quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

A Copa 2014 e os pequenos e notáveis

Muito tem se falado sobre os efeitos positivos que a organização dos dois maiores eventos esportivos do mundo terão na economia brasileira, em especial nos negócios ligados a indústria do turismo. Mas, até bem pouco tempo atrás não estavam disseminados dados que pudessem mostrar claramente o que significa, por exemplo, organizar uma copa do mundo de futebol.

Contudo, nos últimos meses essa realidade vem mudando rapidamente, especialmente em razão de investimentos de orgãos do governo brasileiro, como o Ministério do Esporte e o Ministério do Turismo - MTur, em estudos sobre as experiências de outros países, sobre o cenário atual brasileiro, em termos de infraestrutura, transporte, qualificação de serviços turísticos, estádios, as necessidades de investimento e os cenários futuros em termos do impacto na economia, entre outras questões importante.

Uma pesquisa encomendada pelo MTur realizada na Africa do Sul, por exemplo, investigou o perfil dos turistas que visitavam o país à epoca da Copa do Mundo FIFA 2014. Essa pesquisa resultou em dados interessantes de serem observados com a devida atenção, não somente pelos governos, como pelos empresários.

Realizada com 4.835 turistas, a pesquisa identificou que 87% dos entrevistados pagou a viagem do próprio bolso, que impressionantes 83% são homens, que apenas 36% são casados, enquanto que 60% são solteiros. Como estão organizadas suas UHs? Há número suficiente de camas que podem se transformar em duas de solteiro ou uma de casal? Suas tarifas para apartamentos single são interessantes? Grupos de solteiros podem dividir quartos maiores e ter uma tarifa interessante por pessoa?

Mostra ainda que 86% dos turistas que vão a uma copa do mundo tem curso superior (21% especializacao e 11% mestrado), que 45% tem entre 25 e 34 anos, seguidos por pessoas entre 35 e 44 anos que somam 25%. As atividades, o cardápio de seu café da manhã e a infra-estrutura tem características interessantes para jovens solteiros? É interessante e financeiramente viável pensar nisso?

Queriamos parar por aqui, mas os dados são cada vez mais interessantes. Veja esse dado: 25% dos turistas visitaram 03 destinos, enquanto que 21% visitaram 04, outros 12% visitaram 05 e ainda 16% visitaram 06 ou mais destinos.

Outro dado muito bacana para nós que trabalhamos com o turismo é o resultado da pergunta sobre o número de pernoites. 28% dos entrevistados afirmaram pernoitar de 10 a 15 vezes, enquanto que 19% de 15 a 20, outros 24% de 20 a 30 e ainda 6% pernoitaram mais de 30 vezes. Esse resultado dá uma média de 15 noites por turista. Bom, não?
Esses dois dados juntos significam que o que vem sendo falado sobre a importância dos destinos localizados no entorno das cidades sede e das sub sedes procede, não é mesmo?

Interessante também observar que os turistas de outros paises africanos são aqueles com maior permanência, o que pode sugerir que os sulamericanos sejam, no nosso caso, os turistas com maior número de pernoites na média. Como vai seu espanhol e o da sua turma?

E o gasto médio por turista? R$ 11.412,00, o que não inclui deslocameto até a Africa do Sul, mas inclui compra de bilhetes para os jogos.

Para finalizar, quando perguntados sobre qual seria a sede da próxima copa do mundo de futebol, 92% responderam Brasil.

Interessante como haviamos dito?

Acesse a integra do estudo clicando aqui e se debruçe sobre esses dados. Certamente você observará outras questões interessantes para se preparar ainda melhor para 2014.

Amanhã discutiremos outro estudo interessante, este encomendado pelo Ministério do Esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário