terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Segundo a Revista Veja há um mundo possível à frente

No último 16/12 publicamos um artigo apresentando os resultados de um estudo sobre a propensão de consumidores de 13 países em comprar serviços e produtos e de promover empresas que apóiam boas causas em termos ambientais e sociais, o Good Purpose 2010.

Aproveitando nosso artigo anterior e nos preparando para o de amanhã, que trará um vídeo sobre certificação para o turismo sustentável, a edição desta semana da Revista Veja trouxe uma edição especial com quase 100 páginas tratando exclusivamente sobre sustentabilidade. Dentre os destaque da publicação estão:


  • a relação entre consumo e degradação dos recursos naturais;
  • como conciliar no Brasil desenvolvimento econômico e preservação ambiental;
  • as empresas que lucram com iniciativas verdes;
  • e uma pesquisa que revela o que pensa o brasileiro sobre meio ambiente.

Vamos aqui, contudo, nos ater a outro dos destaques da edição especial, que trattou de Mitos sobre a sustentabilidade. Escolhemos cinco dos dez mitos para apresentar aqui, a saber:


    1. Ninguém realmente sabe o que isso significa. Para além do conceito do Relatório Bruntland da ONU, desenvolvimento sustentável, segundo o norte-americano Anthony Cortese da Second Nature, é a capacidade de "encontrar formas de preservar a capacidade da Terra de sustentar uma civilização próspera e moderna.

    2. Trata-se, em resumo, de preservar a natureza. Embora o meio ambiente seja o ponto central da discussão, sobretudo em função da crise sem precedentes que enfrentamos, as perspectivas sociais e econômicas são tão importantes quanto as ambientais, inclusive porque todas elas se relacionam e se influenciam mutuamente. Mesmo que pousadas de um determinado destino adotem compromissos sérios e evolutivos com uso de água e energia, destinação de resíduos sólidos e efluentes, seus esforços podem ser gravemente prejudicados se a população local não tiver acesso a saneamento básico, coleta de lixo, etc.

    3. Custa muito caro. Embora os custos de implantação de uma tecnologia sustentável sejam dispendiosos, quase sempre o investimento é fartamente recompensado pela economia se fará no futuro. Outras vezes, nem é preciso investir em novas tecnologias, mas modificar procedimentos rotineiros insustentáveis. Não trocar a toalha todos os dias - prática difundida mundialmente em hóteis hoje em dia - é um exemplo disso.

    4. É fácil viver de forma sustentável. "Antes de desenvolver uma prática que aparenta ser a solução de todos os problemas, é preciso olhar para todos os lados e ter certeza de que ele não causará outros tipos de impactos." Processos de reciclagem também consomem recursos naturais e geram resíduos químicos, portanto é melhor observar formas de reduzir e reutilizar.

    5. Significa reduzir o padrão de vida. Não é preciso passar a ter uma vida menos confortável, mas refeltir sobre os excessos de consumo, fazer mais com menos e fazer pequenas substituições que podem ter resultados extraordinários. Ao invés de saquezinhos de sabonete, sabonete líquido.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário