terça-feira, 23 de novembro de 2010

Segundo dia do I Encontro Nacional de Centrais de Negócios


No primeiro dia do encontro, a organização registrou a presença de 420 pessoas de 18 estados brasileiros.

Neste segundo dia, o encontro começou com apresentação de outros 04 casos de sucesso de diferentes setores da economia, que demonstraram experiências que podem ser customizadas para o setor de pequenos meios de hospedagem.

Da Bahia, uma rede de empresas fornecedoras de serviços para a cadeia produtiva de petróleo e gás natural. De Minas Gerais, associação de produtores de morango. Do Paraná, rede de empresas produtoras de softwares. Por último, também da Bahia, uma rede de empresas de formação de condutores de veículos.

PETRÓLEO E GÁS NATURAL

O primeiro caso foi apresentado por Nicolas Carvalho, diretor executivo da RedePetro Bahia iniciada em 2006. Nicolas, comprovando a flexibilidade permitida pelas centrais de negócios, conta que a rede é uma associação de 61 empresas de diferentes setores, mas que tem em comum o fato de fornecer bens e serviços para a cadeia produtiva de petróleo e gás natural. Primeiro caso de sucesso apresentado no evento formado por empresas de  diferentes setores, possui entre os associados empresas de engenharia, inspeção de equipamentos industriais, serviços submarinos, treinamento e consultoria, entre outros tantos diferentes setores.

Dentre os muitos benefícios apresentados por Nicolas, destacamos a realização de cursos técnicos e de qualificação em gestão, o desenvolvimento de ações de acesso a mercados, a realização de missões internacionais e o principal objetivo da central que é o de acessar empresas do setor de petróleo e gás natural.

AGRONEGÓCIOS

A Coração do Vale Morangos, central de negócios formada por produtores de morango em Bom Repouso no sul de Minas Gerais, foi formada para combater o principal problema enfrentado pelos produtores. Segundo seu representante, àquela altura não tinham canais eficazes de comercialização e por essa razão quem definia o preço do morango eram os intermediários.

A partir de consultorias do SEBRAE na área de gestão e marketing, contabilidade, associativismo o grupo começou a se reunir em 2007. Desde então estabeleceram padrão de qualidade, construirão um galpão para embalagem, formaram uma central de compras, e estabeleceram colheita e distribuição coordenada entre todos os produtores. Em termos financeiros, o lucro médio por produtor que antes era de R$ 400,00 passou a R$ 712,00. No crescimento do volume de produção talvez esteja o número mais impressionante. No primeiro ano da central produziam 10 mil caixas de morango, no segundo 19 mil, no terceiro 40 mil e a meta para o próximo ano é de 72 mil caixas.

SOFTWARES

CINTEC, Central de Inovação, Desenvolvimento e Negócios Tecnológicos, é uma central de negócios, formada por empresas do setor de softwares de Londrina no Paraná. A primeira reunião aconteceu em julho de 2009 com 11 empresas, mas depois de pouco mais de 01 ano de formação hoje são 28. Embora exista significativa diferença entre as empresas em termos do porte, conseguiram, a partir do trabalho coletivo, reduzir custos com negociações, melhorar as condições para retenção de funcionários, aumentar a competitividade, e estabelecer regras de conduta. Embora não tenham volume significativo de compras conseguiram melhorar as negociações para contrataçõ de vale alimentação, seguro de automóveis, convênios médicos, assessoria jurídica e fiscal, serviços contábeis.

CENTRO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES DE VEÍCULOS

O último dos casos de sucesso da primeira parte da manhã apresentou duas redes de empresas de formação de condutores de veículos. As centrais de negócios, chamadas de Rede Pioneira e Rede Via, iniciaram as reuniões para formação do grupo de empresários, a partir de um projeto de qualificação desenvolvido pela SEBRAE, SEST/SENAT, DETRAN, UFBA e vários outros parceiros.  Dentre as conquistas com a criação da rede destaca-se a realização de cursos de capacitação de empresários e funcionários, a melhoria da negociação com fornecedores, a contração de empresa para remodelagem dos manuais dos alunos, a diminuição do valor dos serviços de impressão gráfica, e a parceria com concessionária de motos que viabilizou a construção de duas pistas para treinamento de direção para motos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário