sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Hotel Canto das Águas

Hotel Canto das Águas - Lençóis-BA
Criatividade = Sustentabilidade
O Hotel Canto das Águas, localizado em Lençóis, a capital da Chapada Diamantina na Bahia, foi o primeio meio de hospedagem brasileiro a se certificar na norma de sustentabilidade ABNT NBR 15401.

Dentre as ações de responsabilidade ambiental e social que o hotel desenvolve, podemos destacar:
Apoio financeiro mensal a ONGs locais: Grãos de Luz/Griô (vencedora do premio Itaú – Unicef 2004), creche Mãe Fifa, Clube de mães.

Utilização de produtos Biodegradáveis pela Governança, Cozinha e Lavanderia.


Coleta seletiva de lixo, com resultado financeiro da venda para funcionários envolvidos.

Sistema de aquecimento solar em todos os apartamenos.

Outra postura interessante do hotel é sua contribuição para o desenvolvimento do setor. Como exemplo disso, são os maiores colaboradores na plataforma de aprendizagem do Pequenos e Notáveis.

Uma de suas colaborações foi tão bacana, que resolvemos dedicar um artigo a ela. Portanto, vamos ao texto que o Ramiro publicou no portal, na íntegra.


__________________________________


Tenho constantemente dito nesse fórum que a criatividade é um dos grandes aliados de quem deseja aplicar idéias sustentáveis a seu negócio, e agora vou trazer mais alguns pequenos exemplos tanto aqui do nosso emprendimento como também de empresas parceiras aqui da Chapada Diamantina para servir de exemplo aos amigos Pequenos & Notáveis.

Um dos itens solicitados pela norma de sustentabilidade ABNT NBR 15:401 é trazer até o cliente elementos da culinária, cultura e artesananto locais. Nós fornecemos um kit lanche para nossos hóspedes levarem para os passeios, e como não poderia deixar de ser, incluímos esse ato dentro do nosso plano de sustentabilidade.

Todas as embalagens usadas nos lanches são retornáveis, a sacola do kit lanche é de tecido de algodão crú, no kit incluímos um item regional que é a "Farofa de Garimpeiro" uma farofinha de carne seca, que leva o visitante a conhecer o que o garimpeiro comia enquanto pegava diamantes na serra. Incluímos ainda um pequeno potinho com mel em favo que é adquirido junto aos apicultores do Vale do Capão, mesmo lugar de onde vem a banana passa orgânica que também acompanha nossa merenda de trilha. As garrafinhas de água mineral que são servidas por nossos garçons no restaurante do hotel, são reutilizadas levando o suco do kit lanche.

Viram como idéias simples podem fazer diferença?

Um outro exemplo interessante ainda tratando de lanche de trilha é uma idéia posta em prática pela agência de turismo Nas Alturas aqui na nossa cidade. Esta empresa adquiriu sacolas de papel 100% reciclado, e mesmo assim quando a sacolinha retorna do passeio após o uso , eles mais uma vez reciclam esse material fazendo as pastas que são entregues com material promocional da agência em feiras e eventos de turismo.

Parece pouco, mas conta no final de tudo.

Espero ter ajudado vocês a compreenderem que a grande sacada é inventar coisas simples mas que sejam práticas e utilizáveis.


Sempre por aqui

Ramiro.




Vista do Hotel Canto das Águas, exemplo de busca pela sustentabilidade para meios de hospedagem brasileiros, no bacanérrimo destino de Lençóis na Bahia


Nenhum comentário:

Postar um comentário