Selo de Ouro do Turismo, da Embratur.

É esta a realidade dos municípios participantes do evento e conforme depoimentos de alguns participantes, a expectativas deles em relação workshop é que seja uma ferramenta que os auxilie melhorar mais ainda seu PMH.

2 comentários:

  1. Gostaria de deixar aqui meu agradecimento a ABIH e ao SEBRAE por mais essa iniciativa.
    Fico feliz que nossa linmda cidade Buzios e região tenha abraçado essa oportunidade e tenha entendido a importancia da profissionalização e da atualização nesse mercado que a cada dia cresce, se torna mais competitivo e com usuarios mais exigentes e informados, antenados com tudo que acontece no mundo.
    Como participante adorei a experiencia , conteudo muito relevante,assuntos atuais e atualizações , estatisticas, relembrar certos pontos importantes , rever conceitos é sempre válido , dicas importantes para a busca do sucesso, informação nunca é demais.
    Enfim experiencia maravilhosa.

    Abraços a todos ,e que esse programa seja um sucesso e alcance ao maior numero de interessados.


    Daniele Assis

    missdanibz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Prezada Daniele,

    ficamos muito satisfeitos que o evento tenha sido uma ótima expriência para você.

    Aguardamos por suas colaborações na plataforma de educação a distância.

    http://pmhbrasil.com.br

    ResponderExcluir