segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Agora segura!

Quão preparado a equipe do seu pequeno meio de hospedagem está para se aventurar pelas redes sociais? Pois saiba que existem sérias questões a se observar, mesmo além daquelas largamente discutidas sobre o fato de que é preciso um profissional dedicado (embora não necessariamente de maneira exclusiva), da importância de gerar conteúdo interessante e não apenas pubicar suas promoções e novidades, e ainda da necessidade de compartilhar conteúdos das outras pessoas e empresas (obviamente quando forem interessantes).

Portanto, agora que está se familiarizando com as ferramentas e aplicativos do Facebook, entenda que você ou o responsável por suas redes sociais deverão, vez ou outra, lidar com situações que, não corretamente observadas, podem fugir ao controle.

O Grupo EDP - Energias de Portugal, umas das maiores empresas do setor de energia da Europa, está lidando nesse momento com uma enxurrada de críticas à sua postura contra a mensagem de apenas um indivíduo. Segundo a Revista Eletrônica Meios e Publicidade, Joana Couve Vieira colocou no mural da marca a mensagem “Eu não pedi um Plano Nacional de Barragens” com o link para o grupo no Facebook que pretende combater os projectos de expansão das barragens.

A marca explicou então no mural, 14 minutos depois, que iria apagar o post. Resultado: se entrar no Twitter agora verá que o search de mensagens com o hashtag #edp aumenta a todo instante.


"Já existe algum grupo sobre a censura da EDP?"

"Este inverno uso uma fogueirinha alimentada a facturas da EDP para me aquecer."

"Se estar no Facebook serve para auscultar o mercado, ouvir o cliente e responder o melhor possível às suas necessidades e expectativas, e se os clientes da EDP mostram não querer um Plano Nacional de Barragens, era simpático que a empresa se manifestasse quanto a esta questão. Há muita gente à espera de uma resposta, não estão a falar por falar..."

Além destes exemplos, centenas de replicações da frase que ficou famosa: "Eu não pedi um Plano Nacional de Barragens."

Visite a página da EDP no Facebook e se assuste com a recercussão causada pela controvérsia.

Finalmente, será que é interessante pensar sobre o assunto, inclusive sobre a possibilidade de estabelecer um protocolo de procedimentos quando surgir uma crítica?
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