segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Satisfação de seus funcionários = satisfação de seus hóspedes

Seu plano de marketing envolve ações com seus funcionários? Se ainda não, você provavelmente não conhece o termo endomarketing. Se sim, é possível que, como na maioria das empresas, você confunda endomarketing com ações motivacionais.

Seus funcionários precisam de amotivação, e ações emergenciais em momentos como nos momentos que antecedem períodos de alta temporada funcionam. Ações isoladas, entretanto, terão impactos isolados.

Diferentemente disso, endomarketing envolve planejamento, ações concatenadas, comunicação integrada e treinamento.

Planejamento, porque você precisa desenvolver mecanismos para descobrir quais são as necessidades e desejos de seus funcionários, e daí planejar ações para alcançar esse objetivo.

As ações de endomarketing devem estar ligadas umas as outras de forma que os interesses de seus funcionários sejam, na medida do possível, conhecidos, que sejam desencadeadas ações para trabalhar esses interesses, e que os resultados alcançados possam ser medidos e avaliados. Em seguida, esta avaliação dos resultados deve subsidiar a avaliação das próprias ações. 

A comunicação integrada deve solucionar uma série de desafios neste processo. Seus funcionários devem compreender com clareza que tipo de serviço e de valor seu negócio quer entregar aos seus hóspedes, portanto cada funcionário precisa compreender o seu papel nesse processo. A melhor forma de fazer isso nos faz voltar ao primeiro dos itens que consideramos no endomarketing, ou seja, o planejamento. Envolver seus funcionários em seus processos de planejamento aumenta o sentido de pertencimento e em consequência os estimula a realizar suas tarefas cotidianas tendo em vista os objetivos do negócio.

E qual a conexão entre treinamento e satisfação de seus funcionários? Funcionários bem treinados se sentem mais seguros em desempenhar suas atividades, estabelecem interações mais francas e positivas com seus clientes, se sentem valorizados e aumentam suas condições de melhorar seu desempenho e consequentemente sua participação nos lucros.

É importante considerar ainda, que o endomarketing deve envolver também fornecedores e empresas terceirizadas. Englobando esses parceiros você pode mesclar atividades e alcançar resultados em questões diferentes do seu negócio.

Você pode, por exemplo, oferecer um café da manhã para funcionários do depto. comercial de operadoras de receptivo e de restaurantes parceiros. Nesse dia, esses parceiros vão apresentar seus serviços ao seu pessoal de atendimento, o que em consequência estreitará os laços entre eles, e aumentará o volume e a qualidade da informação sobre seus serviços, e ainda de serviços importantes para a informação turística que você presta a seus hóspedes.

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