quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Avaliação do seu sítio eletrônico

Interagir com o seu público alvo, como você sabe, não é tarefa fácil. Aumentar a taxa de ocupação, muito menos. Por isso mesmo, você está frequentemente desenvolvendo novas maneiras de descobrir onde está seu público, quem é ele, o que fará ele se hospedar no seu meio de hospedagem, entre outras tantas coisas, não é mesmo?

Para complicar ainda mais não existe receita de bolo, a influência de fatores externos é uma constante e, no Brasil, ainda estamos engatinhando em termos de informações que possam subsidiar o processo de tomada de decisão.

De toda sorte, há uma ferramenta simples e que te dará excelentes condições de conhecer seu público alvo e algumas de suas motivações.

O Google Analytics é uma ferramenta eletrônica gratuita que permite fazer uma série de análises sobre o seu sítio eletrônico.

Com ele você pode observar o número de visitas de um determinado período de tempo, de onde são as pessoas que visitam seu site, quanto tempo elas passam em cada página, entre outros dados, com o grau de detalhamento que for mais indicado para você.

Com um painel de controle amigável e procedimentos auto explicativos o Google Analytics tem ajudado de grandes conglomerados empresariais a pequenas empresas a compreender o comportamento do público alvo na interação com seus sítios eletrônicos.

Abaixo temos um vídeo, feito pela Google Brasil, que explica de maneira clara a utilização e as ferramentas de maneira que você possa começar a utilizá-lo. Depois que você tiver mais intimidade com as ferramentas e quiser ampliar seu conhecimento sobre as estatísticas, clique na tela e peça para exibir o vídeo no Youtube, daí encontrará outros vídeos da Google Brasil com explicações sobre utilização avançadada do Analytics.

Para se cadastrar é simples e rápido. O passo a passo é:

1. Acesso o seguinte endereço: eletrônico http://www.google.com.br/analytics/
2. Clique em inscreva-se agora e preencha os dados.
3. Depois siga as instruções da página para gerar o código de monitoramento, o qual permitirá que o Google Analytics monitore a visitação do seu sítio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário