segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Outros Casos de Sucesso - I Encontro Nacional de Centrais de Negócios

Na volta do almoço mais três interessantes casos de sucesso de centrais de negócios. Dois no setor de mercados e outro no setor de laboratórios clínicos.

Primeiramente, subiu ao palanque Paulo Ângelo da cearense Super Rede de Alimentos, considerada a maior central de negócios do Brasil.

A Super Rede começou a central de negócios com seis associados que á época tinham 27 lojas. Tinham em comum o perfil das empresas, a necessidad de sobrevivência em um mercado cada vez mais dominado pelas grandes redes nacionais e internacionais e o
desejo de se tornar uma força regional. de 2001 a 2005 o grupo evoluiu e conseguiu aumentar seu faturamento.
Mas foi a partir de 2006, quando o grupo contratou Paulo Ângelo, que a central decolou. Profissional com experiência de 36 anos em duas das maiores redes de supermercado com atuação no Brasil, Paulo foi o principal responsável por fazer com que o que até então era uma central de compras se transformasse em uma central de negócios. 
Desde então a Super Rede tornou-se o maior anunciante de TV do Ceará no setor de supermercados, o primeiro grupo do nordeste a ter a sacola renovável, influenciou a criação da Lei do Preço Claro que obriga os supermercados a informar o preço do quilo junto com o do produto fracionado, ganhou um leão de ouro no Festival Publicitário de Cannes, montou um bureau de operações para fazer negociações com fornecedores em nome do grupo por categoria, investiu pesado em gestão de logística e em projetos de parceria com produtores rurais.
Hoje são 50 lojas em 12 cidades do Ceará e possuem 100 produtos de marca própria. Seu poder de barganha com fornecedores fez com que os custos das empresas com a contratação de serviços diminuisse drasticamente. Pagam hoje 30% menos com a contratação de planos de saúde para funcionários, 25% menos com telefonia móvel, 29% menos com meios de pagamento e 38% menos com fardamento de pessoal.

O segundo caso de sucesso foi o da rede catarinense de supermercados Master Vale. Primeira central de negócios brasileira a utilizar metodologia de formação e gestão de desenvolvida pelo SEBRAE, a Master Vale c
omeçou com 08 empresas. Hoje são 37.

Atuando no Vale do Itajaí, a gestão da rede determina a necessidade de reuniões semanais para garantir que os processos de tomada de decisão sejam compartilhados por todos e que as ações que envolvem marketing, logística, central de compras, campanhas promocionais e gestão e parceria com novos fornecedores estejam de acordo com a estratégia do grupo.

Em seguida, uma palestra realizada por empresário entusiasta das centrais de negócios. O representante da Labforte, Laboratórios Clínicos Associados da Bahia, fez uma apresentação emocionante sobre a importância da central de negócios para um grupo de pequenos empresários.

A rede que ele e outros empresários baianos criaram é hoje o maior conglomerado de análises laboratoriais do Norte e Nordeste do Brasil.

Criada a partir de dois trabalhos semalhantes, que uniram um grupo de 17 laboratórios de uma única cidade, com 19 outros laboratórios espalhados pelo estado, a Labforte consegue, hoje, oferecer a seus clientes preços compatíveis com os dois maiores grupos de laboratórios do país.


Para Eduardo Borges, o maior desafio da rede no início era que os empresários desenvolvessem competências de gestão. Isso porque a maioria deles era de famacêuticos e biomédicos, que não tiveram qualquer formação em administração de empresas e gestão de negócios. Garante que hoje, muito mais do que uma simples central de compras, a Labforte é uma união de empresários que confiam uns nos outros e que estabelecem uma relação comercial transparente e postiva para todos.

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