segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

A experiência da Alemanha em 2006

No ano de 2104 organizaremos e sediaremos o segundo maior evento esportivo do mundo. Somente essa frase poderia nos dar a dimensão dos impactos positivos que observaremos no Brasil antes, durante e após o evento no turismo brasileiro, mas nós queremos ir além.
Assim, nos artigos de quarta e quinta-feira últimas nós vimos números relevantes do potencial impacto da organização da Copa do Mundo FIFA 2014TM e do perfil do turista que visitou a África do Sul.

Hoje, queremos mostrar outros desses números que subsidiaram a expectativa dos resultados no Brasil, a partir dos resultados da Copa do Mundo FIFA 2006, com o objetivo de nos ajudar a explicar porque o setor de turismo se mostra tão eufórico em relação a 2014.

Escolhemos três destes dados para apresentar a vocês.

Nos anos anteriores a 2006, o órgão oficial de turismo do país - equivalente ao Ministério do Turismo no Brasil - o German National Tourism Board – GNTB, divulgou a copa e a Alemanha como destino turístico para 75 milhões de internautas, em 25 milhões de materiais impressos, e em aproximadamente 1.000 feiras de negócios.

Trinta outras cidades alemãs participaram diretamente na organização da Copa de 2006. Essas cidades, chamadas sub-sedes, receberam as fases de treinamento e preparação das seleções classificadas para o mundial. Apenas 02 seleções escolheram cidades sede para sua preparação. Portanto é seguro dizer que, um bom número de outras cidades brasileiras também receberão investimentos, turistas internacionais e nacionais.

A FIFA organizou nas cidades sede, em grandes espaços públicos, eventos para transmissão dos jogos. Esses eventos são chamados de Fan Fests. Na Alemanha 21 milhões de pessoas foram as Fan Fests. Somente em Berlim foram 9 milhões, 3 milhões em Colônia e 1,9 milhões em Frankfurt. Os eventos com menos expectadores foram os que aconteceram em Kaiserslautern, que somaram 205 mil pessoas. O que já é ao menos duas vezes a capacidade de qualquer dos estádios que receberão jogos da copa no Brasil.

Texto adaptado do módulo Importância do Turismo, publicado originariamente nas apostilas do Programa Nacional de Qualificação e Capacitação da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis - ABLA.

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