quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Google AdWords. Multiplicando o alcance de suas campanhas de marketing


Você já sabe que em termos de página de busca não há competição. Já há até uma expressão em inglês que identifica a pesquisa na internet, Goggle It. Também sabe que a empresa Google é um gigante da tecnologia de informação. O que talvez você não saiba é que a Google tem excelentes ferramentas para você criar e monitorar campanhas de comunicação e marketing pela Internet. Já falamos nesse blog sobre o monitoramento da visitação de sítios eletrônicos, em que você usa uma ferramente chamada Google Analytics. Clique aqui se você não leu esse artigo.

Vamos falar agora do Google AdWords e das possibilidades de utilização desta ferramenta. Se você já ouviu falar do AdWords é bem possível que tenha feito pesquisas e orçamentos com o objetivo de estudar a possibilidade de usar uma parte dos seus recursos de marketing com campanhas na Internet.

Mas se ainda não ouviu falar do Google AdWords ou se ainda não se convenceu dos resultados que podem ser alcançados com ele, vale a pena ler esse artigo e ver os interessantes vídeos que separamos.

Começando pelo básico, o Google AdWords é uma ferramenta que permite que você crie campanhas de comunicação e marketing na Internet, a partir do melhor posicionamento do endereço do seu sítio eletrônico na página de busca do Google.

São diferentes portanto dos resultados mostrados pelo Google Orgânico, que são aqueles links que você encontra quando faz uma pesquisa na página de buscas.

Os resultados do Google AdWords também aparecem na pesquisa do Google, mas em destaque nas primeiras linhas e no lado direito da página. Digite "pousada" ou "pousada no brasil" ou "pousada rio de janeiro", por exemplo, e veja como alguns sítios sempre aparecem melhor posicionados do que outros.

Esses resultados são fruto do cruzamento entre a palavra chave que você digitou e as palavras-chave que estes anunciantes bem posicionados incluiram em suas campanhas. Isso significa que as campanhas do AdWords são altamente segmentadas, porque você pode anunciar, exatamente, os serviços e produtos que as pessoas estão procurando.

Por isso mesmo, umas das primeiras dicas para o uso eficiente do AdWords é usar palavras-chaves que especificam o que você está promovendo. Portanto ao invés de só colocar Pousada ou Ecopousada, coloque Pousada Tibau do Sul ou Ecopousada Praia do Rosa. Veja o vídeo abaixo e outros da Google Brasil para outras dicas de uso eficiente e otimização das campanhas do AdWords clicando aqui. 




Gostou do vídeo? Então vamos tratar, agora, do pagamento dos anúncios do AdWords, que são chamados links patrocinados. Primeiro, e talvez mais importante, é que você paga pelo número de cliques que potenciais hóspedes fazem nos links patrocinados. O preço de cada clique é definido por um leilão entre você e outros assinantes que usam a mesma palavra-chave. Aquele que pagar mais aparece na primeira linha, o segundo na segunda e assim por diante.

Para que não gaste mais do que tem reservado, você define o orçamento de acordo com seus recursos. Como os anúncios são feitos em campanhas, portanto limitadas por um período de tempo que você também define, os orçamentos são diários. Mas você pode mudá-los com apenas alguns cliques. Digamos que você tenha um orçamento de R$ 300,00 para 30 dias de campanha, portanto pretende gastar até R$ 10,00 por dia. Seus links patrocinados são automaticamente retirados da lista assim que o número de cliques em determinado dia exceder R$ 10,00, voltando a aparecer apenas no dia seguinte.

Se você já utilizou ou está começando a utilizar o Google Analytics, percebeu como é interessante essa ferramenta. No Google AdWords você pode monitorar suas campanhas com gráficos e informações iguais as do Analytics. Assim você vai com o tempo aprendendo quais são as melhores palavras-chave, quais as melhores épocas para anunciar, quais mercados são os mais interessantes para o seu PMH, etc.

Legal o Goodle AdWords, não? Poderíamos gastar vários outros parágrafos sobre as possibilidades dessa ferramenta, mas vamos esperar um tempo para voltar a falar dele. Depois que você tiver feito uma campanha, pesquisado outros vídeos e esteja mais experimentado com o Google Analytics.

Enquanto isso veja esse vídeo sobre o caso de sucesso da Trip Linhas Aéreas com a utilização do AdWords e até a próxima.

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