segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Casos de Sucesso - I Encontro Nacional de Centrais de Negócios



Na segunda parte da manhã, o SEBRAE apresentou dois estudos de caso de sucesso na montagem e operação de centrais de negócios.

O primeiro case apresentado foi o da central de negócios montada em 2005 pelo Sindicato das Indústrias do Vestuário do Sudoeste do Paraná - SINVESPAR em parceria com o SEBRAE. 

Do ponto de vista dos pequenos meios de hospedagem, as questões interessantes apresentadas por este estudo de caso foram:
  1. o fato de que o SINVESPAR começou com pequeno número de empresas; 
  2. o desenvolvimento de projeto de destinação de resíduos têxteis que culminou com um depósito dos resíduos têxteis em unidade de transbordo, equipada com prensa hidráulica que faz a compactação dos resíduos para posteriormente transporte até aterro industrial; 
  3. o SINVESPAR desenvolveu regras de conduta para os empreendimentos, enquanto não estabeleceu as condições ótimas para instituição de estatuto.

O segundo case apresentado foi o da Mix Bahia, pequena rede de mercados, representada no evento por Josué Telles, presidente da rede. O grupo, que conta com apenas 11 empresas localizadas em Salvador e região metropolitana, começou a conversar sobre a rede em janeiro de 2007. Em abril do mesmo ano montaram a rede com apoio do SEBRAE. No início faziam reuniões nos depósitos dos mercados, mas agora fazem ações de marketing de acordo planejamento realizado por empresa especializada, contratou profissionais para atuar na gestão da rede, montou há 04 meses uma central de compras no atacado, o que determina volume e garantia de crédito, portanto maior poder de barganha junto aos forncedores.

Ao final de sua apresentação Josué fez uma fala interessante sobre o desejo dos empresários que formam a Mix Bahia e que nos parece adequada ao perfil dos emrpesários de PMHs. Segundo ele, os empresários querem ter negócios fortes e rentáveis, mas não querem perder a sua identidade como pequeno empreendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário