quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Certificação em turismo sustentável para PMHs

A partir de Janeiro, uma equipe de conteudistas do Programa Pequenos e Notáveis irá se debruçar sobre o Programa de Certificação em Turismo Sustentável - PCTS com o intuito de produzir o Manual de Gestão da Sustentabilidade, que será disponibilizado para os destinos beneficiados pelo programa em via impressa, e também para todos os pequenos meios de hospedagem brasileiros em formato PDF por meio de download no portal da ABIH na Internet.

O objetivo deste manual é traduzir em termos práticos o que é um sistema de gestão da sustentabilidade baseado na Norma ABNT NBR 15.401, de forma que os empresários de PMHs possam observar, a partir de exemplos de boas práticas do setor e de outros setores que se apliquem aos PMHs, como desenvolver ações contínuas de gestão da sustentabilidade.

O manual é mais um esforço no sentido de popularizar a norma e auxiliar os pequenos meios de hospedagem brasileiros a se diferenciar e para abrir novos mercados e conquistar novos clientes, como afirma a EcoBrasil, primeira organização não-governamental de ecoturismo do Brasil, responsável pela execução de uma série de projetos em termos de ecoturismo e turismo sustentável no Brasil.

A norma brasileira de certificação em sustentabilidade para meios de hospedagem está alinhada com os mais modernos processos de certificação do mundo, segundo a EcoBrasil, porque atende aos Critérios Globais para Turismo Sustentável, fruto de uma aliança de 27 organizações internacionais como Rainforest Alliance, The International Ecotourism Society, PNUMA e UNWTO. Esta aliança objetiva incentivar os muitos programas nacionais e regionais de selos e certificação em turismo sustentável e ecoturismo a juntar esforços, e facilitar aos turistas internacionais ter uma referência conhecida e confiável para avaliar a sustentabilidade na escolha de viagens.

Como você já tem percebido, temos publicado aqui neste blog notícias e informações relacionadas aos temas que debateremos em maior profundidade nos cursos que o Pequenos & Notáveis executará em 2011. Portanto, clique aqui e leia uma entrevista feita pela Ecobrasil sobre o PCTS, com os proprietários do Hotel Canto das Águas, em Lencóis na Bahia. O Canto das Águas foi o primeiro meio de hospedagem a obter a certificação ABNT NBR 15.401.

Em seguida, assista ao vídeo feito pelo programa Cidades e Soluções da Globo News sobre a certificação em turismo sustentável no Brasil e veja como já temos excelentes práticas de gestão da sustentabilidade em pequenos meios de hospedagem no Brasil. O vídeo inclui uma conversa entre André Trigueiro, apresentador do programa e Roberto Mourão, fundador da EcoBrasil e consultor integrante da Unidade Executora do Programa de Certificação em Turismo Sustentável - PCTS.

Tenha uma boa e sustentável viagem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário