terça-feira, 30 de novembro de 2010

Otimizando sua página no Facebook

O Facebook é 2o. sítio eletrônico mais visitado do mundo. Recebe 560 milhões de visitas diariamente, atrás apenas do Google que recebe 650 milhões, de acordo com dados do website Wolfram Alpha.

Segundo seus criadores, o Facebook é uma rede social que reúne pessoas a seus amigos e aqueles com quem trabalham, estudam e convivem. Sua missão seria dar as pessoas o poder de compartilhar e fazer com que o mundo seja mais aberto e conectado.

Para os pequenos meios de hospedagem (PMHs), estas duas possibilidades estão abertas e alguns deles já se adiantam no processo de se conectar a seus amigos, notadamente hóspedes regulares, esporádicos ou que fizeram apenas 01 visita, mas também amigos ou colegas destes que sonham ou planejam visitar aquele destino.

De outro lado, os próprios amigos e colegas, que no caso da pessoa jurídica, são outros pequenos meios de hospedagem, operadores de receptivo, restaurantes, prestadores de serviços
, etc.
Na perspectiva do mundo aberto e conectado, os pequenos meios de hospedagem brasileiros tem utilizado o Facebook para fazer benchmarking, ou seja, conhecer outros PMHs ao redor do mundo e suas idéias inovadoras em termos de marketing, sustentabilidade e prestação de serviços.

Mas vamos ficar por aqui sobre estas utilidades do Facebook e vamos nos concentrar no que o título sugere, isto é, como explorar um maior número de ferramentas que uma das maiores redes sociais virtuais oferece. Para tratar sobre esse assunto vamos, primeiramente, fazer algumas observações sobre a maneira como os pequenos meios de hospedagem brasileiros vem utilizando o Facebook.

A equipe de comunicação do Pequenos & Notáveis tem feito, regularmente, uma mineração no Facebook para encontrar, estabelecer relacionamento e conseguir contatos dos PMHs brasileiros, com o intuito inicial de informar sobre as ações do programa. Foi a partir dessa mineração que surgiu a idéia para esse post.

Porque, embora alguns PMHs estejam avançados na utilização do Facebook, outros podem melhorar bastante a utilização da rede, inclusive em termos de informações aos clientes habituais ou potenciais. Considerável número de PMHs pesquisados sequer informa em seu perfil em que  cidade está localizado. Outros até deixam clara essa informação, mas se esquecem de deixar seus contatos, como e-mail, sítio eletrônico ou telefone.

Ainda em termos de informação, bom número dos PMHs postou apenas uma ou outra foto. Ao contrário disso, é possível publicar centenas de fotos no facebook e categorizá-las em álbuns. Você pode criar então albuns para mostrar a arquitetura, outro para o interior dos quartos, café da manhã, áreas comuns, etc.

Sobre a maneira como se comunicam com seus clientes reais ou potenciais, praticamente todos os PMHs pesquisados precisam melhorar. Segundo as indicações de Steve Coulson, especialista em marketing digital e autor de um livro sobre a utilização do Facebook por empresas, podemos melhorar a presença, a imagem e a qualidade da comunicação a partir de dicas simples. Vamos a elas. Se quiser ver o conteúdo completo do artigo, em inglês, clique aqui.

1. Escolha a foto perfeita. A largura deve ser de 200 pixels, enquanto a altura pode variar, porque como você já percebeu a foto é transformada em uma miniatura, e talvez aquela idéia que você queria transmitir não tenha saído lá essas coisas. Portanto, dedique um tempo à isso. Teste diferentes fotos, peça opinião e não tenho medo de mudar.

2. Crie um nome de usuário que aparecerá no seu endereço de maneira que seus clientes encontrem sua página facilmente. O nosso, por exemplo, é http://www.facebook.com/pequenosenotaveis.

3. Publique conteúdos diferentes para seus amigos e para o público em geral. Seus amigos conhecem a pousada, portanto você pode falar sobre próximos eventos, promoção daquela suíte especial ou de melhorias nas áreas comuns. Já para o público em geral, você deve comentar sobre o PMH de maneira geral, enfatizando as principais características da hospedagem e do destino.

4. Crie uma agenda de postagens. A criação de uma agenda te ajudará a organizar o tempo, assim você pode dedicar esse mesmo período para responder a mensagens e cotações. A agenda também pode facilitar o seu monitoramento de estatísticas, por exemplo, utilizando o Google Analytics. De outro lado, é importante observar que posts muito frequentes e com as mesmas informações são chatos e vão fazer com que algumas pessoas os escondam ou mesmo deixem de ser seus amigos. Portanto, compartilhe informações de maneira persistente, mas discreta, porque também postar muito raramente faz com que você seja esquecido. Trabalhe com links, notas, fotos ou vídeos para mudar a cara do conteúdo.  Mas, lembre-se, um hóspedede, mesmo que habitual - porque mora em uma grande cidade próxima a seu destino - não é como o cliente de uma pizzaria ou cafeteria.   

Finalmente, uma outra dica importante dos especialistas em redes sociais virtuais, quanto a utilização da rede, é sobre sua central de ajuda (http://www.facebook.com/help/). Na central, que está traduzida para o português, você pode pesquisar a partir das perguntas mais frequentes, pesquisas mais comuns ou ir para uma das diversas categorias, aplicativos e recursos. Se você é novo no Facebook ou ainda explora pouco suas possibilidades, comece por "Usando o Facebook". Se você, por outro lado, já explora algumas ferramentas da rede, vá para "Páginas de Negócios" e descubra como ampliar o número de recursos que você utiliza.

Nós estamos, como vocês, aprendendo a trabalhar com a web 2.0, portanto se você é um expert no assunto, colabore conosco. Deixe um comentário ou nos mande um e-mail (abihbrasil@gmail.com). Nos próximos dias vamos postar informações sobre a otimização no uso do Twitter e do Google Analytics. Fique atento

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