sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Fosso verde

Sua política de sustentabilidade está espelhada em suas ações? Ou seja, do you walk your talk?

Preocupada com o "Green Gap", ou seja, o enorme fosso existente entre os valores e as intenções das pessoas relativamente a comportamentos sustentáveis, mas que não são espelhados pelas suas ações.

A OgilvyEarth, uma divisão da Ogilvy e Mather dedicada á comunicação holística sobre sustentabilidade, realizou um estudo, nos Estados Unidos e na China, que visa “quebrar o código” de uma dos mais maiores problemas de marketing da atualidade.

China e Estados Unidos, justamente por representarem os dois maiores mercados de consumo no mundo, portanto excelente universo a pesquisar em que e como está o desalinhamento entre a intenção (ou o que afirmam ser sua intenção) e a ação das empresas quando o assunto é sustentabilidade.

O estudo chegou a 12 formas de fechar o gap. Vamos trazer aqui o resumo daquelas mais relacionadas ao trabalho de um pequeno meio de hospedagem, ou aquilo no que você pode influenciar diretamente, sem depender muito de outras pessoas, empresas, governos, leis, entidades, etc. Mas se quiser se aprofundar, clique aqui e visite o sítio da revista eletrônica Negócios Online.

Trate a questão com normalidade

O normal é sustentável. E o que é normal estimula a popularidade necessária para um movimento de massas.

Personalize a questão

Não pergunte o que o consumidor pode fazer pela sustentabilidade; ao invés, pergunte o que a sustentabilidade pode fazer por ele - e demonstre.

Suborne sem vergonha

Estrelas douradas, dinheiro, fama ou presentes – todos adoramos ser recompensados pelo nosso bom comportamento.

Não pare de inovar. Aposte em coisas melhores.

Escolhas sustentáveis de alta performance são a chave para que seu produto seja altamente recomendado. Os consumidores não estão dispostos a sacrificar a performance pela sustentabilidade. O detergente Persil pequeno e ultra-concentrado da Unilever poupa 35 milhões de litros de água por ano em Espanha.

Transforme o “amigo do eco” em “amigo do ego” (masculino)

O movimento verde é percebido, por 82% dos respondentes no presente estudo, como sendo feminino. Portanto, a única hipótese para os marketers é torná-lo “macho”.
Um exemplo é a publicidade feita para os carros amigos do ambiente e que pode ser ilustrado por duas marcas: o Prius e a BMW. Se nos anúncios ao Prius, a escolha recaiu num conjunto de crianças a sorrirem num prado verde, o BMW EfficientDynamics optou por uma abordagem diferente: não é o carro que faz mal ao ambiente, mas a tecnologia que é antiquada. Ou seja, a BMW quis passar a seguinte mensagem: “e se encararmos a sustentabilidade como o gatilho para se inventar a próxima geração de Máquinas Perfeitas para a Condução?”

Opte pelo hedonismo em vez do altruísmo

Ajude os consumidores a vislumbrarem o divertimento do lado verde da vida.
Estimular uma alteração de comportamentos não tem de ser assim tão complicado. Os humanos respondem fortemente a dois motivadores: ao prazer e ao divertimento.

Tornar o consumo eficiente de energia “divertido” não é tarefa fácil. Mas a Energy Smackdown, uma inovação da BrainShift Foundation, encontrou um meio de gerar momentos recreativos nesta actividade: estabeleceu um concurso entre comunidades para premiar a que conseguir gastar menos energia num período de 12 meses. E duas casas de cada comunidade são filmadas para uma série de televisão do Energy Smackdown.
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Este artigo pode te ajudar em seus esforços para compreender como fazer o que você fala que faz? Conte-nos como.

Faça comentários aqui ou mande-nos um email (pmh@abih.com.br) sugerindo assuntos, temas e sítios eletrônicos para qualificar a nossa pesquisa.

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2 comentários:

  1. Muito interessante a abordagem do texto, principalmente no quesito de tornar o produto sustentável voltado para o público masculino, eu nunca havia encontrado nada sobre esse tema.
    O programa pequenos e notáveis está de parabéns pela qualidade dos textos apresentados no portal

    Ramiro Barbosa
    Hotel Canto das Águas.

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  2. Ramiro, você é quem está de parabéns por seu interesse em nossos eventos presenciais, na plataforma de educação e nos conteúdos do nosso portal.


    Agradecemos seu interesse. Estamos sempre a procura de temas interessantes sobre gestão de negócios que possam ser aplicados aos pequenos meios de hospedagem.


    Abraço

    Thiago Dias
    Equipe de comunicação e conteúdo
    Programa Pequenos & Notáveis

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