Como se comporta o consumidor brasileiro? Essa é a pergunta chave da pesquisa feita pelo Observador Brasil 2011, que traz ainda informações importantes para estimular uma reflexão sobre os impactos do aumento da oferta de crédito no Brasil e a forma como a população percebe e operacionaliza os conceitos ligados às decisões sobre o consumo.
O relatório, bem construido, trazendo informações por região e com gráficos explicativos sobre os resultados da pesquisa traz, por exemplo, a informação de que 31% dos brasileiros já ouviram falar em sites de compras coletivas, contudo, apenas 14% compraram ou conhecem alguém que já comprou algum produto ou serviço por esse tipo de site. Destacam-se fundamentalmente as pessoas das classes AB e das regiões Sul e Sudeste como conhecedoras desse tipo de serviço.
No mesmo sentido, desde 2008, a proporção de pessoas que utilizam a internet como fonte de informação para compra, tem crescido ano a ano na maioria dos itens analisados.
Acesse o relatório em formato PDF no blog do projeto e veja o vídeo a seguir com o presidente do instituto falando sobre importantes resultados da pesquisa.
________________________
Este artigo pode te ajudar em seus esforços para compreender como acessar mercados e aumentar o consumo por seus serviços? Conte-nos como.
Faça comentários aqui ou mande-nos um email (pmh@abih.com.br) sugerindo assuntos, temas e sítios eletrônicos para qualificar a nossa pesquisa.
Se estiver trabalhando nas redes socais conheça nossa página no Facebook.
Nenhum comentário:
Postar um comentário